faceboook

Mudanças para Arquiteto de TI com a Internet das Coisas

O papel do arquiteto de TI é ver a empresa de forma global, trabalhando para agregar valor ao negócio. Saiba o que muda com a Internet das Coisas.

Autor: Redação Impacta

O papel fundamental do arquiteto de TI é enxergar a empresa de forma global, desenvolvendo topologias que consigam agregar valor ao negócio, com o máximo de eficiência e o mínimo de custos. Ele é um dos principais líderes da inovação e do alcance de soluções sistêmicas para levar a empresa ao futuro.

Diante dessa imensa responsabilidade, a Internet das Coisas certamente será um dos grandes aliados desse profissional nos próximos anos e quem não souber tirar vantagem desse novo conceito certamente ficará para trás!

Veja como a Internet das Coisas vai transformar o trabalho do arquiteto de TI!

Internet das Coisas: a interligação máxima entre mundo físico e virtual

Uma realidade em que todos os objetos de nosso cotidiano estão interligados pela internet. Veículos inteligentes que se comunicam com sua residência, geladeira que te avisa sobre a necessidade de ir ao supermercado, roupas que aquecem ou esfriam em seu corpo de forma automática, de acordo com a temperatura ambiente, etc.

Nem nos mais criativos blockbusters de Spielberg poderíamos imaginar esse novo capítulo na história da internet. Entretanto, ele está próximo e o arquiteto de TI será o profissional mais importante na viabilização dessa perspectiva.

Arquiteto de TI: o maestro da revolução digital

Um levantamento recente da consultoria Gartner aponta que, ainda em 2015, 4,9 bilhões de coisas estarão conectadas, um aumento de cerca de 30% em relação ao ano anterior.

Será o arquiteto de TI o responsável por compreender esse processo de transformação e como os seres humanos podem tirar proveito desse movimento sem precedentes na história da humanidade. A partir desse diagnóstico, será ele quem deverá organizar topologias que integrem plenamente objetos e utensílios ao universo digital.

Descubra mais sobre a importância da segurança da informação na nova Era da Internet das Coisas aqui!

Organização do sistema

Mas muito além da descoberta de vinculação entre os objetos, o arquiteto de TI será responsável por organizar o universo de dispositivos, servidores e ativos de rede que surgirão em decorrência do oceano de objetos que serão conectados.
Sem a presença desse profissional, o caos mais absoluto se instalaria no universo virtual, comprometendo o fluxo de dados e armazenamento de informações em todo o planeta.

Além dessas questões, lidar com grande volume dados e estabelecer novos paradigmas em centrais de processamento será uma outra missão do arquiteto de TI.

Ele será o profissional responsável por coordenar, muito possivelmente, o desenvolvimento de múltiplos data centers descentralizados, a fim de abrigar a imensa quantidade de bytes trafegados na rede, colocando em desuso a atual tendência da adoção de aplicações centralizadoras.

Uma outra tarefa possível de ser encarregada a esse profissional é a elaboração de estratégias que desloquem a camada de aplicação para o roteador, integrando rede e inteligência lógica, algo que evitaria sobrecargas na rede.

Esse é apenas um possível caminho para solucionar o dilema da limitação da largura de banda larga, a partir do desenvolvimento de projetos ligados à Internet das Coisas.

Fica claro, portanto, que o desafio que está à espera o arquiteto de TI é imenso, assim como as possibilidades de valorização no mercado!

Prepare-se para o futuro do TI

Prepare-se para o futuro do TI com a Faculdade Impacta

Para estar preparado para o futuro da Tecnologia da Informação, você precisa de conhecimento e visão inovadora.

A Faculdade Impacta tem cursos de graduação voltados para a formação de profissionais completos e inovadores nas áreas de TI e desenvolvimento como Análise e Desenvolvimento de Sintemas, que tem a 3 melhor nota de São Paulo, e com o curso que te ensina de verdade a administrar os recursos de infraestrutura física e lógica de ambientes informatizados: Gestão da Tecnologia da Informação.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!