faceboook

O que é preciso para trabalhar com games?

Muitas pessoas buscam aliar o gosto por jogos digitais com uma carreira em alta. Mas o que é preciso para começar a trabalhar com games? Descubra aqui!(...)

Autor: Redação Impacta

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:

Os jogos de videogame são uma constante na vida dos jovens há muitos anos. Com o tempo, os dispositivos portáteis e com baixa resolução deram lugar a consoles com imagens que impressionam pelo realismo. Grande responsável por esse desenvolvimento foi a tecnologia empregada neles — além, é claro, dos profissionais envolvidos. Diante disso, trabalhar com games tornou-se uma carreira promissora em um mercado que só tende a crescer.
Uma prova disso é que, na última década, o número de empresas que desenvolvem games cresceu quase 600%. A previsão de faturamento até 2020 é de que o setor movimente US$128,5 bilhões, atingindo mais de 28% da população. Isso se explica pela paixão por jogos, que esses jovens não abandonam mesmo na fase adulta.
Diante desse cenário, os desenvolvedores ficam até mais animados. Trabalhar com games é algo dinâmico, mas exige preparação e conhecimentos sólidos de tecnologia. Se essa é a sua meta para os próximos anos, é muito importante priorizar a organização e os estudos na área para conquistar seu espaço entre outros profissionais do meio. Com isso, as suas chances de sucesso já aumentam bastante!
Pensando em ajudar você nesse objetivo, listamos alguns pontos que são essenciais para um checklist de como trabalhar com games. Preparado? Siga conosco!

Onde trabalhar?

Você se sente bem com a possibilidade de trabalhar em casa? Ou acha que é melhor desempenhar suas funções dentro do ambiente de uma empresa? Pode parecer que não, mas hoje esse questionamento está presente na rotina profissional de milhares de jovens que estão em começo de carreira. Isso porque, com a tecnologia, as facilidades de trabalho remoto são reais e possíveis.
Para fazer essa importante escolha, tenha em mente que trabalhar com games é algo que exige concentração. Muitas vezes, isso não acontece se você estiver em uma grande empresa, em que há muitos colaboradores no mesmo ambiente — com isso, as distrações são enormes. Ao mesmo tempo, a interação com outros profissionais é de vasta relevância para seu crescimento e para a formação de um networking.
Então, para começar esse checklist, pense a fundo sobre esse tema e se imagine em várias situações no mercado. O ideal é que você se sinta confortável com a decisão. Afinal, estamos falando de uma carreira que precisará ser alimentada diariamente para que você se destaque em pouco tempo e alcance novos níveis de atuação!

Com qual segmento trabalhar?

Ao trabalhar com games, existem alguns caminhos que você pode escolher, mesmo que demore um pouco para escolher. Para dar um start, que tal anotar todas as formas de atuar nessa área? Assim, ficará mais claro para você quais são as opções e a que mais combina com seus objetivos.
Por exemplo: existe a possibilidade de trabalhar com jogos para PC, para console, dispositivos móveis, para ambientes mais corporativos, jogos publicitários e por aí vai.
Quanto mais domínio você tiver sobre o segmento, melhor ainda. Mas isso também não impede você de apostar em algo novo, desde que realmente esteja disposto a se esforçar bastante para aprender tudo.
Nessa lista, também vale inserir outras carreiras que tem tudo a ver com o tema, mas não necessariamente na criação final do game.
Há a opção de Design de Games, Animação, Edição de som e vídeo, Técnica em 3D, Roteiro e Programação. Cada uma delas tem necessidades específicas de conhecimento e algumas até de formação mais direcionada.
 

Graduação em Jogos Digitais

 

O que é preciso estudar?

Antes de planejar toda a sua carreira, há um passo fundamental: saber o que estudar para garantir sua base profissional. Primeiramente, procure uma faculdade que seja qualificada para o ensino de games e, claro, que tenha um corpo docente experiente e com uma boa reputação no mercado de trabalho.
Depois disso, é necessário se preparar para o vestibular, para que não seja preciso adiar um pouco mais o sonho de começar a estudar no Ensino Superior. Com a aprovação garantida, estude bastante durante os anos da graduação, pois é o que mais fará a diferença no seu resultado final.

Só para ter uma ideia do que é preciso estudar para uma carreira de games, dê uma olhada no que geralmente se aprende logo no primeiro semestre do curso.

Arte 2D para Jogos Digitais

Aqui, você vai aprender as técnicas e os conceitos necessários para a criação e elaboração da arte visual em 2D usados no desenvolvimento dos jogos digitais.

Desenho e Concept Art para jogos

Nesse módulo, você vai aprender a desenvolver a sua capacidade de visualização espacial, interpretação gráfica e expressão, como parte da preparação para o processo intenso que é o de desenvolvimento de jogos digitais.

Empreendedorismo

Nessa disciplina, você entende como empreender e tudo o que tem a ver com esse tipo de atuação. Vale ressaltar que esses conceitos são fundamentais para quem tem vontade de criar o próprio negócio, tendo como aliado o conhecimento em uma área específica.

Design de Jogos I

Durante essas aulas, você terá os primeiros contatos com a atuação no visual dos games. A análise de ferramentas existentes para os jogos digitais também fará parte do aprendizado, bem como enxergar de forma detalhada as técnicas usadas.

Sociedade e Sustentabilidade

Você deve estar se perguntando: por que estudar isso? Pelo simples motivo de que uma carreira não começa do nada, sem um objetivo definido para a sociedade. Ter em mente o que significa atuar em jogos para a sociedade do século XXI é fundamental para que você entenda o seu papel como profissional.
Além disso, é sempre bom lembrar que as questões envolvendo sustentabilidade nunca estiveram tão em alta. Vivemos em uma era em que tudo é consumido de forma voraz — principalmente itens de tecnologia — e é mais do que importante procurar alternativas sustentáveis para se aproveitar ao máximo de produtos e serviços, incluindo os games!
E então, depois de acompanhar esse checklist de como trabalhar com games, ficou mais claro para você como deve ser o caminho a ser seguido? Aproveite que o momento nunca esteve tão favorável para essa profissão e encare os desafios da graduação, para se tornar um excelente profissional!
Aproveite sua visita ao blog e saiba mais sobre a Graduação de Jogos Digitais!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!