faceboook

Veja como evitar os erros do corretor ortográfico automático

O corretor ortográfico automático é muito útil para evitar escorregões com o português. Porém, ele também pode causar problemas. Veja como evitar (...)

Autor: Bruno Saes

Quem nunca viveu alguma situação embaraçosa com erros do corretor ortográfico automático do celular? Muito útil para evitar os escorregões no português na hora digitar e enviar mensagens, as ferramentas de correção acabam se tornando vilões ao completarem e trocarem palavras que mudam completamente o sentido da frase.

Mas como fugir desses erros sem deixar de utilizar o corretor ortográfico que tanto facilita a nossa vida?

Primeiro, vamos entender como funcionam os corretores do seu smartphone. O programa faz a verificação ortográfica do texto digitado com base na comparação de palavras existentes num dicionário, que geralmente é definido no sistema operacional do seu aparelho. Caso a palavra que você digitou não seja encontrada nesse dicionário, o corretor propõe palavras com ortografia similar.

Os autocorretores também adicionam automaticamente a esse dicionário as palavras que você mais utiliza – mesmo que não estejam corretas ortograficamente. É o caso, por exemplo, de pessoas que costumam digitar “e” ao invés de “é”, deixando o sistema “viciado” e passando a inserir essas expressões automaticamente.

Estruturalmente o corretor geralmente funciona em duas etapas: com rotinas/funções para escaneamento do texto e extração de palavras consideradas erras, seguido de algoritmos que comparam as palavras com o dicionário.  É por isso que ocorrem as famosas falhas, já que essa “correção” automática muitas vezes tira o sentido da frase ou mensagem que você escreveu.

Mas qual a solução?

Algumas empresas, como a Apple, vêm buscando soluções para deixar os corretores ortográficos mais precisos, apontando as palavras corrigidas com marcações para evitar falhas e confusões. Porém, enquanto novas ferramentas não surgem, você pode tomar algumas medidas para melhorar essa função.

Alguns modelos de smartphones Android permitem bloquear ofensivas, evitando que você envie alguma sugestão errada. Para todos os aparelhos, é possível restaurar o dicionário do teclado, retirando as palavras “viciadas”. Com isso, o seu aparelho terá que reaprender a sua maneira de escrever, mas pelo menos evita as confusões. Veja como fazer isso nos principais sistemas:

  • Android

Acesse a área Configurações e procure pela opção “Idioma” (ou semelhante). Em seguida, vá em “Dicionário Pessoal”. Ali aparecem as palavras que você adicionou ao dicionário do aparelho. Você pode excluí-las, alterá-las e ainda criar atalhos para o corretor.

  • iOS

Diferentemente do Android, o sistema operacional do iPhone e iPad não permite excluir palavras específicas do seu dicionário. Porém, você pode transformar as palavras erradas que seu aparelho viciou em atalho para a palavra certa. Para isso, acesse “Ajustes”, depois “Geral”, clique em “Teclado” e vá na opção “Adicionar Novo Atalho”. Digite a palavra certa no campo “Frase” e no campo “Atalho” escreva a palavra que você quer retirar.

Caso os atalhos não resolvam, a melhor opção é redefinir o seu dicionário quando os problemas do autocorretor estiverem te incomodando. Acesse “Ajustes”, depois “Geral” e clique em “Redefinir”. Logo após, vá na opção “Redefinir Dicionário de Teclado”.

  • Windows Phone

Assim como no iOS, os usuários também não podem apagar palavras específicas. Para reconfigurar o dicionário pessoal, basta acessar “Configurações”,  ir em “Teclado”, “Avançado” e marcar “Redefinir sugestões”.

E aí, já viveu alguma situação embaraçosa ou divertida por causa dos corretores automáticos? Deixe seu comentário.

Prepare para o sucesso!

Prepare-se com os cursos da Impacta e conquiste o mercado

Não importa qual seja a sua área, saber divulgar o seu trabalho é muito importante para chegar ao sucesso. A Impacta tem os melhores cursos para quem deseja se especializar no mercado de TI, gestão, design, marketing digital e desenvolvimento. Conheça os cursos aqui!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!