Importantes certificações e cursos de programação

Quer se dar bem no mercado? Então prepare-se para as vagas mais buscadas em desenvolvimento com esses cursos de programação. Veja a lista!

Autor: Redação Impacta

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:

O mercado de trabalho de TI oferece muitas vagas de emprego, porém, é também muito exigente e concorrido. O que diferencia um candidato dos demais? Além da experiência, os pontos importantes são certificações e cursos de programação. As certificações têm um peso maior até mesmo do que o ensino superior, e os cursos são um meio de consegui-las e de refinar os conhecimentos.

Neste post, trazemos 6 cursos de programação e certificações de desenvolvimento que são bastante valorizadas no mercado de trabalho. Confira:

1. Certificação Java

Essa certificação é uma das mais requisitadas e visadas do mercado de trabalho, uma vez que ela comprova conhecimento em uma linguagem de programação ainda muito utilizada atualmente.

certificação Java muda a forma como um programador escreve o código. Para conseguir a certificação, o candidato precisa pensar profissionalmente e abandonar as más práticas de programação.

Normalmente o candidato para essa certificação já tem alguma experiência com desenvolvimento Java, mas quer aprimorar suas habilidades. Algumas das aprendizagens adquiridas durante a preparação para a certificação Java são:

  • criação de aplicações Java por linha de comando;
  • conceitos de programação orientada a objeto, como encapsulamento, herança e polimorfismo;
  • laços;
  • manipulação de vetores e coleções;
  • exceções;
  • e por fim, funcionalidades do Java SE 8, como expressões Lambda.

2. Certificação MCSA — Web Applications

Microsoft Certified Solutions Associate (MCSA) é uma certificação da Microsoft que qualifica para um cargo de desenvolvedor ou administrador Web.

Para obter essa certificação, é necessário ter conhecimentos de HTML5, JavaScript, CSS, C# e ASP.NET MVC para web. Dessa forma, o candidato deve prestar 3 exames.

O 1º é o teste 70-480, o qual exige 1 ano de experiência em desenvolvimento de sistemas usando JavaScript. Além disso, o candidato também deve possuir 2 anos de experiência em desenvolvimento HTML voltado para a orientação de objeto.

O 2º exame necessário para essa certificação é o Exame 70-483. Para esse exame, o candidato deve possuir ao menos 1 ano em programação de sistemas e aplicativos usando a linguagem C#. O exame engloba conhecimentos de programação assíncrona, threading, encapsulamento e muitos outros requisitos.

Já o 3º exame, o 70-486, é voltado para desenvolvedores com cerca de 5 anos de experiência em desenvolvimento utilizando ASP .NET, além de 2 anos desenvolvendo sistemas baseados em MVC.

cursos_certificacoes_programacao

3. Cursos de HTML e CSS

As páginas web são escritas em uma linguagem chamada HTML. Ela é o esqueleto da página, pois define cabeçalho, títulos, parágrafos, imagens e links. No entanto, o HTML por si só não poderá criar um site completamente interativo e esteticamente agradável; para isso, são necessários o CSS e o JavaScript.

Apesar disso, é essencial que desenvolvedores web tenham conhecimentos de HTML, pois ele é a estrutura da página web.

As pessoas tendem a perceber, primeiramente, a aparência de uma página web e só depois seu conteúdo e funcionalidade.

O Cascading Style Sheets (CSS) é o que faz com que as páginas e sistemas web fiquem bonitos e agradáveis. Portanto, é um curso indispensável para a carreira de desenvolvedor front-end. Com ele é possível personalizar cores, botões e posicionamento de elementos.

4. Cursos de programação JavaScript

JavaScript é uma linguagem de programação originalmente implementada nos navegadores web para que fossem interpretados no lado do cliente sem a necessidade desse script ser enviado para o servidor, agilizando a comunicação.

Em conjunto com o HTML e CSS, o JavaScript cria um site funcional, além de esteticamente agradável. É a principal linguagem de programação em navegadores web e é essencial para desenvolvedores front-end.

Um curso de JavaScript coloca o profissional um passo adiante para se tornar um desenvolvedor web — profissão muito bem remunerada no mercado de TI. Além disso, é uma linguagem de programação bastante simples de entender, e não é preciso instalar nem configurar um ambiente de desenvolvimento para começar.

Um simples editor de texto e um navegador são suficientes para colocar a mão na massa.

5. Certificação Python

Existem poucos exames de certificação para essa linguagem. Porém, o Python é bastante utilizado atualmente, principalmente na análise de dados. Como existem poucos locais que oferecem o exame, obter o certificado de Python é bastante valioso no mercado de trabalho.

Existem 4 quatro níveis de certificação Python:

  • Beginning Python;
  • Getting More Out of Python;
  • The Python Environment; e
  • Advanced Python.

No 1º nível de certificação, o candidato deve saber como armazenar e manipular a entrada de dados do usuário, tipos de variáveis, ler e escrever arquivos, criar funções, importar módulos de bibliotecas, lidar com exceções, entre outros.

Já o 2º nível envolve conhecimentos de criação de interface gráfica com Python, desenvolvimento de banco de dados relacional usando Python e SQL e criação e envio de e-mails a partir de programas Python.

O nível 3 da certificação engloba criação de APIs, manipulação de dados textuais, aplicação de técnicas orientadas a objeto e configuração de preferências de usuário e log de dados.

Por fim, no último nível da certificação, o candidato estará apto a publicar seu código e desenvolver soluções para problemas complexos.

6. Certificação PHP

PHP é uma linguagem muito utilizada para desenvolvimento web, uma vez que pode ser inserida dentro do código HTML. É comumente usada para a comunicação com o servidor. Por ser tão amplamente usada, possuir uma certificação dessa tecnologia abrirá muitas portas na vida profissional.

Ao ser aprovado em um exame de certificação PHP, o candidato comprova que tem conhecimentos de operações básicas do PHP, funções, tipos de dados, funcionalidades web, programação orientada a objeto, segurança de dados, banco de dados e manipulação de erros.

Deu para notar que há muitas possibilidades de entrar na carreira de TI e que o ensino superior não é a única opção. É interessante que o profissional escolha um caminho que quer seguir na área de desenvolvimento e se especialize a partir disso.

Se a escolha for desenvolvimento web front-end, os cursos de programação e as certificações de programador web são as melhores escolhas, enquanto os cursos e as certificações PHP e banco de dados são úteis para o programador back-end.

Gostou do post? Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades das certificações e dos cursos de programação!

7 Comentários

  1. Jose disse:

    Donde puedo obtener esas certificaciones ?

  2. douglas disse:

    Tem alguma certificação pra c++? se sim onde posso tirar? E ainda mais importante onde encontro o material para treinar para elas?

  3. Thiago Luiz disse:

    Quais são as empresas que realizam as certificações Python citadas no artigo?

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!