faceboook

10 Filmes Brasileiros para Estudar pro ENEM

Que tal aproveitar o tempo a mais para Estudar pro ENEM assistindo alguns Filmes Brasileiros? Veja nossa Lista, prepare a Pipoca e vem aprender!

Autor: Redação Impacta

Com o adiamento causado pela pandemia do Covid-19, ainda não temos uma data exata para realização do Enem 2020. Porém, quem pretende fazer a prova já está se preparando e aproveitando o tempo a mais em cada para reforçar os estudos.

O isolamento social, entretanto, vem exigindo adaptações para conseguir manter uma rotina de estudos e adquirir conhecimento mesmo sem aulas presenciais nas escolas e cursos preparatórios.

Seja com aulas e vídeos online, na leitura de livros ou em grupos de estudos à distância, muitos alunos estão conseguindo driblar as dificuldades e a desigualdade. Nesse sentido, uma outra ótima maneira de se preparar para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio na quarentena é por meio de filmes!

Então porque não aproveitar o Dia do Cinema Nacional – 19 de junho – para conhecer uma lista de Filmes Brasileiros que, além de premiados, ainda te ajudam a se preparar para o ENEM? Afinal, o que pode ser mais legal do que aprender enquanto se diverte e valoriza a produção nacional? Veja o que separamos!

10 Filmes Brasileiros para Estudar pro ENEM

Sobre o Período colonial

1 – Desmundo – 2002

Se passando por volta de 1570, época da colonização e desbravamento do Brasil, o filme é todo falado em português arcaico e discute temas importantes para compreender este período histórico brasileiro, tais como a escravidão, o papel da igreja e a relação com os  indígenas. 

ASSISTA AQUI

 

Sobre o Brasil Colônia

2 – Carlota Joaquina, princesa do Brazil – 1995

Com humor, o filme mostra uma história satírica do Brasil no século XVIII, acompanhando a chegada da família real portuguesa no Brasil e tendo como personagem principal a Rainha Carlota Joaquina de Bourbon.

Uma ótima opção para saber mais sobre a adaptação da realeza à colônia enquanto se diverte. 

ASSISTA NO LOOKE

 

3 – Os Inconfidentes – 1972

Essa co-produção brasileira e italiana está na lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, segundo a Abraccine e é uma ótima forma de entender o movimento da Inconfidência Mineira.

Contando a história de Tiradentes e do grupo de intelectuais e integrantes da elite brasileira, que se unem para uma revolução contra a opressão portuguesa. 

ASSISTA AQUI

 

Sobre a Proclamação da República

4 – Guerra de Canudos – 1997

Se passando em 1893, em período de recém proclamação da República, o filme aborda o movimento liderado por Antônio Conselheiro (interpretado por José Wilker) no sertão da Bahia, mostrando como o episódio histórico viria a ser conhecido como Guerra de Canudos.

ASSISTA AQUI

filmes_brasileiros_enem

Sobre o Estado Novo e Era Vargas

5 – Olga – 2004

O filme conta a história de Olga Benário, uma militante comunista alemã que fica encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes para liderar a Intentona Comunista, um movimento liderado pela ANL (Aliança Nacional Libertadora) e contrário ao governo de Vargas.

A obra narra ainda todo o sofrimento vivido pela personagem principal após o fracasso do movimento revolucionário, quando Olga é presa e deportada grávida pelo Governo brasileiro para a Alemanha em pleno regime nazista.

Com cenas marcantes e grandes atuações, o filme aborda fatos históricos tanto da história nacional quanto de mundial.

ASSISTA NO LOOKE

 

6 – Getúlio – 2014

Essa cinebiografia acompanha a intimidade do então presidente da República, Getúlio Vargas, em seus últimos dias de vida. 

O filme aborda toda a tensão do período em meio a uma crise política com acusações inclusive de tentativa de assassinato contra o jornalista Carlos Lacerda. 

ASSISTA NA NETFLIX

 

Sobre a Ditadura Militar

7 – Pra Frente, Brasil – 1992

Com a Copa do Mundo de 1970 como plano de fundo em pleno período de Regime Civil-Militar (1964-85), o filme relata a prisão de um cidadão de classe média confundido com um ativista político.

A obra mostra um pouco de como prisioneiros políticos sofriam com a tortura de agentes federais em meio a euforia do chamado milagre econômico.

ASSISTA AQUI

 

8 – O que é isso companheiro? – 1997

Acompanhando o sequestro do embaixador americano, Charles Burke Elbrick, realizado pelos grupos MR-8 e ANL durante os anos de Ditadura Militar no Brasil, o filme de Bruno Barreto foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

Em tempos de disputas ideológicas nas redes sociais, o filme é uma ótima opção para entender um pouco melhor um dos períodos políticos mais sombrios da história nacional.

ASSISTA NO AMAZON PRIME VIDEO

 

9 – Zuzu Angel – 2006

Contando a história da estilista Zuzu Angel, o filme mostra mais um caso de sequestro, tortura e assassinato de militantes políticos pelo governo durante a Ditadura Militar. 

Durante a película, vemos como Zuzu luta contra o regime pela recuperação do corpo de seu filho, Stuart Angel Jones.

ASSISTA NO LOOKE

 

Bônus

10 – Uma história de amor e fúria – 2013

Quem disse que o cinema nacional não produz grandes animações? Assim como o indicado ao Oscar de 2016 “O Menino e o Mundo”, o filme “Uma história de amor e fúria” é outra grande produção nacional a vencer o Festival de Annecy – 2013 e 2014, respectivamente.

Passando por fases da história do Brasil como descobrimento, escravidão e ditadura militar, o filme mostra ainda um futuro (2096) em que há guerra por água. 

ASSISTA NO NOW

E aí, gostou das dicas de filmes nacionais? Diz pra gente qual é o seu preferido aqui nos comentários!

 

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!