Vocabulário Publicitário: conheça os jargões e expressões!

Cada área profissional possui características próprias, como expressões e até alguns neologismos. Conheça aqui o vocabulário publicitário e seus (...)

Autor: Luana Isabelle Carvalho

Cada área de atuação profissional possui características próprias, como expressões, técnicas e até alguns neologismos, que são utilizados para fazer a comunicação cotidiana na área. Em Publicidade e Marketing, a comunicação segue o mesmo parâmetro, apresentando, assim, algumas novidades para quem nunca teve contato com o mundo e o vocabulário publicitário.

Com a expansão contínua da área para o mercado digital, é cada vez mais frequente o ingresso de novos profissionais. Para alavancar o engajamento e facilitar a compreensão de todos no universo publicitário, preparamos uma lista com os termos e significados mais utilizados. 

  Conheça o Vocabulário Publicitário

  • Adverstising: Apesar de não ter um uso tão frequente no dia a dia, o termo significa Propaganda Comercial.
  • Arte: Intensamente usado no ambiente publicitário, o termo refere-se a toda e qualquer ilustração utilizada para compor uma peça, e por fim chegar ao estágio de “arte-final”, que é quando se tem a ilustração em sua forma definitiva, seja em desenhos, símbolos ou letras.
  • Brainstorm: Tempestade cerebral em inglês, brainstorm é feito para explorar a capacidade e potencialidade criativa de um individuo ou grupo, desenvolvendo assim a criatividade em equipe através de uma dinâmica de grupo.
  • Branding: Também conhecido como “brand management”, o termo significa gestão de imagem/marca (brand, em inglês), administrando os atributos descritivos verbais e símbolos concretos, tais como nome, logo, slogan e toda identidade visual no sentido essencial de uma empresa, produto ou serviço.
  • Briefing: O termo constantemente utilizado em agências de publicidade, em sua tradução literal significa “resumo”, mas nos processos publicitários representa a base do processo de planejamento. Deve conter toda a descrição da situação da marca/empresa, apontando problemas e propostas de soluções, objetivos e recursos para realizá-los e assim dar continuidade no desenvolvimento de uma campanha. Da utilização da palavra briefing, surgiu o verbo “brifar”, que tem como sentido passar o briefing para atualizar e deixar os envolvidos a par de determinados assuntos.
  • Budget: Orçamento, em inglês. O termo é muito utilizado para definir planejamento. Trata-se da administração da verba disponível para ser utilizada em ações, promovendo assim as retaguardas de material.
  • Caixa Alta (CA): Outro diferencial na linguagem publicitária é que nunca se é dito letra maiúscula ou minúscula e sim, caixa alta e baixa. Quando se diz respeito a um texto todo escrito em letras maiúsculas é dito Caixa Alta (CA), em um texto contento letras maiúsculas e minúscula é Caixa alta e baixa (CAB) e quando se tem um texto todo escrito em letras minúsculas é caixa baixa (CB).
  • CEO: Também chamado de diretor executivo, diretor geral ou chefe executivo de ofício a sigla em inglês de Chief Executive Officer refere-se ao cargo que está no topo da hierarquia operacional de uma empresa, geralmente aplicado em empresas de grande capital aberto ou multinacionais.
  • Clipping: Processo de seleção e coleção de notícias de TV ou material impresso sobre determinado assunto, empresa ou marca.
  • Copyright: Representado pelo símbolo “©”, copyright representa os direitos autorais, a proteção de direito dos autores sobre suas obras tanto intelectuais, quanto literárias, artísticas ou científicas que não devem jamais ser copiados ou reproduzidos por alguém sem a devida autorização.
  • Deadline: O prazo limite estabelecido para o fim de tarefas, normalmente usado no mundo dos projetos, negócios e marketing.
  • Feedback: Com objetivo de aperfeiçoar e avaliar o desempenho de equipes e pessoas, o termo é utilizado no sentido de retorno, seja de um cliente, de um subordinado, chefe ou colegas de trabalho. Capaz de dar e receber opiniões, críticas, elogios e sugestões em relação a assuntos profissionais.
