faceboook

O que é a certificação ACE e sua importância ao designer?

Ter uma Certificação ACE no currículo é um grande diferencial para qualquer designer. Saiba os passos para garantir o certificado do Adobe.

Autor: Redação Impacta

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:

A certificação ACE (Adobe Certified Expert) é um projeto de qualificação da Adobe, empresa desenvolvedora de software norte-americana, que confirma se um usuário tem as aptidões necessárias para lidar com seus produtos.
Quem passa no teste e consegue esse certificado tem algumas vantagens, como o direito de usar o logo da companhia em seus sites, portfólios, currículos e propostas comerciais.
Para conquistar esse documento, os candidatos precisam fazer uma prova de múltipla escolha e é preciso dominar o inglês ou o espanhol, uma vez que são os dois únicos idiomas nos quais o teste é realizado. Há certificações para Photoshop, Adobe Lightroom, Adobe Illustrator, InDesign e entre outros softwares.
Quer saber mais? Então veja neste post como a certificação ACE pode mudar a sua vida! Acompanhe!

Entenda como a certificação ACE pode abrir portas

Muitas pessoas, principalmente jovens, têm dúvidas sobre em que tipo de formação investir para se dar bem na carreira. Afinal, com a transformação digital, é comum que várias profissões deixem de existir e, ao mesmo tempo, outras atividades surgem. Desse modo, essa escolha vai mesmo ficando cada vez mais difícil. Mas não é preciso desespero.
Diante dessa realidade, estudar para obter uma certificação ACE pode ser uma excelente saída. Isso porque é necessário menos tempo de estudos do que para fazer uma graduação, por exemplo. Além disso, trata-se de um selo que ajuda a conquistar um emprego, principalmente no mercado de Design. Veja a seguir algumas oportunidades que podem aparecer por meio desse certificado!

Atuação como consultor da Adobe

Com a certificação ACE, o profissional pode trabalhar como instrutor ou como um consultor da própria Adobe. Assim, é possível dar aulas em centros de treinamento autorizados pela marca.
Vale lembrar que essas unidades de ensino geralmente contratam professores que tenham essa qualificação em mãos. Isso tudo para que essas escolas consigam manter a licença de funcionamento, que é chamada de Adobe Authorized Training Center (Autorização para a operação de um Centro de Treinamento Adobe).

Selo internacional

Além de contar com o timbre da própria Adobe, esse registro tem validade mundial. Desse modo, o profissional aprovado por uma certificação ACE ganha espaço no mercado externo também.
Como é liberado o uso do logo da organização no currículo, o detentor desse carimbo conquista visibilidade, inclusive fora do país, de maneira simples.

Conquista de mais clientes

Para um freelancer, essa certificação chama atenção de forma significativa, o que dá suporte para o profissional estar sempre à frente da concorrência. Muitas empresas confiam nesse método para confirmar os atributos de um designer para trabalhar com determinado software.

Por essa razão, para inúmeras organizações, esse atestado funciona como uma espécie de garantia. Ao fechar o contrato com um profissional que tem a certificação ACE, uma corporação sabe que não terá contratempos técnicos, uma vez que pode confiar nos conhecimentos do profissional.

Comprove as suas habilidades nos programas da desenvolvedora

Como mencionamos, um dos papéis mais relevantes da certificação ACE é ajudar os profissionais a conquistar empregos no mercado de trabalho. Esse carimbo é muito bem-visto pelas empresas e faz muita diferença no currículo.
Ao receber esse documento, o profissional, mais do que dominar as principais ferramentas, vai conseguir provar que realmente detém o know-how sobre a solução exigida.
Afinal, para ser contemplado, é preciso passar em uma prova rígida sobre as minúcias de cada software. Isso porque as perguntas do teste cobram uma elevada instrução sobre cada produto de TI e seus principais fluxos de uso. Por essa razão, contar com esse título é o mesmo que ter a sua competência aprovada pelo próprio desenvolvedor, isto é, a Adobe.
Veja, a seguir, algumas variações da certificação ACE!

