faceboook

Você conhece as principais diferenças de um cabeamento óptico?

A velocidade na transmissão dos dados hoje em dia tem relação direta com o uso de cabeamento óptico. Conheça aqui as principais diferenças da fibra (...)

Autor: Redação Impacta

A velocidade na transmissão dos dados é um dos fatores que mais causou impacto sobre a maneira como indivíduos e empresas comunicam-se e compartilham informação hoje em dia. E isso tem relação direta com o fato do uso de cabos de fibra óptica vir tornando-se cada vez mais comum. Veja aqui como funcionam os cabeamentos ópticos.

É uma tecnologia vantajosa, tanto em termos de segurança quanto em termos de qualidade de transmissão de informações, e embora exijam um investimento financeiro maior na instalação, acabam por ter maior durabilidade, desde que sejam devidamente instalados e recebam manutenção adequada.

Saiba quais são as principais diferenças entre o cabeamento óptico e os cabos metálicos mais usados

 Entenda as diferenças de cabeamento óptico

Características físicas

No que diz respeito ao revestimento, os cabos são mais largos e compostos de material termoplástico.

Por dentro, os filamentos são de vidro e finos quase como um fio de cabelo. Já os cordões ópticos são finos e mais leves que os fios de metal dos cabos comuns e não sofrem interferências como esses mais usuais, feitos de cobre.

Os materiais que compõem o revestimento do cabo óptico diminuem a refração, dificultando que existam perdas durante a transmissão dos dados.

A fibra óptica não é afetada por interferências eletromagnéticas e ruídos porque não irradia luz para fora do cabo. Todas essas características contribuem para que esse meio físico de transmissão seja uma tecnologia que permite altas taxas de movimentação de dados.

Exige cuidados extras e profissionais qualificados

A instalação não é barata e exige a participação de profissionais técnicos qualificados e capacitados para lidar com esse tipo de cabeamento.

São também mais delicados, em termos de manipulação, do que um fio de cobre e por isso são mais frágeis, difíceis de unir. Aliás, é um material que requer todo um cuidado quanto às conexões entre cabos e conversores, procedimento necessário num processo de instalação.

Principais benefícios do cabeamento óptico

O primeiro e mais facilmente lembrado é a velocidade.

Além disso, são cabos que, em função da largura, permitem grande volume e capacidade de carga. São também imunes a interferências como ondas de rádio, motor ou mesmo vindas de outros cabos, o que faz do cabo óptico mais resistente sob esse aspecto.

Desde que adequadamente instalados, são mais duradouros porque demandam cada vez menos custos com manutenção, isto é, apesar da instalação cara, acabam por equilibrar os custos já que se gasta muito menos para mantê-los com o passar do tempo.

Em relação ao volume, são cabos de dimensões mais reduzidas, menor peso e tamanho, apesar do grande potencial para transportar informações.

Já em termos de qualidade de transmissão, nos cabos com fios de cobre muitas vezes podem ocorrer perdas de velocidade e isso se dá por uma série de motivos, mas principalmente pela distância entre as trocas (do armário da rua até o local da instalação, por exemplo).

Com a fibra óptica, as chances de haver perdas são menores pela própria estrutura física do cabeamento, portanto a banda larga de fibra óptica é a melhor opção para quem prima por velocidade.

Já conhecia os pontos que marcam as diferenças entre os cabos ópticos e os cabos comuns? Tem dúvidas que queria registrar? Deixe um comentário e participe!

Seja um especialista em cabeamento e redes

Se você se interessa por cabeamentos e a área de redes, o que você precisa é expandir seus conhecimentos e tirar suas certificações.

Para isso, ninguém melhor do que a Impacta Treinamentos que tem os melhores cursos e certificações da área de redes.

1 Comentário

  1. bom dia sou grato por essas informacoes que possibilita o meu desenvolvimento profissional . estou fora do mercado apesar de eu ter experiencia na area de rede metalica e certificado na area de redes opitica.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!