faceboook

Confira o que é CGI e como ele é utilizado no filme X-men – Apocalypse

O filme X-men - Apocalypse chega hoje aos cinemas brasileiros repleto de efeitos especiais. Descubra o que é CGI e como ele foi usado no filme.

Autor: Redação Impacta

O filme X-men – Apocalypse chega hoje aos cinemas brasileiros, fechando a trilogia dirigida por Bryan Singer. Como em muitas produções hollywoodianas atuais, o longa da Fox está repleto de efeitos especiais criados com o chamado CGI, criando algumas cenas espetaculares e adoradas pelos fãs e outras criticadas pela irrealidade ou artificialidade.

Está sem tempo para ler o conteúdo agora? Escute o áudio abaixo:

Adorado por uns e odiado por outros, o fato é que o uso de computação gráfica está presente na grande maioria dos filmes, animações e jogos de hoje em dia.

Mas você sabe o que é o CGI?

CGI é uma sigla inglesa para Computer Graphic Imagery (algo como imagens geradas por computador em português). Trata-se da técnica de gerar imagens e efeitos especiais através de computadores e softwares de criação.

Um dos primeiros setores que se interessaram pelo uso da computação gráfica para criar desenhos e estruturas com profundidade foi o de automobilismo e aeroespacial, fazendo surgir a tecnologia CAD. Com o passar do tempo, surgiram as ferramentas e softwares mais avançados, como o AutoCAD, com funções de linguagem gráfica e técnicas de 3D.

Com o avanço da tecnologia e a criação de novos programas e linguagens, o CGI passou a ser utilizado no cinema com o objetivo de criar cenas e efeitos visuais cada vez mais espetaculares e complexas. Um dos primeiros a usar essa técnica nas telonas foi George Lucas em Star Wars – Uma Nova Esperança, de 1977.

Hoje em dia, as versões mais atualizadas de programas de criação facilitam o trabalho de especialistas e empresas de efeitos especiais. Uma das ferramentas mais utilizadas na criação desses efeitos é o After Effects em combinação com o Premiere Pro. Os softwares inclusive foram utilizados no filme Deadpool – veja aqui.

O CGI em X-men

O que é CGI? Conheça a técnica usada para criar efeitos especiais

No mais recente filme da franquia X-men, os efeitos especiais foram criados pelas empresas  MPC, Digital Domain, Cinesite, Hydraulx e Rising Sun Pictures, trabalhando em grandes cenas de ação, explosões e nos incríveis poderes dos mutantes.

Como nem tudo é perfeito, inclusive na criação de efeitos especiais e visuais, muitos fãs também criticaram o visual do vilão Apocalypse que uniu maquiagem e computação gráfica e não gostaram de algumas cenas consideradas artificiais.

A Rising Sun também atuou na criação de efeitos no filme anterior da saga, o X-men – dias de um futuro esquecido, sendo responsável por uma das cenas mais incríveis feitas com CGI. Veja no vídeo abaixo como foram criados os efeitos na cena:

 

Os melhores cursos para você se preparar e atuar na criação de efeitos especiais

Que tal dominar as melhores ferramentas para criação de efeitos especiais em vídeo?

Agora que você sabe o que é CGI, que tal aprender tudo sobre as ferramentas usadas em computação gráfica? A Impacta é parceira oficial Adobe e oferece os melhores cursos do mercado em After Effects, Premiere Pro e muito mais.  Além disso, também é centro autorizado da AutoDesk, contando com cursos AutoCAD, Maya e 3DS Max.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!