faceboook

7 ferramentas de desenvolvimento e design para conhecer

Existem algumas ferramentas voltadas para o desenvolvimento e design que são muito importantes para aprofundar os conhecimentos de quem que essa área.(...)

Autor: Redação Impacta

Se você está sempre em busca de aprofundar seus conhecimentos e se atualizar a respeito de tudo relacionado a TI, precisa conhecer estas 7 ferramentas de desenvolvimento e design que vieram para ajudar os desenvolvedores a criar aplicações agradáveis de forma eficiente!
Neste post, apresentamos recursos como o Bootstrap, Angular JS, Node.js, Adobe XD, Canva Font Combination, Color Scheme Designer e Sublime Text, para você ficar por dentro do assunto. Boa leitura!

7 ferramentas de desenvolvimento e design

1. Bootstrap

Bootstrap é uma ferramenta de design muito utilizada no desenvolvimento de front-end. Ele contém templates — baseados em HTML, JavaScript e CSS — para formulários, tipografia, botões e outros componentes de interface, além de extensões em JavaScript.
Ao utilizar as classes do Bootstrap, a página ficará com as mesmas características de aparência em todos os elementos, tornando o site bastante agradável visualmente. Além disso, uma de suas enormes vantagens é a responsividade.
O layout das páginas se ajusta dinamicamente, levando em consideração as características de tamanho e resolução do dispositivo. Sem contar que a maioria dos navegadores suportam o Bootstrap, como Google Chrome, Firefox, Internet Explorer, Opera, Safari e Edge.

2. AngularJS

AngularJS é um framework de código aberto em JavaScript utilizado no desenvolvimento de aplicações. A ferramenta foi desenvolvida em 2009, por uma analista do Google, e é amplamente utilizado no processo de criação do front-end de uma aplicação.
Esse framework vem se tornando cada vez mais famoso devido à sua curva de aprendizado. Em apenas alguns minutos de estudo, é possível aprender seus conceitos iniciais e desenvolver o primeiro aplicativo.
Por outro lado, ao se aprofundar mais no estudo do AngularJS, começam a surgir novos paradigmas e o aprendizado pode se tornar mais lento.

3. Node.js

Node.js é um framework utilizado no back-end de uma aplicação para a comunicação com o servidor em JavaScript.
Ao programar com ele, devemos pensar em uma abordagem orientada a eventos, ou seja, o desenvolvedor deve saber os eventos que ocorrerão em momentos diferentes da execução, e saber como ouvi-los para que as ações programadas sejam executadas.
Um exemplo dessa programação orientada a eventos é quando clicamos em um botão na tela: nesse caso, estamos emitindo um evento de click, que, ao ser ouvido, executa alguma ação específica.
Contudo, no Node.js utilizamos um método listen do web server, tendo como parâmetro a porta 3000. A aplicação, então, ouve esse evento e emite uma requisição no localhost:3000, gerando a resposta — que pode ser exibir a página HTML, por exemplo.

4. Adobe XD

Adobe XD é uma ferramenta voltada para prototipagem de interface web e experiência do usuário, tanto para desktop quanto para mobile. Com recursos simples e intuitivos de clicar e arrastar, é possível criar as interações dos links com outras páginas da aplicação.
As principais ferramentas do programa são mover, retângulo, elipse, linha, caneta, texto, alinhamento, repetir grid e posição. Inclusive, a repetição de grid é uma das funcionalidades mais interessantes do Adobe XD, pois cria a repetição de elementos que foram selecionados para criar padrões da interface.
Assim, essa ferramenta é útil para os designers e para os front-end web developers.

5. Canva Font Combination

Essa é uma ótima ferramenta de tipografia, tanto para os designers quanto para os desenvolvedores web. Afinal, o Canva Font Combination é utilizado para encontrar fontes que combinam entre si — e qualquer um que trabalhe com desenvolvimento web sabe que encontrar pares perfeitos para uma fonte é uma tarefa bastante difícil.

6. Color Scheme Designer

Color Scheme Designer é um recurso bastante utilizado para montar palhetas de cores. Uma ferramenta online com uma ampla gama de cores, para o designer montar uma interface com tons sofisticados.
E sua utilização é bastante simples e intuitiva. Você só precisa escolher a cor, e a ferramenta exibe as outras cores de acordo com o complemento escolhido: monocromáticas, complementares, tríade, entre outras. Depois de montada a palheta, é possível exportá-la para diversos formatos.

7. Sublime Text

Esse é um editor de códigos web bastante conhecido entre os desenvolvedores. Além de ser gratuito, ele oferece diversas interações que facilitam a vida do profissional, como auto completar e identificar a correspondências de parênteses, chaves e colchetes.
Por fim, com ele também é possível recolher e expandir trechos do código para facilitar a visualização.

Vantagens da utilização dessas ferramentas de desenvolvimento

Sem dúvida, utilizando essas ferramentas, o desenvolvedor ou o designer garantem uma série de benefícios, como aumento da produtividade, menor incidência de erros em códigos e melhores interfaces, além de contar facilmente com ajuda nos fóruns online.

Vejamos melhor algumas dessas vantagens:

Ganho de produtividade

Existem várias funcionalidades já prontas em recursos como Bootstrap e Angular, diminuindo muito o tempo gasto para desenvolver interfaces.
Imagine se, para toda aplicação criada, fosse necessário definir quantos pixels de arredondamento terão os botões, como serão as listas enumeradas ou como será a função “hover” de cada link e botão! A produtividade cairia drasticamente.
E isso é visto também nas ferramentas de prototipagem — como o Adobe XD que, em apenas alguns minutos, permite testar a interface do usuário.

Menor incidência de erros em códigos

Utilizar editores de textos como o Sublime Text diminui muito a incidência de erros no código, pois ele já sugere a funcionalidade completa quando o desenvolvedor começa a digitar. Assim, previnem-se erros de digitação além de poupar o desenvolvedor de buscar na Internet a escrita correta das funções.

Melhores interfaces

Vários desenvolvedores têm dificuldade em encontrar as cores e contrastes corretos, além de fontes que combinam entre si. Por isso, as ferramentas voltadas para design, como o Adobe XD, Color Scheme Designer e Canva Font Combination, conseguem proporcionar um planejamento de interface bastante agradável, principalmente para quem ainda tem pouca experiência em design de interface.

Ajuda nos fóruns online

Todas as ferramentas citadas aqui são amplamente utilizadas por desenvolvedores experientes, portanto, é bem fácil encontrar ajuda e tutoriais online para muitos problemas que você possa enfrentar durante o desenvolvimento.
Enfim, deu para notar que existem diversos recursos para ajudar você a desenvolver aplicações web, certo? Bootstrap, AngularJS, Node.js, Adobe XD, Canva Font Combination, Color Schene Designer e Sublime Text são apenas algumas das diversas ferramentas que beneficiam tanto iniciantes quanto desenvolvedores experientes.
E aí, gostou do post? Então aproveite agora para assinar a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades sobre as ferramentas de desenvolvimento web!

 

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!