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Conheça algumas fórmulas do Excel que vão facilitar a sua vida

Muitas pessoas pensam que ele é uma ferramenta complexa, mas algumas fórmulas do Excel podem facilitar e muito a sua vida. Conheça algumas!

Autor: Redação Impacta

Não é um exagero dizer que o Excel é um dos programas mais temidos do pacote Office. Muitos o consideram muito complicado, com suas diversas fórmulas e funções, no entanto, ele pode ser de grande ajuda para a gestão empresarial ou pessoal, uma vez que automatiza muitas tarefas que teriam que ser executadas manualmente.

Que tal desvendar um pouco os segredos para fazer planilhas cada vez melhores?

Confira agora algumas fórmulas do Excel que vão facilitar a sua vida:

=Soma( )

A função de somatório faz parte das fórmulas básicas que você precisa saber para economizar seu tempo. Ela pode ser utilizada das mais diversas formas:

  • Você pode escolher um intervalo de células para somar todos os valores contidos nelas, por exemplo =Soma(A1:A50). Nesse caso, você somará todos os valores contidos nessas células.
  • Ou então, é possível selecionar valores de diversas células sem um intervalo contínuo, como =Soma(A1;B12;C70). Nesse caso, você poderá também pressionar “ctrl” e selecionar com o mouse todas as células que você deseja somar.

Conheça as principais fórmulas do Excel

=Somase e =Somases

Com essas funções você poderá impor condições para selecionar os valores do intervalo desejado. Assim, por exemplo, você pode somar somente os números pares, como em =soma(A1:A150; par) ou, então, de acordo com intervalos numéricos, por exemplo, =Somase(A1:A150; =>100).

Com o =somases, você pode acrescentar diversas condições para a seleção. Por exemplo, na fórmula =Somases(A1:A150; >=50; par), você impõe duas condições: o número deve ser maior que 50 e ainda ser par.

=Se

Essa função é essencial nas tarefas administrativas. Por exemplo, você fez um programa de incentivo de vendas na empresa. Eles ganharão um bônus caso tenham ultrapassado R$ 10.000,00 em vendas.

Você pode usar o Excel para facilitar o seu trabalho:

  • Na coluna 1, insira o nome dos funcionários;
  • Na coluna 2, os saldos de vendas;
  • Na coluna 3, quais são elegíveis e quais não.

Então, na terceira coluna, você pode utilizar a fórmula =se da seguinte forma:

  • Insira a fórmula =se(
  • Depois, selecione as células para análise mais a condição =se(B1:B50>=10.000, por exemplo;
  • Coloque a denominação do valor verdadeiro entre aspas, após separar por ponto-e-vírgula. No caso, a denominação do valor verdadeiro é “elegível” (você pode substituir por qualquer nome como “aprovado”, “promovido”, etc.). Ficaria, portanto, do seguinte modo: =se(B1:B50>=10.000;”elegível”;
  • Por fim, adicione a denominação dos valores falsos e feche os parênteses: =Se(B1:50>=10.000;”elegível”; “não elegível”)

Dessa forma, na terceira coluna, você terá todos os funcionários que podem ou não ganhar o bônus.

=Cont.se

Vamos continuar com o exemplo anterior. Agora, você deseja ver se o seu programa de incentivo foi um sucesso. Assim, você precisará saber quantos funcionários atingiram a meta e quantos não.

Então, você utilizará a fórmula de contagem, que diz quantas células em um intervalo atingiram a condição imposta. A fórmula é construída da seguinte maneira:

  • Insira a função e o intervalo de células. Por exemplo, =cont.se(C1:C50
  • Então, insira a condição após separar por ponto-e-vírgula: =cont.se(C1:C50; “elegível”).

Essa ferramenta foi desenvolvida para solucionar os problemas diários que temos ao lidar com dados! Dominando essas fórmulas do Excel, você executará tarefas administrativas e organizacionais com maior facilidade.

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