faceboook

Você sabe o que são as maratonas de hackathon? Entenda neste post!

Para alcançar o sucesso no mercado da tecnologia, o diploma de faculdade pode não ser suficiente. Às vezes, é preciso ir além e fazer outros cursos, (...)

Autor: Rogério Ramalho

Para alcançar o sucesso no mercado da tecnologia, o diploma de faculdade pode não ser suficiente. Às vezes, é preciso ir além e fazer outros cursos, conhecer profissionais da área, se atualizar e participar de eventos. Nesse contexto, vale destacar as maratonas hackathon — você já ouviu falar delas?
Como esse é um tema muito relevante, preparamos este artigo a fim de comentá-lo. Ao longo do texto, explicaremos o que são, como funcionam, quando acontecem e qual é a importância delas para o setor. Boa leitura!

O que são as maratonas hackathon?

Em termos bem resumidos, hackathon nada mais é do que uma maratona de programação. A palavra, aliás, surgiu da união de dois vocábulos ingleses: hack, que significa programar com excelência, e marathon, cuja tradução para o português é “maratona”.
Essas maratonas são eventos que reúnem profissionais dos mais diversos âmbitos do desenvolvimento de softwares, como programadores e designers. O objetivo é criar um software ou uma solução de acordo com os requisitos e finalidades propostos. Sua duração varia bastante — vai de um dia a uma semana, geralmente.
Nelas, os participantes têm a oportunidade de aprender muito e ficar por dentro das últimas novidades ligadas à tecnologia. Além disso, trata-se de um momento propício para fazer networking e cultivar contatos que podem ser importantes para a carreira. Ou seja, as hackathons são capazes de proporcionar atualização, conhecimento prático e conexões profissionais.
Mais do que integrar um projeto colaborativo em ambiente específico de programação, os participantes de maior destaque concorrem a prêmios e têm a chance de mostrar seu trabalho para grandes nomes da área.

Como as maratonas hackathon funcionam?

Agora que você já sabe o que são essas maratonas, é hora de entender como elas funcionam e por quais razões são tão procuradas por profissionais da tecnologia da informação.
Na maioria desses eventos, a principal meta é desenvolver, de maneira coletiva, um aplicativo ou software útil no menor tempo possível. Dependendo da situação, requisitos e condições especiais podem ser aplicados como detalhes responsáveis por guiar as atividades.
O conceito de maratona não é utilizado à toa, uma vez que a velocidade desponta como um fator muito importante — vários hackathons acontecem ao longo de um único final de semana.
Habitualmente, são organizadas por empresas de tecnologia, mas o poder público também vem aderindo ao conceito. O intuito é gerar ideias que podem ser aproveitadas futuramente e resolver problemas específicos, que são apresentados no próprio evento.

Para que servem e quando acontecem?

Além de contribuírem para o desenvolvimento da carreira e serem uma fonte de inspiração para inovar e crescer, elas também cumprem o importante papel de aproximar lideranças, organizações e profissionais.
Para aqueles que trabalham com tecnologia, os hackathons representam uma ótima chance de desenvolver conexões duradouras, que podem render excelentes frutos. Para os gestores, trata-se de uma ocasião perfeita para entrar em contato com segmentos variados, elaborar parcerias e apresentar a empresa para outros players do mercado.
Portanto, como são aceleradoras de ideias, essas maratonas servem para encontrar soluções que atendem tanto a esfera pública quanto a privada — mesmo quem não é tão ligado à tecnologia pode tirar valiosas lições de um evento deste tipo.
A boa notícia é que eles acontecem durante o ano todo e, como dissemos, podem ser organizados por corporações diversas, com diferentes finalidades. É mais fácil encontrá-los nas capitais e nas grandes cidades, mas, aos poucos, eles também vão chegando aos interiores dos estados. Para saber mais, fique de olho nas ações de divulgação e nos influenciadores da área.

Quais são os benefícios de participar de hackathons?

Já mencionamos algumas dessas vantagens, mas que tal entender melhor os principais benefícios proporcionados por um hackathon? Veja!

Possibilita conhecer novas tecnologias

Você já se imaginou experimentando novos recursos e funcionalidades por um longo período, em primeira mão? Nas maratonas, isso é perfeitamente possível. A melhor parte da história é que você não precisa ser programador para tirar proveito disso.
Na hora de montar as equipes, inclusive, é interessante que os times sejam heterogêneos, isto é, formados por profissionais com experiências e carreiras variadas. Assim, é viável explorar diferentes pontos de vista e experimentar novas tecnologias a partir de perspectivas distintas — a criatividade agradece!

Aumenta a rede de contatos

Apesar de já termos batido nessa tecla algumas vezes, é válido ressaltá-la. Acredite: o contato com outros profissionais tende a trazer um aprendizado incrível para a sua carreira. Você já imaginou o quão enriquecedor seria programar ao lado de um desenvolvedor que já passou por várias empresas?
Conhecer novas abordagens e aprender outras técnicas é uma realidade viabilizada pelo networking, além, é claro, de cultivar laços que podem trazer oportunidades futuras. De quebra, há a possibilidade de construir amizades para o resto da vida.

Estimula o trabalho em equipe

Convivemos com a impressão de que programadores vivem fechados em suas salas e cuidam sozinhos de projetos gigantescos. Nas maratonas, a ideia é desfazer esse mito: trata-se de um espaço aberto para a inovação, no qual você aprenderá a importância do trabalho em equipe.
Lembre-se de que, por melhores que sejam suas ideias, nada impede que os pensamentos de outros profissionais possam aprimorá-las. Como se não bastasse, você ainda desenvolverá suas habilidades comunicacionais e ampliará sua visão a respeito de outras áreas e teorias.

Promove o aprendizado

É fato que você pode aprender bastante se ficar em casa testando códigos de programação. No entanto, será que isso é tão produtivo e estimulante quanto estar em um ambiente recheado de inovação, trabalhar com os melhores e concorrer a uma premiação?
Como se trata de um desafio — fazer algo bom no menor tempo possível —, você receberá a nobre missão de testar seus limites. Essa busca pela superação fará com que você aprenda muito mais do que qualquer teoria ou prática solitária.
Enfim, as maratonas de hackathon são eventos extremamente importantes para quem trabalha com tecnologia. Se você ainda não participou de nenhum evento desse tipo, considere se inscrever em um assim que puder!
E aí, gostou do artigo? Se quiser ficar por dentro das novidades, assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!