faceboook

Veja como calcular porcentagem no Excel

O Excel é uma das ferramentas mais versáteis para quem lida com dados e números. Uma dessas funções permite calcular até porcentagem no Excel. Entenda!(...)

Autor: Redação Impacta

Desde pequenos, quando a matemática começa a fazer parte das nossas vidas, ela se torna um incômodo para muitas pessoas que não a entendem ou não gostam dela.
A informática, termo originado da união entre as palavras ‘informação’ e ‘automática’, veio para auxiliar e simplificar muitas coisas do nosso cotidiano, embora, para isso, seja necessário certo domínio de suas ferramentas.
O Microsoft Excel é um dos programas mais conhecidos e úteis existentes atualmente, presente em praticamente todos os computadores. Ele é um grande aliado de quem deseja simplificar a vida na hora de fazer contas e organizar dados, e alguns de seus recursos são mais fáceis do que muitos imaginam!

Neste artigo, vamos aprender algumas dicas de como calcular porcentagem no Excel.

Veja como calcular porcentagem no Excel

O que é porcentagem?

O cálculo de porcentagem é um dos mais vistos no dia a dia, no estudo, no trabalho e nas mais diversas tarefas. Ele representa uma fração, ou razão, quantificando uma parte com relação a um total e utilizando o valor 100 como referência.
Para ilustrar a definição descrita, podemos pensar na porcentagem como a divisão de uma parte a ser considerada pelo total da amostra. Assim, é possível dizer que 2 é 50% de 4, já que a divisão de 2 por 4 resulta em 0,5, que é igual a 50 dividido por 100 (daí o 50 porcento ou 50 por 100).
O cálculo pode ser mais bem visualizado a seguir:

2 / 4 = 0,5

0,5 x 100% = 50% (50/100)

Como calcular porcentagem no Excel?

O Excel é um programa que atua como uma planilha de dados, na qual cada divisória é chamada de ‘célula’ e recebe uma letra e um número como referência. Dessa forma, a primeira célula é chamada de A1, abaixo dela fica a A2 e à sua direita a B1, e assim por diante.
Cada célula no Excel pode receber valores diretos, em que palavras ou números são diretamente digitados; ou valores indiretos, quando há uma equação (fórmula) para calcular um valor com referência em valores de outras células.
Para facilitar o entendimento, vamos retornar ao exemplo anterior e ver como ele seria feito na planilha de dados.
Se na célula A1 fosse digitado o valor ‘2’ e na célula B1 o valor ‘4’, em outra célula qualquer (por exemplo, a C1) o cálculo poderia ser feito automaticamente, mostrando o resultado da conta.
Para que o Excel entenda que a célula receberá uma equação, é necessário iniciar a escrita dos dados utilizando o sinal de igual (=). Dessa forma, a célula receberia a seguinte informação: =A1/B1.

 ABC
124=A1/A2
2   
 

Nesse caso, a equação será automaticamente calculada e a célula C1 apresentará o valor 0,5 (A1/A2 ou 2/4=0,5).
Para passar o valor para a notação de porcentagem, o próprio programa possui uma ferramenta extremamente simples de formatação de dados. Basta selecionar a célula ou as células desejadas, ir no menu do Excel (parte superior), procurar pela guia ‘Número’ e clicar no botão ‘%’. Automaticamente, o resultado será calculado e apresentado como uma porcentagem.
Nesse exemplo, como a célula C1 está recebendo o comando para calcular A1/B1, sempre que houver alterações nos valores dessas células, o resultado em C1 será atualizado automaticamente para satisfazer a equação.
Dessa forma, o Excel permite criar desde planilhas de modelos simples até outras mais complexas, totalmente personalizáveis às necessidades do usuário. Com um pouco de prática, é possível perceber que o programa possui ferramentas intuitivas que facilitam sua compreensão, tornando muito mais simples a realização de contas e operações.
Se você gostou de aprender como calcular porcentagem no Excel, compartilhe este texto nas suas redes sociais e repasse o conhecimento aos seus amigos!

 

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!