faceboook

Entenda aqui por que usar o Axure para criar protótipos

O Axure é um dos programas mais usados atualmente para criar protótipos no desenvolvimento de aplicativos e websites. Saiba porque você deve usá-lo!(...)

Autor: Redação Impacta

O Axure é um programa feito para criar protótipos para outros aplicativos e websites. Usada por designers, analistas e arquitetos da informação, essa é uma ótima ferramenta de testes para avaliar a eficiência dos sistemas em construção.
Em outras palavras: esse recurso tecnológico levanta os pontos fortes e os fracos de uma interface ao simular os efeitos — positivos e negativos — da experiência do usuário (UX). Então, quer entender como ela funciona? Acompanhe este post e confira dicas incríveis de como usar o Axure para criar protótipos!

A importância dos protótipos

A criação de protótipos representa uma importante especialização de TI. Isso porque ela ajuda a testar a experiência dos usuários (UX) em sites, produtos ou aplicativos em desenvolvimento.
Esses esboços virtuais variam conforme a fidelidade. Quanto mais baixa for a semelhança do molde ao que será a ferramenta real, mais essa nova resposta de informática estará sujeita a mudanças no futuro.
Contudo, acontece exatamente o contrário com os chamados protótipos de alta-fidelidade.
Nesse caso, é viável ter uma prévia do layout das funcionalidades desse novo instrumento digital e de alguns detalhes da operação. Para sites e aplicações, por exemplo, os protótipos de alta-fidelidade já têm seus links com as interações delineadas.
Veja, abaixo, alguns dos benefícios desses arquétipos:

  • falhas de usabilidade do sistema são corrigidas;
  • aumenta a adequação do aplicativo às necessidades do usuário;
  • a qualidade do projeto é aprimorada;
  • há mais facilidade na manutenção;
  • é possível reduzir os esforços essenciais à construção do software.

Vantagens de protótipos navegáveis em HTML

Ao criar um protótipo navegável em HTML (Hypertext Markup Language ou Linguagem de Marcação de Hipertexto), testar um maior número de situações é simples. O Axure é um programa desse tipo, e se destaca tanto pela facilidade relativa do seu uso como pela riqueza do seu design.
Por meio dele, você consegue experimentar o que acontece quando navega de uma página para outra, além das interações com o layout, e avaliar a qualidade das animações, entre outras hipóteses de verificação.

Desse modo, os desenvolvedores podem focar a energia para aquilo que mais interessa: atender às necessidades dos usuários finais.

axure

Expectativas de mercado do Axure

O Axure é um programa dirigido à elaboração de wireframes — telas para websites, aplicativos web e para aparelhos mobile.
Com ele, é possível “diagramar” uma solução tecnológica navegável, com links, efeitos, instrumentos interativos entre outros recursos de simulação. Por isso, usar o Axure para criar protótipos pode abrir muitas portas.
E o mercado de trabalho nessa área é muito vasto. Com ele se testa o design de um game, de aplicativos que reúnem clientes de uma loja de construção, ou mesmo o esboço do que será o sistema operacional de uma grande indústria.
O desenvolvimento de aplicativos é hoje um setor próspero em diversos segmentos. Na medicina, por exemplo, para controle de dados dos pacientes e para interpretação de diagnósticos cada vez mais são necessárias novas interfaces e soluções.
O mesmo acontece com o cinema, seja para produzir efeitos especiais ou para construir cenários. Já na publicidade, a utilização de softwares é essencial para criar vinhetas, diagramar conteúdo, criar material em 3D etc.
Nesses e mais casos, para desenvolver aplicações é preciso, antes, elaborar protótipos para elas. Por isso, essa é uma área com alta tendência de expansão.

Feedbacks de alto rendimento

Entre as suas funcionalidades, o Axure oferece a prévia definição de design. Desse modo, os interessados nessa aplicação podem fazer seus testes por meio de links HTML de interação.
O software faz um armazenamento desses feedbacks e elabora relatórios com dados significativos, que vão ajudar na tomada de decisão durante o processo de construção da ferramenta. Além disso, a diagramação é rápida e flexível.
É viável fazer fluxogramas, wireframes, maquetes, entre outros recursos de ensaios e experimentações. E, ao arrastar e soltar os ícones de bibliotecas embutidas, dá para produzir seus diagramas personalizados.
Há ainda como deixar um estilo bastante próprio à formatação dos textos, aos desenhos das linhas e aos preenchimentos.

Equipes e documentos integrados

Com o Axure, os times trabalham completamente articulados, já que podem compartilhar diagramas e protótipos tanto na nuvem como no arquivamento local. O software propicia uma organização bem distribuída das notas dos usuários, que podem ser divididas de acordo com o tipo de público.
Emite também relatórios automáticos, que podem ser apresentados no seu HTML ou em documento do Word. Assim, todos os membros acessam, em tempo real, as informações sobre o desempenho da ferramenta.
Uma equipe de profissionais de TI consegue atuar em conjunto em um mesmo arquivo simultaneamente. Para isso, basta criar um “Projeto de Equipe” no Axure Share. E toda a construção em andamento é passível de passar por revisão em um sistema de checagem simples, o que contribui para o sucesso das equipes de TI.

Cobertura para testes de médios e grandes projetos

O Axure é mesmo um dos programas mais completos para a elaboração de protótipos de telas e afins, além de ter um fácil manuseio. Acontece, porém, que as suas ferramentas mais avançadas e potentes requerem certo domínio de lógica e de linguagem de programação.
Geralmente, seu uso é indicado para projetos de médio a grande portes. Isso por causa da robustez de suas funcionalidades e do tempo necessário para confecção dos diagramas. Também é recomendado para testes de alta confiabilidade, que estejam realmente muito próximos das condições práticas.
Assim, pode valer muito a pena fazer um curso de Axure. Por meio deles, aprende-se a fazer protótipos, wireframes e especificações funcionais, e todas essas ferramentas poderão ser usadas na construção das aplicações e sites de seu interesse.
Você conhecerá tanto a interface e os seus elementos básicos, que são bastante numerosos, como aprenderá a alterar as visualizações e as interações com os objetos.
Existem, enfim, muitas razões para usar o Axure para criar protótipos: várias opções de design, possibilidade de compartilhamento, sistemas de avaliação das notas dos usuários, entre outras, como vimos.
Com ele, o desenvolvedor tem condições de entregar respostas mais ajustadas com os desejos dos usuários. E isso significa, na prática, mais chance de apresentar uma solução tecnológica que faça sucesso!
E aí? O que achou dessas dicas? Se gostou, que tal dividi-las com os amigos? Compartilhe o nosso post nas redes sociais!

1 Comentário

    Deixe o seu comentário!

    Não perca nenhum post!