faceboook

7 erros que um estudante não deve cometer no LinkedIn

Em um perfil no LinkedIn, algumas falhas podem significar a perda de uma oportunidade. Confira aqui 7 erros que um estudante não deve cometer!

Autor: Redação Impacta

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:

É sempre bom quando a tecnologia permite que mais pessoas consigam encontrar oportunidades de trabalho. O LinkedIn pode parecer uma rede social mais séria e pouco atraente quando comparada com os mais populares Facebook e Twitter, mas ele possui uma função muito importante: a de conectar pessoas com interesses profissionais.

De que forma isso é essencial para um estudante? Trata-se de uma maneira de começar a se destacar no mercado de trabalho.

No entanto, é preciso tomar cuidado. Pois um erro no LinkedIn pode significar uma diminuição no número de oportunidades possíveis.

Um empregador que abrir o seu perfil no site pode se interessar pelas suas capacidades e lhe oferecer uma oportunidade única de trabalho. Se ele encontrar algo de errado, isso pode impactar no seu sucesso.

Veja 7 erros que um estudante não deve cometer no LinkedIn:

Erros que você não deve cometer no LinkedIn

1. Sair adicionando todo mundo

O LinkedIn não é uma rede social para se colecionar amigos. Cada pessoa adicionada é uma conexão. Isso significa que vocês se conhecem ou já trabalharam juntos.

Este tipo de vínculo é muito importante para um empregador determinar o quão bem conectado você é no mercado de trabalho.

Se ele abrir o seu perfil e perceber um número muito alto de conexões, vai ficar muito claro que você não tem critério ao sair adicionando todos que vê. Somente crie vínculos no LinkedIn com pessoas que você realmente conhece.

2. Não preencher o perfil corretamente

O LinkedIn oferece diversos campos para serem preenchidos com informações importantes. Assim, é possível disponibilizar os seus dados de contato e todas as suas competências profissionais.

Destaque os principais projetos que você desenvolveu enquanto estuda. Enumere em quais lugares já trabalhou, mesmo que tenha sido em curta temporada ou voluntário.

Não deixe o seu perfil com detalhes faltando, pois isso transmite a ideia de falta de comprometimento.

3. Pedir recomendações a todos

Ter recomendações profissionais no seu perfil no LinkedIn é muito importante e pode ser um diferencial para o seu ingresso no mercado de trabalho.

Mas isso não significa que você pode buscá-las em qualquer lugar e, pior, pedir para amigos enviarem recomendações. Este tipo de manobra é muito manjado e os empregadores as conhecem de longe.

Somente exiba informações reais em seu perfil. Procure recomendações de professores ou de ex-chefes.

4. Não checar o LinkedIn com regularidade

Quantas vezes você abre o Facebook por dia? Certamente é um número bem maior do que o da frequência que você acessa o LinkedIn.

Além de ter o seu perfil preenchido da forma ideal e mantê-lo organizado, você precisa ter um acesso regular à rede social para administrar pedidos de conexão, interagir com publicações e encontrar novos contatos.

Uma rede como o LinkedIn não serve apenas para se construir o perfil e deixá-lo abandonado. É preciso realizar uma manutenção frequente.

5. Ignorar a importância do trabalho voluntário

Cada vez menos jovens veem a importância de se dedicar a um trabalho voluntário, então isso se trata de uma ótima oportunidade para se destacar diante de possíveis empregadores.

Este tipo de trabalho é uma forma excelente de adquirir experiência profissional antes de começar o Ensino Superior ou curso equivalente.

Significa seguir para um estágio já possuindo plena experiência sobre o que é trabalhar. Isso precisa estar bem claro no seu perfil no LinkedIn, de forma que os empregadores possam saber que você tem este tipo de experiência profissional.

6. Não ter bem definidos seus objetivos

O mercado de trabalho procura pessoas que saibam muito bem o que querem. Não pense que você vai agradar um possível empregador enchendo o seu perfil no LinkedIn de capacidades muito variadas, sem área de atuação definida.

Determine de que maneira você quer conduzir a sua vida corporativa no futuro e comece a traçar suas metas a médio e longo prazo. Deixe claro no seu perfil em qual área você quer trabalhar e qual é o seu estilo de trabalho.

