faceboook

Como conquistar uma vaga de estágio que ajude na sua formação profissional?

A porta de entrada para o mercado de trabalho é fundamental para sua formação profissional. Veja como conquistar uma vaga de estágio que ajude sua carreira!(...)

Autor: Redação Impacta

O estágio é a porta de entrada para o mercado de trabalho por onde quase todos os profissionais precisam passar. É durante esse período que o ainda estudante pode sentir na prática os desafios da profissão escolhida. Por isso, é fundamental saber reconhecer boas oportunidades na hora de se candidatar a uma vaga de estágio.

Estagiar não pode ser encarado apenas como mais um item obrigatório na grade curricular do estudante. É necessário que o candidato saiba escolher a empresa e o cargo de acordo com o que deseja trilhar na profissão após estar formado.

É claro que, muitas vezes ao longo do curso, algumas pessoas mudam de ideia quanto à área de atuação pretendida. Assim, é fundamental, já nos primeiros semestres de curso, procurar conversar com professores e profissionais para escolher o que melhor se encaixa com as suas ambições e perfil.

 

Veja, a seguir, como conquistar uma vaga de estágio que ajude na sua formação profissional:

Como conquistar uma vaga de estágio que ajude na sua formação profissiona

Transformando uma vaga de estágio em um trampolim profissional

Esqueça a ideia de que, por ser estagiário, você não precisa ter a mesma dedicação e as mesmas responsabilidades que um funcionário efetivado. O estágio precisa, sim, ser encarado de maneira séria e comprometida por parte do contratado.

A forma como você vai cumprir as suas tarefas poderá abrir portas importantes em um futuro próximo. Mostrar-se interessado em aprender diferentes funções, dar sugestões, apontar melhorias, saber trabalhar em equipe e cumprir prazos e horários são pontos que contarão e muito a seu favor.

É durante essa 1ª experiência você começa a montar a sua agenda de contatos, a famosa network. Por isso, aproveite para conhecer pessoas, participar de cursos, seminários e eventos ligados à sua área de interesse e se mostrar proativo.

Mas, para conseguir mostrar o seu potencial, você precisa saber conquistar a vaga dos seus sonhos – uma tarefa que precisa de um pouco de atenção, objetivo e foco.

Saiba preparar bem seu currículo

Mesmo sem ter muita ou qualquer experiência profissional, é possível desenvolver um eficiente currículo. De que forma? Acentuando toda a sua experiência acadêmica.

Cursos, workshops, palestras, experiências fora do país, projetos acadêmicos premiados e participações em trabalhos voluntariados — nesse caso, coloque aqueles que tenham a ver com o perfil da empresa a qual você disputa uma vaga de estágio.

Carta de recomendações — seja de ex-empregadores, de professores ou de membros do conselho da escola ou da universidade — também são bem-vindas para agregar conteúdo ao seu currículo.

Nunca omita ou invente informações em seu currículo, pois mais cedo ou mais tarde a empresa poderá descobrir e isso pode gerar uma situação desconfortável para você. Um currículo ideal não pode passar da 2ª lauda. Portanto, procure mantê-lo atualizado e preenchê-lo apenas com informações relevantes ao cargo e à empresa que você busca uma vaga.

Procure o máximo de informação sobre a empresa

Nunca vá a uma entrevista de estágio despreparado. Informe-se o máximo possível sobre a empresa e sobre a vaga que estão oferecendo. Para ser mais preciso: estude sobre a empresa. Procure saber sobre:

  • origem;
  • atuação no mercado;
  • politica de trabalho;
  • número de funcionários;
  • novidades sobre expansões de negócios;
  • entre outras informações.

Quanto mais preparado você estiver na hora da entrevista individual e das dinâmicas em grupo que ocorrem durante a seleção de candidatos, mais seguro você estará e conseguirá responder os questionamentos de maneira mais tranquila e eficaz.

Cuidado com a forma como você se comunica

Mantenha um vocabulário correto e coeso durante o processo de seleção e continue assim mesmo após conquistar a vaga. A maneira como você se expressa tanto oralmente como na escrita influencia muito a maneira como os demais profissionais enxergam você.

Deixe as gírias para quando estiver em casa ou com seus amigos. Local de trabalho pede um vocabulário mais formal. Não use expressões em outros idiomas se você não tiver plena certeza do que significa e como é a pronuncia correta do que está dizendo.

Para quem tem dificuldade em falar em público, pratique em casa diante do espelho. Tome a iniciativa na hora das apresentações de trabalhos em grupo. Saber se comunicar de maneira clara e coerente é primordial para conquistar avanços profissionais.

Leia e releia e-mails antes de enviá-los para evitar erros gramaticais ou ortográficos. Respire fundo e discurse mantendo um tom de voz calmo, firme e que todos possam te ouvir.

Esteja aberto para aprender, compartilhar ideias e mudar de foco

É comum em muitas empresas o estagiário passar por diversos setores de um mesmo departamento — assim, o novo profissional que está sendo formado aprende e se familiariza de fato com a profissão. Porém, isso acaba deixando muitos estagiários desanimados e descontentes. Por quê? Simplesmente porque o jovem entra na empresa com uma ideia fixa e engessada do que quer para o seu futuro.
 

Você deve ter foco e objetivos bem traçados? Sim. Mas deve, também, saber enxergar em todas as oportunidades um degrau a mais para o crescimento. E mais: deve levar em consideração a ideia de que, no meio do caminho, possa mudar de meta.

A teoria, na maioria dos casos, se difere (e muito) da prática do dia a dia, e o estágio é uma excelente maneira de você testar todas as opções disponíveis. Use esse período para aprender, compartilhar ideias e dar sugestões.

O estágio é um passo importante na vida profissional. Para que você consiga alçar voos maiores, conquistar o emprego dos sonhos após se formar ou até mesmo ser efetivado na empresa em que estagia, é necessário muita dedicação.

E tal dedicação começa dentro da sala de aula, mostrando interesse e se destacando dos demais colegas por meio de certificações, cursos complementares e uma agenda com bons contatos.

Outra coisa que ajuda a conquistar bons estágios é estar sempre conectado e usar a tecnologia a seu favor. Mantenha o seu cadastro no LinkedIn atualizado e participe de grupos e de fóruns de empresas do seu interesse. Assim, você saberá sempre que algum processo seletivo for iniciado.

Gostou dessas dicas e quer entrar para mercado de trabalho? Entenda como um curso livre pode te ajudar na carreira!

1 Comentário

    Deixe o seu comentário!

    Não perca nenhum post!