faceboook

Os melhores bancos de imagens para utilizar em projetos

Contar com boas fotos e elementos é fundamental para o trabalho de design e criação em marketing. Separamos os melhores bancos de imagens pra você conhecer!(...)

Autor: Redação Impacta

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:

Uma imagem vale muito — tanto que pode contribuir com uma dose a mais de expressividade para um conteúdo bem desenvolvido e, com isso, causar um impacto inesquecível.
Quem trabalha na área de Design precisa usar elementos de qualidade o tempo todo e, nesse contexto, os bancos de imagens são ideais. Para isso, basta ter acesso aos melhores — tanto os pagos quanto os gratuitos. Ambos têm seus prós e contras e tudo depende do quanto você está disposto a gastar por uma foto com qualidade. A quantidade de imagens oferecidas também conta muito na hora da escolha.
Para ajudar você a encontrar a melhor solução e se ajustar a cada situação, selecionamos 11 opções para escolher entre conteúdo gratuito e pago. Confira!

1. Pixabay

É um banco com um acervo de quase 1 milhão de imagens, todas certificadas com CC0 (Creative Commons 0). Isso significa que as fotos não têm direitos autorais ou copyright. Assim, você pode usá-las nos seus projetos sem qualquer tipo de restrição dessa natureza. Outra vantagem desse site é não precisar de cadastro para fazer as suas buscas e downloads.

2. Freepik

Freepik não oferece apenas conteúdo free, mas sua base de produtos gratuitos é muito grande e seu diferencial é a variedade de itens. Além de fotos, encontramos vetores, ilustrações, arquivos em PSD, revistas e infográficos. Também não é necessário fazer cadastro para buscas e conta com uma versão premium para ter acesso a vetores e fotos.

3. Pexels

É um excelente banco de imagens, independentemente do caráter de gratuidade pelo qual é conhecido. As fotos apresentam qualidade e sofisticação e você ainda pode escolher qual resolução prefere baixar, sem precisar se cadastrar. O Pexels diferencia as licenças para fins comerciais e não comerciais, além de ter um acervo vasto e muito criativo com as categorias discriminadas logo abaixo do campo de busca.

4. Free images

O banco tem mais de 300 mil fotos cadastradas, com atualização frequente. A experiência do usuário com sua interface é muito satisfatória devido à facilidade de acesso e navegação.

As categorias são diversificadas e organizadas, em um menu que permite ao visitante aumentar suas chances de encontrar o que deseja, além de outras opções de imagens relacionadas à busca inicial.

Para usufruir dos seus benefícios, é preciso fazer um cadastro no site Creative Commons. Ao acessar o Free Images e iniciar o processo de download, o usuário é redirecionado automaticamente à página de cadastro.

5. Unsplash

É um site que também oferece interface prática e com extrema simplicidade, sem precisar de cadastro, além de ser um dos melhores bancos de imagens gratuitas atualmente acessíveis.
Suas categorias de fotos não são bem definidas, mas você pode contar com um campo de busca que fica disponível do lado esquerdo da tela. Basta escrever o que deseja e o site se encarrega de procurar as imagens disponíveis.

6. Shutterstock

Esse é certamente um dos mais conhecidos entre os mais famosos sites. Quando se trata de banco de imagens, ele oferece excelente qualidade para todos os nichos de mercado que você puder imaginar. São mais de 60 milhões de arquivos que abrangem vetores, fotos, vídeos e mockups.
Os planos de pagamento e aquisição de imagens também são diversos para pequenas e grandes empresas. Ele fornece, ainda, a possibilidade de compra de arquivos específicos sem a necessidade de adesão aos planos.

7. Getty Images

Getty Images tem um acervo ainda maior que a Shutterstock: mais de 80 milhões de ilustrações e fotos — o que dá a ele o status de um dos maiores bancos de imagens do mundo! Não é pouca coisa, já que é uma das principais referências para imagens editoriais e jornalísticas, disponibilizando fotografias muito criativas e de qualidade impecável.
Os planos de pagamento variam entre corporativos e individuais, mas, para profissionais iniciantes, que ainda precisam se posicionar no mercado, os valores não ajudam muito. Vale a pena conhecer o site e recorrer aos seus arquivos quando surgir uma boa oportunidade.

8. Deposit Photos

Essa também é uma das grandes plataformas com alternativas que variam entre gráficos, fotografias, vídeos e vetores de alta qualidade. O site, que foi fundado em 2009, conta com mais de 75 milhões de arquivos, disponibiliza atendimento 24 horas, em 20 idiomas, e mantém clientes em 192 países.

9. Adobe Stock

A Adobe passou a investir muito em banco de imagens desde que adquiriu empresas como a Dollar Photo Club e a Fotolia. A partir disso, lançou a Adobe Stock, um banco que cresce cada dia mais e apresenta muita qualidade no material disponível. O plano mais acessível oferece 10 imagens para baixar mediante o pagamento de 30 dólares.

10. Dreamstime

É uma galeria com um dos maiores números de acessos diários e oferece um material completo para diferentes profissionais do mercado, com um estoque de ilustrações, vídeos e áudios disponíveis para download em alta resolução. Para fazer buscas, é necessário cadastrar-se e, logo na primeira página, você encontra os planos e preços.
O banco tem uma grande coletânea de imagens gratuitas, sendo que a maior parte delas conta com licenças para uso, enquanto as demais solicitam atribuição ao autor. Além disso, o buscador tem opções avançadas para ajudar a localizar o que você precisa, facilitando as escolhas.

11. iStockphotos

iStockphoto é clean e disponibiliza vetores, fotos, vídeos, ilustrações e músicas com planos pagos e aquisição de imagens avulsas. Seus botões e campo de busca são bem posicionados, proporcionando uma ótima experiência intuitiva com excelente navegação. Libera, ainda, algumas fotos grátis aos assinantes toda semana.
Todo profissional tem suas preferências e necessidades e a web está repleta de bancos de imagens para os mais variados tipos de trabalho. Cada um comporta uma proposta que serve a um determinado segmento. Alternativas não faltam — o que precisa ser prioridade é a qualidade, pois isso sim fará toda a diferença na hora de finalizar um excelente layout.
E você? Sempre consegue encontrar o que precisa nos bancos de imagens que consulta? Deixe o seu comentário e conte como são as suas experiências nessas plataformas!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!