10 ferramentas gratuitas para otimizar seu Home Office
Com o isolamento obrigatório por conta do novo corona vírus, muitas empresas estão adotando o famoso Home Office para que o rendimento e produtividade (...)
Autor: Gabriella Uota
Com o aumento do isolamento social indicado para contenção e controle da pandemia do novo Coronavírus – COVID-19, muitas empresas estão liberando seus funcionários para atuação no modelo de home office – também conhecido como teletrabalho.
Desde então muitas empresas – nacionais e internacionais – como Itaú, Google, Facebook e Mastercard aderiram a essa prática, até pela razão de, em algumas delas, já ter ocorrido casos de Covid-19 em seus colaboradores.
Apesar de muitas áreas do mercado já estarem habituados com esse tipo de trabalho, para muitos profissionais a nova realidade ainda é cheia de desafios e dúvidas. Como manter a organização e a produtividade? Como conseguir entregar as tarefas e demandas sem as ferramentas e equipamentos da empresa?
Antes de mais nada, é preciso esclarecer que as empresas devem dar todo o suporte necessário para que o funcionário consiga trabalhar em casa, como acesso à internet, computadores e acessos aos sistemas da companhia, para que haja a realização das tarefas como se os profissionais estivessem nas próprias mesas de trabalho.
Para que essas medidas ocorram de forma prática e sem muitas complicações, empresas de tecnologia fizeram a liberação de acesso gratuito à ferramentas que tornam o home office produtivo e gerenciável por todas as partes.
Confira as ferramentas que estão liberadas:
É um recurso avanaçado de videoconferências com até 250 pessoas, além permitir o compartilhamento de arquivos e o envio de lembretes sobre tarefas ou até mesmo futuras reuniões. Essa ferramenta está disponível gratuitamente em todos os países, até dia 1º de julho.
- Microsoft Teams
Para facilidade de comunicação entre todas as partes, a Microsoft disponibilizou, durante 6 meses, a plataforma Microsoft Teams. Além de tudo, é permitido gravar e salvar as chamas que forem feitas.
Uma ferramenta prática e que facilita trabalhos em equipe. Através dela, é possível adicionar projetos e/ou tarefas e marcar alguém para fazê-la, possibilitando, também, inserir prazos e níveis de prioridade desses projetos.
É um aplicativo de celular muito rápido e prático para aqueles que não tem, à disposição, meios de escanear documentos. Além de promover a possibilidade de salvar o arquivo como imagem ou como .pdf.
Uma plataforma muito útil para aqueles que trabalham com as redes sociais. Por meio dela, é possível agendar post para Instagram, Twitter e Facebook, organizando tudo de forma simples.
- Skype
Ferramenta de videoconferência mais conhecida por aqueles que usam esse recurso – tanto no trabalho, como na vida pessoal -, estando disponível para todos os dispositivos. A versão gratuita possibilita até 20 usuários, enquanto a premium permite até 250 usuários.
É uma ferramenta voltada para a comunicação empresarial, que tem formato de um escritório virtual. Funciona para conversas entre dois membros ou em grupos, facilitando a comunicação entre os funcionários.
- Dropbox
Sabe aqueles arquivos que são muito pesados para serem compartilhados por e-mail? Então, o Dropbox faz esse compartilhamento de pastas, permitindo que os arquivos sejam sincronizados, e permitindo à todos o acesso.
Permite fazer videoconferências tanto com duas pessoas, quanto com 500, também sendo possível a realização de webinars com até 10 mil participantes. É uma ferramenta completa, pois além de tudo isso, também possibilita o compartilhamento de arquivos e textos.
Um serviço muito conhecido para aqueles que precisam de armazenamento na nuvem. É uma ferramenta muito útil já que não precisa de HD externo ou pen drives para armazenar arquivos, foto, vídeos e textos, além de ser possível o compartilhamento dessas pastas para outros usuários.
Curtiu o post? Deixe nos comentários se você está usando alguma dessas ferramentas no seu Home Office ou se ainda não conhecia alguma delas!
Deixe o seu comentário!