Como fazer uma Gestão de Sucesso?

Pintou aquela esperada promoção e você agora terá mais responsabilidades? Veja essas dicas que separamos para te ajudar a ter um gestão de sucesso!(...)

Autor: Redação Impacta

Saber como fazer uma gestão de sucesso é o desejo da maioria das pessoas, uma vez que, ao atingir o cargo de gerência na empresa, o profissional será ainda mais valorizado e receberá inúmeras recompensas. Contudo, para chegar lá é preciso ter um perfil de liderança, fazendo uma gestão de pessoas que estimule a criatividade e a inovação nas relações de trabalho. Além disso, você deve ser um bom planejador e tornar-se capacitado tecnicamente para o cargo.
Pensando nisso, vamos apresentar 7 dicas neste post sobre como é possível crescer dentro do local de trabalho até chegar ao cargo de gerência. Boa leitura!

1. Comunicar ambições

Uma das principais dicas de como fazer uma gestão bem-sucedida é comunicar suas ambições às pessoas certas, que vão poder ajudá-lo a conseguir esse objetivo. Não é vantajoso manter o silêncio sobre as suas ideias e desejos, pois você pode perder várias oportunidades ao longo do caminho.
Por exemplo, você pode conversar com o seu gerente atual sobre quais são as habilidades essenciais que ele considera útil para você aprender no momento. O importante é ser comunicativo e demonstrar para os gestores a sua vontade de desenvolver as competências necessárias para alcançar o cargo.
Todavia, evite falar das suas ambições para pessoas que não estão envolvidas na área, pois você pode ser prejudicado com informações incoerentes ou sem muita relevância para ajudá-lo. É somente conversando com as pessoas adequadas que você vai receber bons conselhos.

2. Se capacitar

Além de comunicar as suas ambições, outra dica fundamental para alcançar o cargo de gerência e ter sucesso na profissão é se capacitar. Para adquirir uma profissão ou até mesmo subir de cargo, todos nós temos que nos qualificar para podermos estar preparados para assumir novos desafios.
Desse modo, torna-se primordial investir nos estudos por meio de cursos e treinamentos, tendo como objetivo possuir o conhecimento necessário para ter qualificação profissional. Por exemplo, um curso de Administração é considerado uma das melhores opções para quem pretende ser gerente de empresas, uma vez que, com essa graduação, você vai aprender sobre inteligência de negócios e gestão de projetos.
Além disso, para se capacitar, é preciso destacar a importância de fazer pesquisas e ler artigos sobre temas da área de gestão empresarial. Assim, você pode aumentar o seu conhecimento sobre as tendências da profissão.

3. Ter um mentor

Outra orientação de como ser gerente de sucesso é ter um mentor, pois esse profissional é capaz de oferecer apoio ao seu desenvolvimento, de forma que você possa crescer em sua carreira de liderança. Além disso, com o auxílio de um mentor você vai acelerar o aperfeiçoamento das suas competências funcionais, comportamentais e estratégicas.
O trabalho de mentoria é essencial para que você faça uma reflexão sobre as suas experiências boas e ruins, assim como as lições aprendidas a cada superação. Para isso, é aconselhável dar preferência a um mentor que seja gestor, já que ele poderá ajudá-lo a alcançar a posição almejada.

4. Pedir feedbacks

Pedir feedbacks pode não parecer ser algo tão importante. Entretanto, tenha certeza de que isso faz diferença para que você chegue ao cargo de liderança. Não se trata de ouvir conselhos, mas sim de analisar observações sobre o perfil profissional que você demonstra no seu dia a dia para os seus colegas de trabalho.
Atualmente, uma das principais características que as empresas desejam encontrar nos profissionais de gestão é a proatividade, ou seja, a vontade de tomar a iniciativa para resolver problemas. Desse modo, é possível perguntar para os funcionários que trabalham ao seu lado se eles veem isso em você.
Os feedbacks devem ser feitos para comentar sua performance na empresa, de modo que você examine os pontos negativos com atenção para alterar o que não está bom, como também busque aperfeiçoar as habilidades elogiadas.

5. Saber como influenciar as pessoas

Saber como influenciar as pessoas de maneira positiva é outra competência que não pode faltar para quem deseja uma carreira de gerente de sucesso. Profissionais que possuem essa habilidade estão em falta no mercado, visto que uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos líderes é a de conseguir influenciar no desempenho da equipe dentro de uma empresa.
Sabendo disso, você pode dar um passo à frente se dedicando para aperfeiçoar a sua capacidade de influenciar as pessoas. Algumas das melhores formas para se tornar mais influente são: estabelecer uma comunicação eficaz, saber expor as ideias com firmeza e buscar soluções em conjunto para instigar as pessoas ao seu redor.

6. Trabalhar em equipe

Saber trabalhar em equipe é uma das habilidades mais exigidas pelo mercado atual quando se trata de ser um gestor bem-sucedido, pois entende-se que, dessa forma, a empresa gera mais produtividade do que geraria com o trabalho individual. Assim, para que você possa crescer dentro do seu local de trabalho, é necessário desenvolver o talento de realizar as atividades em conjunto.
É comum, por exemplo, que existam conflitos dentro da empresa. Nesses momentos, você pode se destacar caso mostre habilidade para mediar situações complicadas por meio do trabalho em equipe. Lembre-se: não seja um profissional que toma decisões precipitadas — é importante dialogar com os seus companheiros de trabalho antes para, assim, fazer a melhor escolha.

7. Adquirir maturidade profissional

Por fim, mais uma das principais dicas de como se tornar um gerente de sucesso é adquirir maturidade profissional. É preciso ter em mente que a gestão de pessoas envolve muita responsabilidade e que você precisa controlar as suas emoções para enfrentar os desafios com seriedade e sabedoria. Uma pessoa com problemas de instabilidade psicológica não está preparada para solucionar conflitos e participar de situações adversas em prol da empresa e de sua equipe de colaboradores.
Ressaltamos que, para uma boa gestão de pessoas, geralmente é preciso saber atrelar tecnologia e produtividade, fornecer treinamentos para equipe e humanizar relações com liderados.
Após conhecer essas dicas, esperamos que você esteja mais preparado para crescer dentro do seu ambiente de trabalho.
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