  • Recall: Um dos feedbacks mais satisfatórios para um publicitário é o recall, que é nada mais que a lembrança que o público tem daquilo que foi desenvolvido, seja uma campanha ou um novo slogan, quem não se lembra ou até já repetiu frases como “Pergunta lá no posto Ipiranga!” ou não cantou alguns jingles como “Cachinhos da Johnson & Johnson”.
  • SEO: A sigla em inglês, Search Engine Optimization. Representa a otimização de motores de pesquisa, um conjunto de estratégias com objetivo de melhorar os sites de buscas para gerar conversões, sejam elas, em leads, compras, orçamentos e outros.
  • Slogan: Frase de efeito que define o posicionamento de uma marca, um produto, uma campanha, um serviço ou até mesmo uma pessoa.
  • Spot: Fonograma, mensagem de curta duração feita por locução, utilizada como peça publicitária para o rádio ou televisão. Esse tipo de mensagem é transmitida quando há a necessidade de transmitir muitas informações em uma só mensagem.
  • Target: Alvo, em inglês. Refere-se ao perfil do consumidor que deve ser atingido pela campanha ou peça de comunicação.
  • Job: Muito usado na área publicitária, a expressão é utilizado no sentido de trabalho, sempre que existe uma tarefa nova, ou um pequeno briefing.
  • Mailing: A abreviação de Mailing list, refere-se ao banco de dados, contendo nome, endereço de e-mail, telefone, segmento de interesse, características do consumidor, e prospects entre outras informações necessárias para compor uma base consistente. Para que essa base permaneça segmentada e objetiva existe a “higienização de emails” que consiste na exclusão de contatos/emails inválidos/inexistentes evitando assim o trafico de dados desnecessário, aumentando a velocidade e diminuindo as taxas de rejeição. Utilizada em E-mail Marketing, marketing direto, correio eletrônico, e telemarketing.
  • Lead: Diferente do prospect, o lead é um contato novo na empresa, que não necessariamente é um potencial comprador, como no caso do prospect. Ao ter preenchido um formulário de contato a pessoa, física ou jurídica se torna um lead para a empresa, em algumas organizações o resultado é medido em leads adquiridos.
  • Soft: Utilizada para definir mensagens ou abordagens publicitárias de caráter requintado, sofisticado e sutil.
  • Target: Em um plano ou estratégia de marketing, o termo é utilizado para definir o público-alvo em campanhas ou peças publicitárias.
  • Prospect: Estabelecido como cliente potencial, o prostect deve ser trabalhado pelos profissionais responsáveis pelas vendas, seja ela em pessoa física ou jurídica.
  • Lay-out: Visualizado como projeto, e não como a execução final, é apresentado mostrando a posição relativa das ilustrações, titulo, e roteiro de um projeto de anúncio, comercial, peça promocional ou resposta direta. Possibilitando uma visão exata do trabalho concluído.
  • Teaser: Com o intuído de gerar expectativa e curiosidade para uma campanha publicitária, o teaser é uma mensagem de curta duração que antecede o lançamento da campanha, contendo ou não a identidade visual da marca.
  • Lading Page: Página de destino ou de entrada, é a página por onde o visitante entrar no site, quando se faz uma busca orgânica, se clica em banners ou links patrocinados se é direcionado para lading pages.
  • Pré-Release: Utilizado para anteceder o lançamento de um produto no mercado, o pré-release tem como objetivo apresentar a novidade para um público exclusivo. Como por exemplo, a feira do automóvel, onde diversos veículos são apresentados ao público antes de estarem disponíveis no mercado para a aquisição.
  • Jingles: Bastante utilizado em comerciais de alimentos, e produtos domésticos, os jingles são músicas de rápida fixação em que se transmite os benefícios da marca.

E aí, tem algum jargão utilizado na sua área? Comente e compartilhe as expressões e palavras utilizadas na sua profissão.

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