faceboook

6 dicas para celebrar o dia do orgulho nerd!

O Dia do orgulho nerd é celebrado em todo o mundo e a cultura geek cresce cada vez mais. Já sabe o que fazer? Confira nossas dicas para aproveitar a data!(...)

Autor: Redação Impacta

Foi-se o tempo em que os apreciadores de gamesfilmes, quadrinhos e séries eram vítimas de provocação e deboche. Hoje, existe até uma data para homenagear os geeks, você sabia? É o Dia do Orgulho Nerd!
Nada mais justo, já que essas pessoas movimentam um vasto segmento comercial. Mas você sabe por que a data é comemorada no dia 25 de maio? Há dois motivos: um deles é a histórica estreia do clássico filme de George Lucas no cinema, nesse mesmo dia em 1977 — estamos falando, é claro, de “Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança”.
Já a outra razão tem a ver com a obra “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, de Douglas Adams, livro que virou filme em 2005. Nela, o autor fala que a toalha é o objeto mais útil para um guerreiro interestelar. Por isso, o Dia do Orgulho Nerd também é chamado de Dia da Toalha, já que o escritor faleceu nesse mesmo mês em 2001.
Quer comemorar o evento e deixar os mestres da cultura geek orgulhosos? Então confira as 6 dicas que preparamos neste post!

1. Faça uma maratona das suas histórias favoritas

Por que não rever as clássicas obras audiovisuais que retratam a temática nerd? Afinal, passar horas a fio relembrando tradicionais filmes e HQs pode ser uma excelente ideia!
Há trilogias intrigantes de muito sucesso, a exemplo de Matrix e Senhor dos Anéis — ou mesmo os inesquecíveis episódios da própria saga Star Wars. Mas as possibilidades de filmes nesse estilo não param por aí.
Só em 2018, por exemplo, foram lançadas diversas obras cinematográficas que têm a cara desse universo. É o caso de Deadpool 2, Pantera Negra, Han Solo, Jogador número 1 e Vingadores: a Guerra Infinita. Já 2019 mal começou e foi coroado pela sequência Vingadores: Ultimato, além da esperada estreia de Shazam!
Aproveitando o encerramento de mais uma fase da Marvel, que tal ver os 22 filmes que antecedem a conclusão lançada no final de abril? É uma boa forma de relembrar aquelas histórias paralelas que ficaram esquecidas — e, quem sabe, até conseguir localizar os easter eggs (aquelas referências escondidas!) nos últimos lançamentos.

Os quadrinhos são uma alternativa bastante querida por esse público também. Você pode reler o histórico episódio “A morte do Superman” da DC, o que acha? Mais uma possibilidade é retornar às páginas de “Guerra Civil”, da Marvel Comics. Trata-se de uma das mais longas histórias nesse estilo, recheada de detalhes — e que pode ajudá-lo a compreender as adaptações cinematográficas também.

 6-dicas-para-celebrar-o-dia-do-orgulho-nerd

2. Participe de jogos MMO

Atravessar as madrugadas acordado? É o plano perfeito para muitos geeks. Nesse contexto, nada melhor do que uma partidinha de quatro horas de algum MMO (Massive Multiplayer Online ou Multijogadores Online, em português).
Você pode escolher Guitar Hero ou simplesmente participar de fóruns de tecnologia pela noite adentro. Com isso, você vai ganhar olheiras de respeito, de encher qualquer nerd de orgulho. Ao mesmo tempo, vai aprimorar as suas habilidades nos games, outra importante qualidade de um geek.

3. Vá a passeatas no Dia do Orgulho Nerd

Fique de olho nas redes sociais, já que muitas cidades têm programações para fazer homenagens ao Dia do Orgulho Nerd. Preste atenção em capitais que costumam reunir esse tipo de público — como é o caso de Florianópolis (Santa Catarina), São Paulo (São Paulo), Curitiba (Paraná), Porto Alegre (Rio Grande do Sul), Recife (Pernambuco) e Rio de Janeiro (Rio de Janeiro).
Lojas que comercializam itens voltados ao segmento também têm o hábito de promover eventos desse gênero cultural. O mesmo pode ser dito de editoras e livrarias, que realizam promoções imperdíveis nessa data — não perca!

4. Saia com uma toalha na mochila

Por que não tirar a sua toalha mais felpuda e macia do armário e sair por aí desfilando com ela no Dia da Toalha? É ou não um jeito interessante de festejar?
Nas narrativas de Douglas Adams, a toalha é um objeto com mil e uma utilidades para quem deseja fazer uma viagem interestelar pelas nuances da ficção científica. Isso faz sentido? Sim, claro que faz! Ao menos para um geek que aprecia mergulhar na face mais profunda da fantasia e da imaginação.
Afinal, uma simples toalha pode se transformar em arma, se estiver molhada, por exemplo. Além disso, ela tem a capacidade de servir como agasalho, vela, bandeira, sinal de pedido de ajuda, máscara para esconder a identidade, entre tantas outras funções.

5. Monte um cosplay

Fazer cosplay também é mais uma boa ideia para celebrar essa ocasião. Para ficar a cara daquele seu personagem favorito, basta revirar o armário e improvisar uma bela fantasia. Se preferir, pode investir um pouco mais e alugar (ou comprar) uma roupa em lojas especializadas. Afinal, nada mais eficiente do que caprichar nos efeitos visuais para impressionar a todos.
Uma ideia interessante é se vestir de Lisa Simpson, a Elisabeth Marie Simpson. Isso porque essa garotinha do desenho animado tem somente 8 anos e um QI (Quociente de Inteligência) de 156. Para se ter uma ideia, com 130 nesse índice, a pessoa já é considerada superdotada. 
Só que tem alguns detalhes. Um cosplay é mais do que apenas uma fantasia. Nesse sentido, deixe a timidez de lado e imite os gestos e a forma de falar do personagem escolhido. Assim, certamente você ganhará mais credibilidade.

6. Interaja nas redes sociais 

As redes sociais reúnem diversos atrativos para os nerds — que praticamente batem cartão no Twitter, Facebook e Instagram. Se for o seu caso também, uma boa ideia é postar fotos de tudo que você fizer no Dia do Orgulho Nerd e, é claro, comentar nas publicações de seus amigos que também estão comemorando a data.
Mais uma dica é participar de fóruns sobre os temas envolvendo esse meio. São assuntos como as diferenças gritantes entre hobbits, gnomos, duendes e anões. Por que não?
Muitos geeks também são amantes da tecnologia. Então também vale o debate sobre assuntos mais sérios. Quem sabe uma boa conferência sobre novidades de TI (Tecnologia da Informação), como aprender a proteger senhas em aplicativos?
Como você já deve ter notado, o Dia do Orgulho Nerd é um marco que transforma a maneira como a sociedade enxerga os geeks. Desse modo, com essa data, o público nerd valoriza a sua autoestima.
Tem alguma dica diferente? O que pretende fazer para comemorar a data? Conte para nós logo abaixo nos comentários!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!