faceboook

Conheça o Lightroom: o editor de fotos da Adobe

Muito útil para organizar e editar fotos com mais facilidade, o Lightroom é a aposta da Adobe para melhorar fluxos de trabalhos no uso de seus softwares!(...)

Autor: Redação Impacta

Na era digital, em que as imagens podem dizer mais do que as palavras, investir em programas para edição de fotografias é mais do que uma necessidade. É preciso estar a par das novas tecnologias e se organizar para trabalhar com a imagem da forma mais adequada possível, potencializando seus resultados. O Lightroom é uma delas.
Esse editor de fotos ganhou muito destaque no mercado fotográfico, já que, devido a sua característica intuitiva, pode ser usado por amadores e profissionais de diversas áreas, como designers, fotógrafos e produtores digitais. Por isso, se você trabalha com fotografia ou manipulação de imagens, investir nessa habilidade pode ser um grande diferencial.
Neste post apresentaremos o programa, suas funcionalidades e diferenciais em relação a outros editores de fotos. Se você tem dúvidas sobre uso do Lightroom, está buscando oportunidades no mercado ou quer saber como fazer um plano de carreira, continue a leitura!

Guarde e organize suas imagens

Lightroom é um software produzido pela Adobe, uma das empresas líderes de mercado no desenvolvimento de programas. Ele é usado para organizar e editar fotos, permitindo ao usuário um fluxo de trabalho mais ágil durante sua rotina de trabalho.
O programa oferece recursos para organização das imagens em bibliotecas e permite mudanças mais sutis que outros aplicativos, como o já muito conhecido Photoshop, alcançando resultados de alto nível.
O software permite a criação de galerias de imagens e catálogos — como banco de dados — a partir da importação de fotos das pastas diretamente de dispositivos móveis ou do computador. Dessa forma, quem tem o hábito de registrar fotos via celular também pode usufruir do programa e tornar seus registros ainda mais profissionais.
Além disso, informações como tipo de câmera, marca e modelo, data/hora da captura, ISO, abertura, velocidade do obturador, balanço de branco, entre outras serão identificadas e armazenadas neste catálogo.
Uma das propostas da ferramenta é marcar imagens com palavras-chave específicas, bandeiras e classificações de estrelas, o que facilita a sua localização. Assim, mesmo que o trabalho de edição fique para depois, você não precisará buscar manualmente a imagem desejada em meio a centenas: o próprio Lightroom facilita sua busca!

As fotografias também aparecerão segmentadas de acordo com o mês e o ano, em ordem cronológica, logo após o login. Essa será a primeira janela de acesso, que apresenta uma espécie de linha do tempo de todos os seus registros.

Edite fotos com qualidade usando o Lightroom

O Lightroom permite a manipulação de diversas extensões de arquivos, como JPEG, PNG, TIFF e o RAW, favorito de muitos fotógrafos. Ele também proporciona um conjunto extenso de ferramentas de edição e manipulação, como compactação e ajuste da exposição, curvas de tom, filtros, efeitos, edições instantâneas, entre outras.
Entre os recursos mais importantes, estão os de edição de cores e luzes. O usuário tem à disposição painéis para o controle de sombras, exposição, luz e tonalidades. Muitas vezes, pequenos ajustes nas fotografias dão o toque profissional que faltava para elevar seu trabalho a outro patamar e valorizá-lo.
Portanto, quem trabalha com fotografias em grande escala tem no Lightroom o programa mais indicado, pois ele auxilia o profissional desde o momento da importação de fotos do cartão de memória da câmera, passando por edição e, até mesmo, a impressão.
Ele também é uma opção interessante para quem trabalha com apresentações em slides, pois permite a organização ideal das imagens. 

Acessível para amadores e profissionais

Quem gosta de estar conectado, adquirir conhecimentos e ficar por dentro de novas tecnologias sabe que, na era digital, as imagens ganharam ainda mais poder.
No momento em que as pessoas utilizam a internet para fazer compras, a fotografia é a grande estratégia de venda de um produto. Possuir habilidades profissionais para executar esse trabalho é um diferencial em um mercado concorrido como o atual.
O Lightroom é considerado mais acessível para quem não tem tanta prática com a fotografia de produto, também conhecida com still. A interface do programa é intuitiva, ou seja, os recursos para tratamento de imagens estão dispostas no menu lateral.
Outra vantagem é marcar e classificar fotos ou vídeos para aplicar os mesmos efeitos de tratamento em todas elas. Assim, além de agilizar o processo, também é viável sincronizar a coloração de uma fotografia com um único clique.
Apesar de o Photoshop ser uma ferramenta muito conhecida e utilizada, editar centenas de imagens e mantê-las organizadas pode se tornar um grande problema ao longo do tempo, especialmente se levarmos em consideração a quantidade de imagens que é possível criar com a fotografia digital.
Com prática, no Lightroom você pode selecionar e tratar mil fotografias em apenas algumas horas, reduzindo o tempo na frente do computador. Se você tem interesse em desenvolver suas habilidades nesse programa sem sair de casa, atualmente o mercado já oferece cursos que podem ser feitos totalmente online.

Fotos intactas após edição

Os trabalhos de edição também podem ser revertidos, o que muitas vezes não é facilmente possível em outros aplicativos. No Photoshop, por exemplo, além de um limite de reversões, há eventuais mudanças que interferem diretamente nos pixels da imagem original, ou seja, é uma edição destrutiva. Para evitar esse problema, você precisa acrescentar algumas horas a mais de trabalho no seu processo de edição.
No caso do Lightroom, os pixels das fotos são preservados, mantendo as imagens intactas, já que há um banco de dados dentro do próprio programa. E o melhor: apesar desse arquivo, o programa não ocupa espaço excessivo no HD do computador, o que é um grande ponto positivo para quem trabalha com máquinas de baixo desempenho.
Nos últimos anos, o Lightroom teve um crescimento surpreendente quando comparado a outros softwares oferecidos no mercado, já que frequentemente tem recebido melhorias, novas ferramentas e versões. Definindo com clareza como você quer usar a ferramenta, ela pode, sim, ser a mais indicada para a sua atividade, seja amadora ou profissional.

Agora que você já conheceu melhor o Lightroom, entenda a importância de uma imagem de qualidade para o sucesso do seu e-commerce e confira o vídeo do fotógrafo e instrutor, Paulo César, onde ele descreve a ferramenta “CURVAS” para o aprimoramento da imagem:

 Curtiu o post? Deixe seu comentário se ficou alguma dúvida e sobre seu entendimento da publicação!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!