faceboook

13 ferramentas para escolher o esquema de cores perfeito

Quer escolher o esquema de cores ideal para sua criação? Então conheça essas 13 opções de ferramentas que facilitam sua vida!

Autor: Redação Impacta

Desenvolver um site é um processo cheio de estágios e longo. Muitas plataformas e site, como WordPress e Wix, oferecem opções simples e gratuitas para a criação de sites de qualidade, mas um dos passos essenciais do design é a escolha do seu esquema de cores.

A escolha da paleta certa de cores é muitas vezes o que diferencia um design medíocre de um design excelente. Pensando nisso, muitas ferramentas foram desenvolvidas para auxiliar os designers em seus projetos.

Separamos 13 das melhores ferramentas para escolher um esquema de cores perfeito para cada um de seus projetos. Confira nossa série!

Kuler

O Kuler é completamente gratuito, conhecido como uma das melhores aplicações de esquema de cores e suas ferramentas já auxiliaram milhares de designers com uma base sólida para a fundação de seus projetos de design de sites.

A sua interface amigável e seu grande leque de funções úteis permitem que você realize testes com diferentes esquemas de cor facilmente.

Colour Lovers

A Colour Lovers é uma comunidade online onde designers podem compartilhar, buscar e criar esquemas de cores únicos, sendo um excelente lugar para buscar inspiração – mesmo não sendo tão funcional quanto uma ferramenta de criação.

De qualquer modo, é um lugar para trocar experiências com designers e buscar referências.

Color Scheme Designer

Assim como o Kuler, o Color Scheme Designer é uma aplicação que te ajuda a escolher, através de testes, as cores ideais para seu próximo projeto.

A função mais interessante da ferramenta é a “colorblind simulation”, que permite ao designer realizar testes com esquemas de cores que serão enxergadas igualmente por todos, incluindo daltônicos.

SpyColor.com

O SpyColor.com é um bom site para escolha de esquema de cores, pois oferece muitas funções úteis, como conversão de cores, um leque extenso de esquema de cores pré-fabricados, divisão por categorias, etc.

Pictaculous

Se você gosta do visual de uma foto, você pode tentar usar seu esquema de cores em um projeto. No entanto, escolher as cores manualmente pode ser bem complicado.

Diante disso, o Pictaculous se apresenta como uma boa opção, uma vez que sua função principal é gerar com facilidade um esquema de cores baseado em qualquer foto que você selecionar.

Color Hunter

O Color Hunter não é uma ferramenta que impressiona pela interface, mas pelas opções que oferece apesar de seu design simples.

Assim como o Pictaculous, ele sugere esquemas de cores com base em fotos que você faz upload, além de contar com um sistema inteligente de sugestão que oferece uma gama grande de opções para seu projeto.

Color Blender

Se você procura o mais simples e fácil de usar dentre os software de escolha de cores, o Color Blender é a escolha certa. Com um único clique é possível escolher um esquema de cores com até cinco tons.

A vantagem é que os templates sugeridos pela ferramenta podem ser baixados e importados diretamente no Photoshop ou no Illustrator.

ColourGrab

Como as demais ferramentas apresentadas nesse artigo, o ColourGrab também apresenta funções como a sugestão automática de esquema de cores baseada em uma imagem escolhida por você. Diferente dos demais, essa função gera um gráfico em 3D que mostra quais as cores mais utilizadas na imagem.

De modo geral, o ColourGrab não é a mais funcional das ferramentas se você deseja fazer uma escolha rápida e simples. Mas se o que você deseja é uma opção maior e mais detalhada para escolher a paleta de cores ideal, essa ferramenta pode ser a sua melhor companheira.

TinEye

O TinEye é um site que oferece mais do que a criação de um esquema de cores. Ele também pode ser usar para encontrar imagens similares ou extrair esquemas de cores de imagens. Além disso, conta com uma rica galeria onde você pode pesquisar por imagens e cores para seus projetos, o que faz da ferramenta uma opção definitiva na criação de esquema de cores e projetos digitais.

ColorExplorer

Uma das aplicações mais avançadas em termos de seleção de cores, o ColorExplorer dispõe de uma grande variedade de funções úteis para designers.

Ele te ajuda a criar, modificar e analisar diversas paletas de cores e sua ferramenta de conversão é extremamente precisa, fazendo do ColorExplorer uma das melhores escolha a longo prazo para os profissionais.

Colormunki

Colormunki é uma boa escolha se você procura por uma ferramenta diferente e interessante. Além de oferecer a tradicional ferramenta de seleção de cores, ele possui funções únicas, como o teste Pantone, que pode ser usada para gerar combinações de cores atraentes.

Colr.org

O Colr.org oferece ferramentas analíticas de grande profundidade que permitem que você examine detalhadamente todas as cores usadas em uma imagem. Ele pode gerar de forma automática paletas de cores ou deixar que você faça suas escolhas manualmente, sendo uma boa alternativa dentre todas as ferramentas apresentadas.

Colors on the Web

Por fim, o Colors on the Web é uma das ferramentas mais interessantes dentre as selecionadas por permitir que você escolha uma cor usando sua hexadecimal ou valor RGB, gerando, com base em sua escolha, uma seleção de cores que são agradáveis e harmônicas, criando um esquema de cores perfeito para seu projeto de web design. O lado negativo da ferramenta é que, por ser baseada em Flash, não funciona em aparelhos da Apple.

Você conhece algumas dessas ferramentas de escolha de esquema de cores? Compartilhe conosco suas experiências e não deixe de conferir a segunda parte dessa série.

Baseado em um artigo original da revista digital SpyreStudios, disponível aqui.

4 Comentários

  1. Amanda disse:

    Excelentes dicas de ferramentas. Para aprofundar um pouco mais o tema, vale dar uma olhada nesta análise: https://www.webolto.com/pt/definindo-esquema-cores-site/

    • Redação Impacta disse:

      Olá Amanda, bom dia!
      Que bom que tenha gostado de nosso artigo, foi pensado para que nossos leitores se desenvolvam pessoalmente e profissionalmente. Obrigado pela dica para acrescentar esse conhecimento!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!