faceboook

Descubra 8 ferramentas para criar protótipos e wireframes

Criar protótipos e wireframes é fundamental para facilitar e organizar o desenvolvimento de sites e aplicações. Conheça 8 ferramentas mais usadas para (...)

Autor: Redação Impacta

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:

O desenvolvimento de aplicações é uma das áreas mais promissoras para se destacar na Tecnologia da Informação (TI)Afinal de contas, uma infinidade de setores precisa criar soluções digitais inovadoras diariamente: hospitais, supermercados, universidades, indústrias etc. Isso torna esse mercado muito amplo. Nesse contexto, quem tem ambições na carreira de TI carece de atualizações constantes sobre os protótipos e wireframes. Mas você sabe para que eles servem?
Tratam-se de recursos que imitam a estrutura de um futuro programa (outro aplicativo) ou site para testá-lo. Ou seja, eles antecipam a montagem e os possíveis erros em aplicações que ainda estão em construção.
Para isso, esses protótipos são mais simples, feitos sem a preocupação com os detalhes finais da ferramenta, como o design de interface. Quer saber mais? Então acompanhe neste post oito ferramentas incríveis que podem contribuir para seu avanço profissional. Confira!

1. Axure

Criado em 2002, o Axure é uma ferramenta de protótipos muito conhecida entre os profissionais da área por sua capacidade de oferecer uma gama muito vasta de testes, principalmente para as funções interativas, essenciais para quem está produzindo um design de games, por exemplo.
Fazer esses experimentos, no entanto, requer certo domínio sobre as funcionalidades do Axure. Ele disponibiliza protótipos e wireframes com diagramas de fluxos, formulários e elementos dinâmicos que podem ser editados de forma personalizada.
Toda a UX (Experiência do Usuário ou User Experience) pode ser testada em grupo, já que os dados de um projeto são passíveis de compartilhamento.

Desse modo, os colaboradores envolvidos sempre terão acesso às últimas modificações no protótipo. Mais do que isso: o grupo de desenvolvedores pode dividir também as percepções que cada um vai notando ao longo desses experimentos, o que facilita bastante o trabalho em equipe.

axure_logo2

2. Sketch

Um dos recursos tecnológicos mais populares na indústria, o Sketch foi elaborado de forma exclusiva para os usuários do Mac OSX. Ele é comparado ao Adobe Illustrator, mas muitos designers acham o Sketch ainda mais fácil de explorar.
Este software faz uma boa compressão dos arquivos, o que facilita a circulação de dados entre os integrantes do time de TI. O Sketch também ajuda a elaborar interfaces, sites e ícones.
Com o app Sketch Mirror, é possível ver uma prévia da plataforma em dispositivos móveis. Assim, dá para ter uma boa noção de como a aplicação vai operar na prática.

3. Balsamiq Mockups

Para quem tem pouco tempo para aprender, o Balsamiq Mockups pode ser bem útil. Ele funciona como se o usuário estivesse desenhando com o lápis em uma folha de papel.
Isso, é claro, em uma versão digital. Assim, é viável arrastar os componentes de uma tela de um lugar para o outro, redimensionando a interface com muita rapidez. 
Esse app conta com 75 controles pré-estabelecidos, que são capazes de projetar desde uma simples caixa de diálogo até aplicações um pouco mais complexas. 
Existe, porém, uma ressalva: geralmente os wireframes produzidos por meio do Balsamiq são do tipo “baixa fidelidade”. Isso significa que eles têm recursos um pouco mais limitados para os testes que antecedem o desenvolvimento de aplicações.
Os protótipos de alta fidelidade, como já diz o próprio nome, dispõem de instrumentos extras, que os aproximam mais da realidade dos futuros apps.
Esse aplicativo, embora mais usado para protótipos pouco fiéis, também produz wireframes de similaridade alta. Por outro lado, os protótipos do Balsamiq de fidelidade baixa são criados de modo muito mais veloz. 

4. InvisionApp

Considerado de simples utilização, o InvisionApp fará seu desenvolvimento de aplicativos ganhar os primeiros elementos em poucos cliques.
Quando um protótipo nesse software é completado, é simples acrescentar recursos interessantes, como animações ou efeitos de transição entre as páginas.
O Invison também oferece a opção de abrir em dispositivos móveis. Outro benefício dele é a alta fidelidade, que supera muitas das soluções disponíveis no mercado.
Assim, ele é altamente indicado para obter mais feedback dos usuários, já que suas opões de experimentos com os clientes são mais amplas. Os consumidores conseguem até deixar comentários sobre a impressão que tiveram da usabilidade desse wireframe.

5. FramerJS

FramerJS é outro instrumento que cria wireframes com interações, tanto para a prototipagem de aplicativos inteiros como de animações específicas para websites, entre outras funcionalidades.
Para os desenvolvedores que não são muito familiarizados com os códigos, o FramerJS é altamente apropriado. Isso porque ele elabora gráficos com cifras automáticas na parte esquerda da tela.

6. OmniGraffle

Específico para iOS e Mac, o OmniGraffle dispõe de um recurso de arrastar e soltar que é bem fácil de compreender. Esse aplicativo tem sido muito empregado para testar o fluxo de navegação.
A desvantagem dele é uma colaboração limitada entre os integrantes de uma equipe, uma vez que esse software não roda em qualquer hardware.
Além da criação dos protótipos e wireframes, o OmniGraffle tem funcionalidades para brainstorm entre seus participantes. Os moldes virtuais são baseados em desenhos, o que torna a experiência mais fluída, com mais recursos para dar asas à criatividade.

7. Adobe XD

Software desenvolvido pela Adobe, o app Adobe XD é ótimo para produção de protótipos de alta fidelidade. Ele possibilita a formulação de interfaces com o uso de ferramenta de textos e de vetores.
Para isso, acione o recurso na aba “Design”. Já na opção “Prototype”, aparecerá uma prévia do seu wireframe, que é passível de compartilhamento.

8. MockFlow

MockFlow é mais um dos utilitários para a elaboração de wireframes tido pelos usuários como uma ferramenta simples. Ele tem mecanismos, como caixas de textos, slideshows e dropbox, que deixam o desenvolvimento mais fácil.
Outra qualidade é a colaboração instantânea, já que ele oferece chats de interação. O design vem pré-concluído, o que contribui para a familiarização dos desenvolvedores iniciantes com suas interfaces.
Um de seus principais benefícios é a flexibilidade. Isso porque esse aplicativo proporciona recursos gráficos para fazer wireframes específicos para iPad, iPhone, Facebook e Android.
Os protótipos e wireframes, portanto, são cruciais no desenvolvimento de aplicações. Afinal de contas, eles podem aumentar a eficiência dos produtos tecnológicos e, ao menos tempo, reduzir os esforços necessários para isso.  Desse modo, um designer aprimora as suas habilidades. Assim, aquele velho sonho de entrar para uma equipe de TI de sucesso ficará mais próximo.
O que você achou do nosso post? Conhece alguma outra ferramenta para criar protótipos e wireframes? Então deixe o seu comentário nesse post!

2 Comentários

  1. Ola .. bom dia
    Gostaria de obter o programa de modelagem de telas…. é possivel..
    abcs

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!