Certificação por programa

Para quem é iniciante, o mais recomendado é a certificação ACE em um software específico. Desse modo, o aluno foca a sua estratégia de estudos em um programa de informática de cada vez.
Assim, o estudante vai ganhando mais experiência em aliar a teoria à prática, o que é importante para prestar testes mais complexos no futuro. Por exemplo: esse é o primeiro passo para quem deseja ser contemplado com um selo de especialista.

Certificação como especialista

A certificação ACE como especialista se concentra em avaliar a competência de um candidato em dominar certa gama de softwares para exercer uma profissão.
Por isso, esse modelo é bastante indicado para quem quer ser designer ou videomaker, por exemplo. Desse modo, são testados os conhecimentos em mais de um software, mas todos são voltados à atuação em determinada área.

Certificação Master

Tem havido muitos equívocos por parte dos candidatos em relação à categoria de certificação Master. Muita gente a confunde com a certificação de especialista, mas elas são diferentes. Nesse tipo de selo, o profissional interessado é questionado a respeito de programas que integram uma mesma área do conhecimento, mas não necessariamente uma profissão.
Com o carimbo Master, você atesta a sua destreza em diversos programas de vídeo, em diferentes soluções de web ou em softwares especializados em edições impressas. Em vez de focar em uma função, ou seja, uma ocupação em si, essa categoria avalia o domínio do aluno sobre um conjunto de produtos Adobe voltado a trabalhos semelhantes.

Veja como se destacar com seu nome em banco de dados

As chances de se diferenciar no mercado de trabalho com a certificação ACE não param por aí. Mais um motivo para tentar tirar esse valorizado documento é o site ACE Finder, mantido pela própria Adobe.
Nesse endereço eletrônico, os aprovados são listados pela empresa e têm seus nomes e suas páginas na internet divulgados pela companhia. Nesse sentido, eles passam a fazer parte de um grupo muito restrito de profissionais.
Além disso, muitos empregadores requerem esse documento para a atuação na área de Design, seja para web, para vídeo ou para o ramo gráfico.

Saiba como se preparar

A melhor maneira de se preparar para a prova é aprender por meio de uma formação específica sobre cada um dos programas. Assim, você realmente tem um aprendizado mais sólido sobre as ferramentas e seus principais recursos.
Prefira escolas com cursos progressivos e modulares. Dessa forma, primeiro você aprende o básico para, depois, partir para um nível mais avançado e, por fim, alcança um patamar completamente profissional.
É muito importante que o curso tenha metodologias didáticas consistentes. Assim, você adquire o conhecimento de forma mais completa e lógica. Além disso, opte por escolas com tradição no ensino de TI. Isso porque elas conseguem mostrar o conteúdo tanto na prática quanto na teoria.
Para realizar a prova, é preciso agendar com a PSI, terceirizada, que tem a licença para prestar o teste. Desse modo, você faz a sua inscrição no site e paga para fazer a avaliação. Em seguida, terá de selecionar um dos centros credenciados para agendar o local, o dia e a hora da prova.
Geralmente, são cerca de 50 questões de múltipla escolha. Lembre-se de que, como a prova é em inglês ou espanhol, é fundamental ter domínio de um dos idiomas, afinal, os enunciados costumam ser complexos.
Como você pôde notar, a certificação ACE é uma excelente oportunidade de crescimento e sucesso profissional. Ao se preparar para a prova, você desenvolve suas habilidades enquanto faz um grande investimento para o futuro.
Quer saber mais? Então, conheça também um dos mais respeitados selos de qualidade para profissionais do mercado de TI, Gestão e Design: a certificação ICS (Impacta Certified Specialist). Confira!
Curtiu o post? Deixe seu comentário nos contando se o conteúdo foi relevante para você ou caso tenha ficado alguma dúvida!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!