faceboook

Você está se preparando para a Internet das Coisas?

Todos nós já escutamos sobre casas e eletrodomésticos inteligentes. Isso vem diretamente da Internet das Coisas, mas você já está se preparando?(...)

Autor: Redação Impacta

No dia 17 de maio é comemorado o Dia Mundial da Sociedade da Informação, conhecido popularmente como Dia Mundial da Internet. Aproveitando a data, que foi instituída para incentivar a inclusão digital, queremos saber: você está preparado para o futuro da internet?

Várias áreas de TI passam por evolução constante e precisam estar preparados para a era da Internet das coisas. Conheça um pouco mais:

Todos nós já escutamos sobre as casas inteligentes. Aquelas que detectam quando chegamos, ligam o som no artista preferido, acendem as luzes e já preparam seu café. A tecnologia envolvida nessa história vem diretamente da Internet da Coisas.

Mas, além do uso doméstico, você já parou para pensar no impacto dessa mudança nas empresas? Então, confira o nosso post de hoje e veja como a Internet das Coisas pode impactar – e muito – o mundo dos negócios e como se preparar para ela!

Novas oportunidade de negócios com a Internet das coisas

A Internet das Coisas permitirá novos ramos de negócios aflorarem no mercado. Veremos empresas que se especializarão na criação de frameworks, o suporte entre o produto e o aplicativo que o conecta na rede. Como a possibilidade de produtos são quase infinitas, cada um precisará de uma framework específica, ou seja, o mercado será imenso. Por isso veremos diversas empresas se especializarem nesse novo ramo.

Internet das Coisas apresenta novas oportunidades de mercado

Operações inteligentes e eficientes

Um dos pontos chaves desse conjunto de inovações tecnológicas é a quantidade de informação que as pessoas geram. Como quase tudo estará conectado na internet, nós produziremos dados constantes sobre diversos pontos de nossas vidas. Quantas vezes usamos tal aparelho ou quais os tipos de alimentos que estamos consumimos, por exemplo.

Toda essa informação produzida pode ser analisada e aplicada diretamente nas empresas. Assim, elas saberão exatamente o que fazer para agradar melhor o seu cliente, podendo agilizar a resposta às suas necessidades.

Estar conectado com seu cliente permite às empresas serem mais assertivas nas suas decisões. Como a velocidade das informações estará muito maior, elas conseguirão diagnosticar problemas e assim agir sobre eles. Mudança de preço, logística e suporte, que antes levariam muito tempo de análise de dados e estudos, agora se tornam rápidas e eficientes para o empresário.

Esteja preparado para os dados

O potencial da Internet da Coisas gira em torno da quantidade de informação que pode ser gerada pelas pessoas. Mas para as empresas conseguirem ter acesso a esses dados, elas precisam captar esses dados e depois entendê-los.

Primeiro, as companhias precisarão desenvolver aplicativos e implantá-los em seus produtos para conseguir mensurar essas informações. Nos próximos anos, veremos produtos com sensores que identificam quanto tempo falta para manutenção do mesmo, outros que analisaram o gasto de energia, capacidade já utilizada, entre outros.

Segundo, além de ser capaz de captar os dados, é importante saber analisá-los. Por isso, veremos aplicativos capazes de analisar toda essa informação e fornecer soluções para as empresas agirem a tempo.

Antes víamos a Internet das Coisas como algo distante, como um futuro incerto, mas hoje é indiscutível sua presença na nossa vida. Com a velocidade das inovações tecnológicas, a tendência é vermos mudanças significativas nos próximos anos e por isso precisamos estar atentos a elas!

Gostou do que veremos nos próximos anos? Você concorda que a Internet das Coisas vai impactar o mundo dos negócios? Compartilhe suas experiências e opiniões nos comentários!

Prepare-se para o futuro da internet

Prepare-se para o futuro do TI com a Faculdade Impacta

Para estar preparado para o futuro da Tecnologia da Informação, você precisa de conhecimento e visão inovadora. A Faculdade Impacta tem cursos de graduação voltados para a formação de profissionais completos e inovadores nas áreas de TI e desenvolvimento como Análise e Desenvolvimento de Sintemas, que tem a 3 melhor nota de São Paulo, Sistemas de Informação  e Banco de Dados.

Os cursos de pós-graduação e MBA da Faculdade complementam sua formação, tornando-o um verdadeiro especialista e preparado para gestão e liderança. Conheça os cursos de Business com Big Data e Engenharia de Software.

Saiba mais:

2 Comentários

  1. Gostaria de cursar o curso de treinamento das coisas.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!