faceboook

Consultor de Tecnologia da Informação: prepare-se!

Com as mudanças que ocorreram com a transformação digital, a área de Tecnologia da Informação está crescendo cada vez mais, trazendo profissionais (...)

Autor: Redação Impacta

A transformação digital trouxe mudanças para os mais diversos segmentos de mercado. No entanto, isso reflete também na necessidade de ter a área de TI funcionando plenamente dentro das empresas. 
Dessa forma, o consultor de tecnologia da informação surge para atender a uma grande demanda: otimizar os processos garantindo um alto desempenho para todo tipo de negócio.
Quem já está no mercado de TI ou deseja fazer carreira na área precisa conhecer essa profissão. Com ganhos iniciais em torno de 3 mil reais e uma dinâmica interessante, analisando a performance e encontrando as melhores oportunidades de desenvolvimento e até mesmo implantação de projetos em várias empresas.

   O que faz um consultor de tecnologia da informação?

A área de tecnologia da informação está em alta e os mais diversos profissionais estão chegando no mercado para suprir as necessidades que propõe uma vida mais prática e processos efetivos com a ajuda das máquinas.
consultoria também é uma tendência no mercado, pois as pessoas precisam entender sobre assuntos cada vez mais diversos. Porém, é quase impossível conseguir tamanha profundidade em muitos assuntos.
Basicamente, o consultor de TI ajuda as empresas a chegarem no seu objetivo dentro dessa área. No entanto, não é apenas uma visão especialista que contempla os principais skills desse profissional.
O primeiro ponto é a questão da diversidade: enquanto um negócio pede ajuda para a análise de um banco de dados, outra empresa contrata a consultoria para otimizar um aplicativo.
Isso significa que o ideal é que esse profissional já tenha feito um caminho. É normal que ele já tenha passado por alguma experiência com análise de sistema, de suporte ou mesmo de tecnologia da informação. Ainda assim, cursos na área podem dar uma boa fundamentação e instrumentalizar quem deseja trabalhar como consultor.

Você precisa imaginar que o seu cliente pode ter quase nenhum conhecimento sobre TI e ainda assim precisar de soluções extremamente especializadas. Por isso, estamos falando de alguém com um conhecimento amplo, capaz de desenvolver uma visão aprofundada do negócio para propor as melhores soluções para cada situação.

314475-consultor-de-tecnologia-da-informacao-como-se-preparar-para-ser-um

   Como está o mercado para quem quer seguir nessa área?

Big DataBlockchain e Open Banking são algumas das transformações que o universo corporativo tem absorvido com a implementação de recursos da TI. Além disso, a digitalização de informações até mesmo nas relações com o governo, apontam para a necessidade das empresas se atualizarem e precisarem de uma visão para potencializar seu desempenho.
Com a demanda em crescimento para a atuação como consultor de TI, uma boa notícia é que esse profissional pode atuar em diversos modelos, sendo os 3 principais:

  • Colaborador de uma empresa

Trabalhando como um funcionário contratado. Essa demanda costuma surgir no caso de grandes organizações e também negócios que dependem de muitos processos da área de TI ou com um nível de complexidade muito alto.
Nesse caso, o principal objetivo é compreender o modelo de negócio e todo o ecossistema que ele envolve para criar uma rotina que identifica e soluciona possíveis falhas, mantendo o pleno funcionamento das operações.

  • Oferecendo uma consultoria independente

Responsáveis pela maior fatia desse mercado, as pequenas agências e os consultores independentes vão trabalhar com várias contas ao mesmo tempo.
Por um lado, isso traz uma vantagem, que é o conhecimento sobre várias soluções, impulsionando um conhecimento cada vez maior do mercado. Porém, também exige mais do profissional, que precisa estar sempre atualizado.

  • Em grandes empresas de consultoria de Tecnologia da Informação

Com um recorte bem demarcado, essas gigantes como a Dell, Accenture e Kyryon exigem do profissional uma visão mais aprofundada para um determinado setor, garantindo resultados eficientes para essa área.

   Qual a perspectiva de crescimento dessa profissão no mercado?

Assim como a carreira em desenvolvimento de jogos, a consultoria em tecnologia da informação também tem uma boa perspectiva de crescimento. Hoje a previsão é que um consultor comece ganhando uma média salarial de R$3,8 mil e um profissional sênior tenha salários por volta de R$11 mil.
Existe uma diferença dentro da consultoria de tecnologia da informação, que é a atuação funcional e a especializada. Enquanto o primeiro se concentra em identificar e orientar sobre o pleno funcionamento das operações, o segundo desenvolve uma visão de mercado, antecipando tendências e oferecendo as melhores soluções para aquela empresa.
Apesar de serem funções bem distintas e até complementares, o consultor funcional tende a receber menos que o especialista.
   O que fazer para ser um consultor de Tecnologia da Informação?
O primeiro ponto que esse profissional precisa estar atento é com relação aos cursos e formações — sendo que a maioria tem graduação na área de exatas e de tecnologia como sistemas de informação.
Além disso, mesmo que o consultor precise de uma visão ampla dos negócios, outra característica do seu perfil é a especialização em uma determinada área de TI, como banco de dados.
Para se destacar como consultor de tecnologia da informação, são necessárias algumas características, como:

  • proatividade: prevendo falhas e identificando situações que podem ser otimizadas, melhorando a produtividade do cliente;
  • inovação: propondo soluções fora da caixa, com uma visão diferenciada para solucionar as questões ligadas à TI;
  • trabalho em equipe: conseguindo direcionar demandas e coordenar outras pessoas que executarão o trabalho. Afinal, o consultor apenas identifica a situação e mostra o caminho para melhorias;
  • boa comunicação: para entender as necessidades do cliente e, principalmente, conseguir apresentar qual é o trabalho a ser feito e quais serão os ganhos com isso;
  • vontade de aprender: mesmo que uma boa formação seja fundamental nessa carreira, a curiosidade e disposição em saber sempre mais são características que destacam o bom consultor, que estará sempre atualizado. 

Como você viu, o consultor de tecnologia da informação é um profissional atual, que encontra uma grande demanda dos seus serviços no mercado. Além dos ganhos e possibilidade de crescimento na carreira, quem atua nessa área tem a oportunidade de acompanhar as diversas inovações do mercado e trabalhar nos mais diferentes setores.
Para isso, é fundamental se preparar em instituições de referência no mercado de TI.
Se você gostou dessa carreira e deseja entender melhor sobre as formações ideais para se tornar um consultor de tecnologia da informação de excelência, então não esqueça de deixar seu comentário nos contando sobre ou caso tenha ficado alguma dúvida na área!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!