faceboook

Mockups: saiba como utilizar para apresentações de design

Se você quer impressionar seus clientes na hora de apresentar os projetos de design, os Mockups são fundamentais. Veja como é possível utilizá-los!(...)

Autor: Redação Impacta

Como tornar tangível um projeto que até então está só na sua cabeça? Quem trabalha com design reconhece o desafio: você pensa, cria, projeta, mas só quando a ideia passa para o mundo real é que as pessoas conseguem entendê-la. E é para isso que servem os mockups.
Seja para criar o estande de uma feira de negócios, seja para desenvolver o design para PowerPoint de uma marca, você precisa apresentar um protótipo da sua ideia. Os mockups, então, são uma forma de mostrar aos interessados uma representação fiel do seu projeto, antes que ele esteja pronto.
Agora, neste artigo, você vai entender melhor o que são mockups e qual é a importância deles para os projetos de design. Acompanhe para saber tudo!

O que são mockups?

Mockups são representações, réplicas ou maquetes de um projeto de design, que são apresentados ao cliente (ou outros interessados) para que ele visualize o resultado do produto em questão. Para isso, eles apresentam uma visão bastante realista do design criado, mesmo que ainda não seja a sua versão final.
Em alguns casos, como o projeto de um site ou de um cartão de visitas, os mockups são apresentados virtualmente: o designer cria ou seleciona imagens ou fotografias de alta qualidade e aplica os layouts nelas.
Em outros casos, como o projeto de um produto ou da decoração de uma sala, os mockups podem se tornar objetos tridimensionais, geralmente com a impressão 3D, em tamanho real ou em escala.

Por que utilizar mockups nos seus projetos de design?

Percebeu como eles podem ser usados em uma infinidade de projetos? Desde as ideias mais simples até as mais complexas podem se tornar mockups para que os clientes possam visualizar e experimentar os produtos como se já estivessem prontos.
Assim, os projetos se tornam tangíveis. Isso faz com que o seu trabalho se valorize, pois você consegue mostrar a aplicação do design na realidade, não só no campo das ideias. Isso é essencial para persuadir e encantar os clientes, que estão cada vez mais exigentes e querem tomar suas decisões com mais segurança.
No projeto de um site, por exemplo, você poderia simplesmente abrir o software de criação e mostrar o layout para o cliente. Mas ele ficará muito mais satisfeito com o seu trabalho se você criar mockups com os quais ele possa visualizar o site na tela de um notebook ou smartphone e verificar se o design é responsivo.
Já em uma feira de imóveis, por exemplo, os visitantes querem visualizar a decoração dos apartamentos. Então, mockups em tamanho real servem para os clientes avaliarem o conforto, o tamanho e a disposição da planta e sentirem como será a sua futura residência.
A grande vantagem para as empresas é que o design não está efetivamente pronto: você ainda pode corrigi-lo na versão final. Então, o momento de testar e experimentar os mockups é uma boa oportunidade para identificar possibilidades de melhorias e correções.

Imagine que uma empresa vai lançar um produto inovador no mercado. Para verificar a aceitação e a facilidade de uso pelos consumidores, a equipe de design pode criar mockups para serem tocados e experimentados. Assim, é possível identificar problemas no tamanho, volume e ergonomia do produto, que serão corrigidos no design final.

Mockups: saiba como utilizar no design

Como produzir mockups eficientes? Veja 5 dicas

Veja agora as nossas dicas para criar mockups eficientes para os seus projetos, de maneira que eles encantem os clientes e valorizem a sua ideia!

1. Busque modelos com qualidade

Atualmente, existem diversos sites que oferecem mockups prontos, inclusive modelos em 2D e 3D (gratuitos ou pagos), que facilitam a vida dos designers: basta aplicar o layout neles.
Lembre-se de que é importante atentar para a qualidade das imagens fornecidas nesses sites, de maneira que a apresentação dos seus projetos não seja prejudicada.

2. Capriche na qualidade da apresentação

Independentemente se você vai trabalhar com modelos prontos ou criar seus próprios mockups (em projetos mais complexos ou personalizados), a qualidade da apresentação é primordial.
Afinal, você está usando este recurso para vender uma ideia, seja para o seu cliente, a sua equipe ou o seu chefe. Portanto, você precisa impressionar! A qualidade da impressão, a fidelidade das cores e o capricho nos detalhes são importantes pontos de atenção.

3. Pense qual é o objetivo do mockup

Dependendo do objetivo de produzir um mockup, ele pode sofrer algumas variações. Você pode utilizá-lo, por exemplo, para que a sua própria equipe realize testes. Nesse caso, o foco podem ser os itens de usabilidade e ergonomia, e não tanto de layout.
Mas se você pretende apresentar a um investidor ou a um possível sócio para que ele compre a sua ideia, você precisa encantar já à primeira vista. Portanto, os detalhes de layout também são importantes.

4. Atente para a etapa do projeto

Mockups são réplicas de média a alta fidelidade ao design final. Isso significa que eles se parecem muito com o produto final, então eles só devem ser produzidos depois que o projeto já estiver maduro.
Se você produzi-los muito cedo, provavelmente vai desperdiçar recursos (tempo e material), porque o design ainda precisará passar por ajustes. Nesse caso, o ideal é produzir wireframes, que são rascunhos de baixa fidelidade ao design final e servem justamente para fazer alinhamentos nas etapas iniciais.

5. Aproveite a oportunidade de melhorar

O cliente adorou o seu projeto, investiu na sua ideia, mas identificou um problema na usabilidade do produto? Ainda bem que aquela não é a sua versão final — você ainda pode aprimorá-lo para criar um design impecável. Portanto, os mockups, ao tornarem a ideia tangível, são uma oportunidade de enfrentar os problemas reais do design, que poderiam não ser perceptíveis até então.
Enfim, os mockups são uma ferramenta essencial para os designers. São eles que tornam seus projetos palpáveis, o que permite encantar os clientes e vender a sua ideia para eles. Portanto, se você criar projetos de arte e design, invista nos mockups para valorizar o seu trabalho.
Agora, para acompanhar todas as novidades do blog e receber novas dicas das áreas que você mais gosta, siga-nos no Facebook, no Twitter e no LinkedIn.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!