7. Deixar para preencher tudo “depois”

Se você não teve disciplina para completar o seu perfil na hora que começou, não vai tê-la “depois”.

O programa serve para facilitar o contato entre profissionais e o mercado de trabalho, e para o estudante é uma oportunidade de ouro para já começar a se destacar neste meio.

Para isso, é preciso comprometimento com os seus objetivos de trabalho desde cedo. O LinkedIn é uma excelente oportunidade, mas somente quando todo seu potencial é aproveitado.

Evitando estes pontos, você tem tudo para criar um perfil que lhe traga sucesso e destaque na rede social.

O objetivo dele é atuar como um verdadeiro banco de dados de profissionais de diversas áreas, então é preciso se adequar a isso para obter sucesso no mercado de trabalho desta forma.

Já criou o seu perfil? Não deixe de conferir o nosso Manual do Linkedin aqui para ver todas as dicas para montar um perfil de sucesso!

Siga a página da Impacta no LinkedIn aqui e aumente suas conexões, além de acompanhar as maiores novidades em TI, Gestão e design.

13 Comentários

  1. Olá.
    Tenho uma dúvida em relação ao nome do perfil no LinkedIn.
    Qual título é mais viável? “Estudante de engenharia de alimentos” OU “Aluno na Faculdade de Tecnologia Termomecanica”?

    • Redação Impacta disse:

      Olá Fabiana, tudo bem?
      Para uma melhor visibilidade seria mais interessante o primeiro título, já que colocar “aluno na faculdade de tecnologia termomecânica” iria entrar diretamente na sua formação.

  2. vitoria disse:

    O que boto nos campos “diploma” e “especialização” ao me cadastrar no linkedin?

  3. JUCYARA disse:

    TENHO UMA DÚVIDA, EM FORMAÇÃO EU POSSO COLOCAR UM CURSO DE CAPACITAÇÃO ?

  4. Bom dia!
    Tenho duas dúvidas, a primeira seria se no campo ‘instituições de ensino’ posso ou devo colocar a escola de ensino médio que frequento?
    A segunda pergunta, nas 5 competências que se pede, com o que devo completar? Com as minhas habilidades pessoais ou formações? O que seria?

    Desde já, agradeço!

    • Redação Impacta disse:

      Olá, Emanuély! Sim, pode informar a sua escola como a instituição de ensino atual. Quando você estiver em uma Graduação é só atualizar =D
      As competências são as habilidades profissionais que você possui, podendo ser pessoais – como a liderança – ou técnicas, como o conhecimento em determinada linguagem de programação, por exemplo!

      Esperamos ter te ajudado, mas para saber mais sobre o Linkedin, dá uma conferida no nosso E-book Gratuito: https://conteudo.impacta.edu.br/manual-linkedin

  5. O que colocar no “Diploma” Depois de informar a minha faculdade?

  6. Carlos Alexandre disse:

    Boa noite, atuo na área de tecnologia, além disso sou escritor poeta, tenho algumas participações em projetos, uma premiação por uma academia de letras em uma poesia, cursos voltados para humanas, etc. Tais informações podem constar tbm em meu perfil do linkedin ou é aconselhável manter apenas informações ligadas de forma direta a minha profissão?

  7. Karine disse:

    Boa noite.
    Não conclui a faculdade, parei no 8º semestre, gostaria de saber se devo colocar a informação no LinkedIn.

  8. Vicky Marie disse:

    Boa tarde,

    Tenho uma carta de recomendação de 2012 referente a 2001. Posso colocá-la em minha página LinkedIn? Caso sim, onde se coloca?

    • Redação Impacta disse:

      Olá, Vicky! Muito obrigado por compartilhar a sua dúvida com a gente. O LinkedIn possui um sistema próprio de recomendação, em que você pode recomendar, receber ou solicitar uma recomendação. Essa área fico no seu próprio perfil na rede, mais precisamente após a parte das competências.

      Caso você encontre no Linkedin a pessoal que te recomendou, a melhor sugestão seria pedir a ela que enviasse o texto da sua carta por esse sistema de recomendação. Esperamos ter sido úteis para você!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!