faceboook

Vale investir em um software na nuvem?

Ao invés de instalar programas no seu computador de trabalho você pode ter aplicativos ou um software na nuvem. Conheça aqui as vantagens!

Autor: Redação Impacta

Você já deve ter ouvido falar em computação na nuvem, não é mesmo? Esse conceito vem tomando espaço nos últimos anos e, principalmente na área empresarial, ganhou uma enorme importância.

Dentre suas diversas aplicações, uma das principais é a utilização de software na nuvem.

Em vez de instalar programas em cada máquina da sua empresa, por exemplo, seria possível utilizar este software ou aplicativo rodando na nuvem.

Mas será que vale a pena investir em um software na nuvem?

Veja as vantagens deste tipo de recurso no artigo de hoje:

Trabalhar com software na nuvem pode trazer diversos benefícios

Centralização das informações

Por meio de um software de gestão na nuvem, fica mais fácil ter as informações de cada departamento ao alcance de todos os gestores.

Se antes, por exemplo, você dependia de receber um e-mail de um departamento com determinado relatório, agora todos os membros que possuem acesso ao software podem acessar cada documento essencial, até mesmo longe do escritório (em caso de emergência ou de funcionários que estejam viajando ou que trabalhem em esquema home-office).

Assim, caso seja necessário, qualquer documento importante para o trabalho (relatórios, apresentações, planilhas, listas, contatos, dados essenciais, etc.) estará acessível para todos, centralizado em um mesmo lugar.

Backup imediato

Até mesmo em casos pessoais você já deve ter passado pela situação de perder informações importantes devido a um problema com o seu computador como, por exemplo, um HD queimado. Isso no ambiente empresarial pode gerar graves problemas, principalmente com a possibilidade de perder dados essenciais.

Os softwares na nuvem podem funcionar como uma espécie de backup imediato, sem a necessidade de ter que selecionar os arquivos e colocá-los na rede. Em caso de um desastre tecnológico, é possível reaver todos os documentos necessários imediatamente.

Fluidez nos processos

Como falamos anteriormente, o software na nuvem gera uma centralização dos dados. Isso faz com que os processos empresariais sejam mais fluídos.
Um exemplo: para produzir um relatório para o setor de marketing, é necessário os dados do número de clientes em determinado período. O departamento que possui essas informações é o setor de vendas. Em um processo não-centralizado de informações, o gestor de marketing teria que solicitar esses dados para o responsável pelo setor de vendas.

O primeiro terá que esperar que o segundo tenha acessado o e-mail, para que este envie a planilha com essas informações. Caso ainda não tenha estes dados finalizados, o departamento de marketing terá que esperar a conclusão da planilha, ainda que dados preliminares sejam suficientes para a produção do seu relatório.

Com a utilização do software na nuvem, o departamento de marketing poderá ter acesso aos dados preliminares em tempo real, enquanto o responsável pelo departamento de vendas está elaborando a planilha. Isso torna os processos empresariais mais fluidos.

Segurança dos dados

Dados em discos físicos estão mais suscetíveis a vírus e cavalos de troia, que podem corromper os arquivos ou roubar dados sigilosos. Apesar de muitas pessoas acreditarem que dados na rede estejam mais vulneráveis, esses softwares possuem mecanismos de criptografia, que aumentam a segurança dos dados.

Facilidade na gestão empresarial

O fácil acesso de informações por parte do gestor principal facilita não só a obtenção de informações, mas também a tomada de decisões.

Com todos os dados a seu dispor em tempo real, ele tem a possibilidade de encontrar falhas mais rapidamente, descobrir pontos fortes que devem ser potencializados, ter novas ideias para o negócio e, além disso, utilizar ferramentas de Business Intelligence (BI) para ter uma análise mais precisa da situação da sua empresa.

Viu como é extremamente vantajoso para a sua empresa optar pelo uso de software na nuvem? Continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre tecnologia e como ela pode ajudar em seu trabalho e deixe sua opinião nos comentários!

Conheça os melhores cursos de Tecnologia, Gestão e Design do mercado e prepara-se com o que há de mais moderno no mercado!

1 Comentário

    Deixe o seu comentário!

    Não perca nenhum post!