faceboook

Computação na Nuvem: A tecnologia cloud e suas funcionalidades

Autor: Redação Impacta

É cada vez mais claro que Cloud Computing é uma tecnologia que veio para ficar, mesmo que alguns ainda desconfiem de sua funcionalidade.

Com a demanda crescendo rapidamente – jogos e vídeos de resolução alta em aparelhos cada vez menores, por exemplo – nossa dependência de sistemas de armazenamento e processamento remotos só crescerá.

Como pode ser um tanto problemático confiar em uma tecnologia sem entender completamente o seu funcionamento, o tema que vamos abordar hoje é “o que é cloud” realmente. Confira:

O que é Cloud computing

O que é Cloud Computing?

Primeiramente, é importante compreender que “cloud”, ou “nuvem”, nada mais é do que uma metáfora para várias redes de dados, normalmente localizadas longe e acessadas via internet, não tendo nada a ver, apesar do nome, com a estratosfera – e não, não é afetada por tempestades como a crença popular pode sugerir.

A metáfora denota grandes sistemas que estão distantes demais para haver interação física, mas que ainda assim nos afetam.

Se essa definição faz cloud parecer algo enorme, é porque realmente é. Existe uma grande variedade de serviços possíveis graças à essa tecnologia.

Os três tipos mais úteis para consumidores e negócios são Infrastructure as a Service, Platform as a Service e Software as a Service. Vamos falar um pouco mais sobre cada uma delas:

Infrastructure as a Service (IaaS)

Esse é a base da tecnologia de cloud e inclui infraestrutura física como servidores, discos de armazenamento e instalações.

Empresas se beneficiam de serviços pagos de acordo com o uso, armazenamento personalizado e hospedagem online, que podem ser aumentados ou diminuídos de acordo com as suas necessidades.

Platform as a Service (PaaS)

Sendo a “camada do meio” da tecnologia, ela é responsável pelo sistema operacional que faz os aplicativos funcionarem.

A operadora fornece a linguagem de programação e o servidor web, o que permite aos desenvolvedores criar e aplicar suas próprias soluções de software.

Software as a Service (SaaS)

No topo da cloud encontramos as aplicações de software desenvolvidas especificamente para a internet.

Normalmente o consumidor paga uma taxa mensal ou anual para utilizar certo software na nuvem (ao contrário do software tradicional, que exige um pagamento adiantado para uso perpétuo).

Como os custos variam de acordo com o número de usuários, empresas podem facilmente adicionar ou retirar usuários sem ter que modificar ou reorganizar suas plataformas e infraestrutura.

Essa abordagem de pronta-entrega permite ajustes mais rápidos e eficientes. Para o usuário comum de computadores, as ofertas mais importantes do SaaS são os serviços de armazenamento, que permitem hospedagem, compartilhamento e backup remoto de arquivos.

Para aprender e explorar a tecnologia cloud é importante entender o seu significado nas perspectivas técnica e de negócios, bem como seu funcionamento e administração. 

Deixe seu comentário!

1 Comentário

    Deixe o seu comentário!

    Não perca nenhum post!