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Conheça dicas para fazer uma gestão de carreira eficiente

Você já sabe que para ter sucesso profissional é preciso planejamento e preparo. Mas como fazer uma ótima gestão de carreira? Veja agora algumas dicas!(...)

Autor: Maria Cecilia Antunes

Muitos profissionais acreditam que a gestão de carreira é coisa que costuma ser feita pelas empresas de recursos humanos e, portanto, não precisam se preocupar com isso. No entanto, cada um pode — e deve — assumir esse papel, já que ninguém melhor do que o próprio profissional para estabelecer seus objetivos e os meios para atingi-los.

Uma pessoa que assume a gestão de sua própria carreira, isto é, toma as rédeas de seu futuro profissional, se destaca entre os demais, pois está sempre um passo à frente, criando condições para colocar suas ideias em prática.

Mas como fazer isso de maneira eficiente? Neste post te daremos 4 dicas. Confira!

1. Estabelecer suas metas para a gestão de carreira

O primeiro passo para fazer uma eficiente gestão de carreira é saber o que você quer. Evite ideias muito genéricas, como “gostaria de obter independência financeira” e vá direto ao ponto, estabelecendo que pretende, por exemplo, ter um salário maior ou, até mesmo, conquistar um cargo melhor na empresa em que atua.

Sabendo o que você realmente quer, os passos para alcançar esses objetivos se tornam mais claros, já que você conseguirá focar no que é importante para a sua trajetória profissional.

2. Definir estratégias para alcançar seus objetivos

Uma vez que você sabe o que espera conquistar, é hora de definir como alcançar seus objetivos.

Se pretende ser reconhecido no trabalho, assumir cargos de gerência ou, quem sabe, aprender a investir e administrar seus recursos financeiros, vale a pena pensar em buscar cursos e certificações para manter o currículo atualizado e corrigir problemas em sua formação que estejam dificultando a sua ascensão.

Algumas dicas te ajudam a fazer uma gestão de carreira eficiente

3. Estipular tempo para realizar cada etapa do seu planejamento 

De nada adianta saber aonde quer chegar e o que é preciso fazer para atingir os objetivos se não especificar um limite de tempo para cada etapa do planejamento de carreira. Sem essa definição, é provável que sua gestão de carreira nunca saia do papel.

Crie uma tabela no Excel com cada etapa do planejamento e esforce-se para cumpri-los de acordo com o que foi especificado em cada item. E lembre-se de ser muito criterioso com a delimitação de seus prazos, pois, mesmo que esteja com pressa para o alcance de seus objetivos, você pode se frustrar por nunca conseguir cumprir as metas.

4. Revisar o plano de carreira constantemente

Todo planejamento corre o risco de ser alterado e os motivos são diversos: erro na definição do tempo para a realização de cada etapa, falta de recursos para dar continuidade aos planos, situações não planejadas que interferiram em seus projetos e, inclusive, a modificação de seus objetivos.

Por isso, a cada três meses, sente-se diante de seu planejamento e identifique o que precisa ser alterado, estabelecendo, se preciso, novos prazos para a realização de suas metas.

Esse tipo de dúvida sobre como fazer uma gestão de carreira eficiente não é incomum. Provavelmente, muitos de seus amigos e colegas de trabalho estão buscando as mesmas respostas que você. Que tal dividir com eles essas dicas? É só compartilhar o post nas redes sociais.

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