Você conhece o curso de Sistema de Informação? Confira o post!

A tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço em empresas dos mais diversos segmentos. Com a digitalização e a automação, a demanda por profissionais (...)

Autor: Redação Impacta

A tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço em empresas dos mais diversos segmentos: dos centros hospitalares à construção civil, passando por escolas e mercados automotivos. Com a digitalização e a automação, a demanda por profissionais de Tecnologia da Informação (TI) tem sido constante. Por isso, vale a pena conhecer o curso de Sistema de Informação.
A falta de profissionais capacitados faz com que muitas vagas em TI fiquem ociosas em todo o país. Atualmente, o setor emprega cerca de 845 mil pessoas, e a expectativa é que mais 350 mil novas vagas de trabalho sejam abertas até 2024.
Essas taxas mostram o quanto esses profissionais são valorizados. Afinal, eles são capazes de promover a organização e o progresso de empresas privadas e órgãos públicos. Continue a leitura e conheça mais sobre o curso de Sistema de Informação e suas possibilidades!

Como é o curso de Sistema de Informação?

O curso de Sistema de Informação tem duração de 4 anos e é ofertado na modalidade bacharelado. A graduação tem o objetivo de formar profissionais, empreendedores e pesquisadores focados na manutenção, criação e evolução dos sistemas computacionais de apoio às empresas de diversos portes e segmentos.
O perfil profissional é obtido por meio da capacidade de analisar e entender problemas reais e elaborar soluções práticas com o uso de tecnologias com bom custo-benefício. Já o caráter empreendedor é alcançado a partir da criação de soluções inovadoras e startups durante os 4 semestres finais do curso. 
O contínuo envolvimento dos alunos na solução de problemas estimula o perfil investigativo, não apenas como um pesquisador instintivo, mas, especialmente, como conhecedor de métodos e processos para a realização de pesquisas científicas.

Matriz curricular

O grande diferencial dessa graduação está na estrutura curricular. Nos 4 primeiros semestres, os alunos estudam teorias fundamentais para a carreira. Com isso, eles aprendem a analisar problemas e desenvolver soluções com o uso das tecnologias da informação. É por esse motivo que todos recebem, no meio da graduação, o diploma de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
No final do curso, os alunos aprendem a parte de inovação. Isso significa que eles utilizam os conhecimentos teóricos para criar serviços ou produtos disruptivos e revolucionários dentro de suas próprias startups.

Perfil do aluno

Gosto por tecnologia e afinidade com Matemática são características essenciais para o profissional de Sistema de Informação. Afinal, o desenvolvimento de sistemas e problemas requer capacidade de manipulação de algoritmos matemáticos, associados às novas tecnologias.
O curso é ideal para quem gosta de tecnologia e deseja atuar como agente transformador, tanto em empresas quanto na sociedade, por meio da utilização de tecnologias na solução de problemas. É importante adquirir conhecimentos em línguas estrangeiras, principalmente o inglês, pois grande parte das linguagens de programação estão nesse idioma.

Quais são as áreas de atuação do profissional formado em Sistema de Informação?

O mercado de trabalho para quem se forma no curso de Sistema de Informação está aquecido e em expansão em consequência do crescente acesso das pessoas às tecnologias, tanto no Brasil quanto fora dele. O profissional dessa área pode atuar em qualquer tipo de empresa, de organizações de saúde e bancos a órgãos públicos e de comércio eletrônico.
Confira algumas áreas em que você poderá atuar se optar por essa graduação.

Segurança da informação

Quem trabalha com segurança da informação tem como missão principal fazer a prevenção de possíveis invasões de cibercriminosos aos sistemas. Esse profissional deve estar sempre atualizado com relação às tecnologias disponíveis para ataques e roubo de dados.
Com isso, é possível oferecer soluções para prováveis riscos. O profissional trabalha diretamente com sistemas operacionais, bancos de dados, servidores e até equipamentos físicos. A demanda no mercado para esse segmento é alta e exige conhecimentos de protocolo TCP/IP, linguagens de programação, atualização de regras de firewalls, uso de ferramentas para monitoramento do tráfego de redes, entre outros.

Banco de dados

O profissional que administra bancos de dados é responsável por instalar, configurar e controlar esses sistemas. É função dele desenvolver ferramentas de banco de dados, garantir a segurança das informações, fazer testes de monitoramento, emitir relatórios de eficiência, realizar procedimentos de rotina de backup dos dados, entre outras.
Para atuar nessa área, é fundamental dominar ferramentas de banco de dados, modelador de dados, gerenciador de modelos e diagnósticos de estruturas.

E-commerce

O uso da internet para realizar transações comerciais e melhorar o relacionamento com clientes transformou o mundo dos negócios. Atualmente, a maioria das lojas físicas também tem uma versão online, na qual oferecem seus conteúdos ou produtos relacionados à marca.
Nesse cenário, o profissional graduado em Sistema de Informação que atua no comércio eletrônico é muito requisitado e tem funções importantes no desenvolvimento do e-commerce, de forma que as vendas aumentem e o site traga mais retorno para a empresa.

Programação e desenvolvimento de sistemas

A programação de computadores é uma área que faz com que máquinas automatizem tarefas, a fim de agilizar o processamento de dados. A área é extremamente ampla e vai desde a criação de jogos e atualização de softwares até a segurança de rede.
O programador é indispensável em muitos processos e deve ter um conhecimento geral. Depois, ele decide em quais linguagens vai se especializar, com foco em desenvolvimento e manutenção de sistemas. Entre as mais utilizadas, é possível destacar Python, Java, C, C++, PHP, JavaScript e Delphi.

Redes de computadores

Os profissionais que atuam na área de redes de computadores devem ser capazes de gerenciar as máquinas de uma empresa para que elas possam se comunicar e facilitar o fluxo de informações. É importante que eles mantenham a rede funcionando sem erros.
Outra função importante é desenvolver projetos para melhorar a conectividade dos sistemas. Quem deseja atuar nessa área deve dominar os conceitos de DNS, Cluster Setup, Performance, System Center, entre outros.
Para ser um bom profissional, é fundamental ingressar em um curso de Sistema de Informação de qualidade. Para isso, busque uma instituição de ensino com foco em tecnologia e reconhecida pelo mercado. Uma dica é buscar as avaliações do Ministério da Educação e analisar a infraestrutura e o corpo docente da faculdade.
Decidiu cursar Sistema de Informação? Então, não perca tempo! Entre em contato conosco e conheça o curso da Faculdade Impacta.
[rock-convert-pdf id=”3734″]

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!