faceboook

Você sabe o que é banco de dados?

Fundamental para qualquer empresa ou negócio no mundo digital, o banco de dados ainda é um assunto desconhecido por muitos. Descubra o que é!

Autor: Redação Impacta

Você sabe o que é banco de dados? Bom, saiba que bancos de dados são a estrutura responsável pela evolução do armazenamento de informações nas últimas décadas.

Com a criação dos bancos de dados, tornou-se possível armazenar quantidades antes inimagináveis de informação em espaços muito pequenos. A existência da própria internet, por exemplo, depende dessa armazenagem em massa.

Mas você imagina como isso funciona? Saberia, por exemplo, como escolher um curso sobre o assunto, caso queira se aprofundar no tema? Aproveite então e confira o que é banco de dados e suas aplicações no dia a dia:

A necessidade de criação do modelo banco de dados

Até os anos 1950, as pessoas utilizavam apenas os arquivos físicos para realizarem os armazenamentos de dados, por meio de papéis.

A tendência é que virassem verdadeiras pilhas de papeletas ao longo do tempo, que eram colocadas em pastas, ficando disponíveis em armários.

Essa forma de armazenamento é a mais simples de todas e existe até hoje. Escritórios de advocacia pequenos e cartórios mais antigos costumam fazer esse procedimento.

Mas, em locais em que há necessidade de armazenamento em massa ou que se exija rapidez para analisar os dados, a opção é sempre pelas tecnologias mais avançadas.

Veja como elas se desenvolveram:

A evolução do modelo

As novas abordagens permitiram que grandes quantidades de dados fossem acessadas rapidamente e que fosse possível criar relações entre os registros.

Hoje, por exemplo, um departamento de RH que adota as soluções corretas de análise de dados consegue saber todas as informações profissionais de quem trabalha na empresa. Até mesmo se o colaborador está procurando emprego em outro lugar.

Se um funcionário falta com recorrência na segunda-feira, isso pode indicar que está procurando novo emprego, já que é um típico dia para entrega de currículo.

E essa análise comportamental tornou-se viável nos dias de hoje, graças aos bancos de dados.

Com isso, é possível o RH tomar as providências para manter o colaborador na empresa – o que seria completamente inviável nos padrões com planilhas físicas. Ainda mais em um universo com milhares de funcionários, como em uma multinacional.

Viu como é eficiente? Aproveite para descobrir como funciona:

Entenda o que é banco de dados em sua estrutura básica

A estrutura dos bancos de dados foi criada na década de 1960 e é utilizada até hoje. Confira como é sua arquitetura básica:

  • Base de dados. Essa é a razão de existência do banco de dados. Consiste em todos os arquivos que serão armazenados no sistema;
  • Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD). É o sistema que irá permitir que os dados sejam acessados da forma correta. Existem inclusive algumas certificações sobre as ferramentas disponíveis no mercado;
  • Linguagem de exploração. É o meio que permitirá que o usuário modifique e trate os dados dentro do sistema. O MySql é um exemplo;
  • Programas extras. Nesse item são incluídos todos os programas que não se vinculam de forma direta aos dados. O sistema de gerenciamento de usuários é um desses recursos.

Gostou de saber a estrutura básica? Esse é só o começo:

Aprenda o que é um banco de dados

Como aprender mais sobre bancos de dados?

Começar em programação e desenvolvimento é uma tarefa para poucos, dá bastante trabalho. É algo que exige esforço e dedicação. E durante o caminho de aprendizado sempre aparecem vários meios para crescer profissionalmente.

E uma das formas que agiliza o desenvolvimento de um profissional é se qualificando.

Por isso, é fundamental escolher os melhores cursos. De preferência aqueles que entregam mais conhecimento em tempo reduzido e com menos investimento financeiro.

Mas, mesmo sendo um caminho de muito estudo, é algo que hoje está bastante acessível. O importante é persistir sempre e nunca deixar de estudar. Ainda mais para se entender o que é banco de dados, que é um assunto complexo e que se sempre renova.

Gostou? Aproveite então se siga nas redes sociais para não perder nenhuma das nossas novidades!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!