faceboook

Quais as vantagens de ser um profissional com certificação?

Você sabe quais são as vantagens de ser um profissional com certificação? Conheça os benefícios de fazer um curso e ter um certificado no seu currículo:(...)

Autor: Redação Impacta

Renato é um funcionário que faz toda a diferença dentro da rotina da empresa em que atua. Além de ter um bom relacionamento interpessoal e de dominar as técnicas de sua função, ele traz em sua bagagem cultural um requisito muito valorizado pelos gestores: cursos de certificação profissional.

E não foram poucos concluídos nos últimos anos. Formações conquistadas após estudos apurados que contribuíram para 2 promoções em um intervalo de 5 anos.

Além disso, Renato é constantemente assediado por outras empresas e já conta com um portfólio que o diferencia de muitos outros profissionais. Sem contar a qualidade do serviço e confiança obtida graças aos seus conhecimentos teóricos e práticos.

E ele não teria atingido o auge de sua carreira se não fossem os cursos de certificação. A pergunta é: você sabe a importância desse tipo de aperfeiçoamento profissional? É o que vamos explicar neste post. Leia:

As vantagens de uma certificação

Conheça algumas das vantagens de ser um profissional com certiticação

Atualização constante

Além de contribuir para a devida preparação dos colaboradores com foco na melhoria da qualidade dos serviços prestados no dia a dia, as certificações têm outra vantagem de suma importância: a constante atualização.

Afinal, os cursos trazem sempre novos conhecimentos por meio de teorias e práticas mais modernas, de acordo com a realidade do mercado e do tipo de função.

Quem busca certificações, como o Renato, precisa, inevitavelmente, estudar para obter boas avaliações nos testes aplicados ao longo dos cursos ou no momento da conclusão, antes da obtenção do diploma.

Currículo cobiçado

O profissional que tem certificações se destaca nos processos seletivos. Seja para conseguir um emprego melhor ou retornar ao mercado de trabalho, essa capacitação assegurada se torna um diferencial para bater a concorrência.

Hoje, o diploma de curso superior e o inglês fluente já não garantem mais uma boa colocação dentro de inúmeras corporações, que se tornam cada mais exigentes quanto à qualidade dos serviços por seus colaboradores.

Ter conhecimento prático das tecnologias utilizadas em diferentes profissões faz com que a empresa valorize mais os profissionais credenciados e com domínio dos conteúdos. E a certificação dos funcionários contribuem até mesmo para as avaliações internacionais a que muitas empresas são submetidas.

Capacitação e produtividade

Depois de concluir uma certificação, é comum que os profissionais aumentem a produtividade não só em razão dos novos conhecimentos ou da reciclagem, como também pelo fato de a satisfação pessoal estar diretamente relacionada à sensação de evolução.

Os cursos trazem mais estímulo, motivando os colaboradores, o que acaba impactando nos processos produtivos. Afinal, a autoestima aumenta e faz com que a pessoa trabalhe com mais otimismo e se empenhe para obter futuras conquistas, como uma promoção ou até mesmo a vitória sobre um desafio enfrentado pela empresa.

Desenvolvimento profissional acelerado

O sonho de muitos trabalhadores é chegar ao topo da carreira, liderando equipes e se tornando exemplo para os colegas dentro do ambiente da corporação.

Como não é fácil avançar em todos os estágios de uma ascensão profissional, a obtenção de certificações se revela como grande aliada para evoluir na carreira.

Ou seja, quem se certifica vai muito além da simples atualização, pois acaba aumentando as possibilidades dentro de um menor espaço de tempo em comparação aos colaboradores que se mantêm na zona de conforto.

Melhoria de imagem

Gestores não estão apenas de olho nos rendimentos diários dos integrantes de seu time. As avaliações levam em conta tanto a produtividade quanto o interesse dos profissionais para treinamentos e capacitações ao longo de um ano.

Por isso, a certificação acaba sendo um fator que melhora a perceptividade da empresa em relação ao funcionário, pois reforça a imagem de que o profissional quer crescer e está disposto a enfrentar desafios na busca pela excelência no desempenho das atribuições que lhe são conferidas.

E mais: promoções normalmente chegam em momentos inesperados, de forma que é melhor estar preparado para aproveitar a oportunidade quando ela bater em sua porta.

Maior credibilidade no mercado

As empresas que investem em certificações — corporativas ou dos seus funcionários — conquistam maior credibilidade no mercado e são melhor avaliadas por clientes e fornecedores.

Como os cursos são uma garantia de conhecimento aprofundado, haverá progresso também quanto à qualidade dos serviços, colocando a empresa em vantagem em comparação aos concorrentes e auxiliando na conquista de mais espaço dentro do campo de atuação.

Além disso, na hora de fechar determinados contratos, companhias que têm colaboradores certificados em seu quadro de profissionais tendem a ter mais vantagem competitiva nas concorrências públicas ou privadas.

Agora que você ficou por dentro das principais vantagens de ser um profissional com certificação, que tal conhecer 3 certificações muito requisitadas no mercado? Interessado? Então, continue lendo!

Os cursos e certificações mais requisitados

Certificação Exin Foundation

Voltado para pessoas que atuam na área de desenvolvimento de softwares, este curso é um preparatório para a certificação Exin Foundation.

Com um conteúdo aprovado internacionalmente, o curso apresenta as práticas Scrum e metodologia Agile, atualmente muito valorizadas pelo mercado das empresas de tecnologia da informação.

Certificação PMP V5

Uma das mais reconhecidas certificações na área de projetos, a Project Management Professional (PMP) é muito desejada pelos profissionais que atuam com gerenciamentos. Seu conteúdo trata de temas como a integração de equipes e a busca por melhores resultados nos times de projetos.

Muito valorizada pelas empresas, esta certificação é um passo importante de todo profissional que busca reconhecimento e novas conquistas no mercado de trabalho.

Um investimento que vale a pena

De uma maneira geral, obter as diferentes certificações existentes hoje é um investimento com retorno garantido.

Afinal, tudo o que se aprende é válido e poderá ser o começo de muitas conquistas dentro do seu campo de atuação, pois o sucesso é construído por meio de pequenas ações ao longo de um bom período de tempo. Ou seja, não deixe as oportunidades escaparem!

Confira ainda o e-Book Gratuito: Como ser promovido? Guia Básico da especialização profissional!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!