faceboook

Impressão 3D se tornou essencial para arquitetura!

Se tem uma tecnologia que causou verdadeira revolução no trabalho da arquitetura é a impressão 3D! Saiba porque ela já é fundamental pra você!

Autor: Redação Impacta

Como o nome já diz, a impressão 3D é usada para imprimir objetos tridimensionais. Como ferramenta para arquitetura, ela tem ganhado bastante destaque na construção de maquetes cada vez mais minimalistas, baratas e rápidas.
Tudo isso se deve a um processo de produção relativamente simples: um jato de laser adiciona sucessivas camadas de material de acordo com os comandos computacionais.

Esses comandos podem estar presentes na maioria dos arquivos utilizados para a modelagem da arquitetura e do design. Assim, você pode utilizar suas ferramentas atuais para incrementar as atividades da sua empresa. Confira os detalhes no nosso post!

Até onde o uso dessa nova tecnologia pode chegar?

Na China, as impressoras 3D já estão sendo utilizadas para construir projetos inteiros e acabados. Uma impressora de 7 metros de altura foi capaz de construir uma casa inteira no decurso de 24 horas.
Além da agilidade, o empreendimento saiu exatamente como estabelecido no projeto, com a maior eficiência de uso de materiais possível. Por fim, uma grande vantagem para o consumidor: o custo final foi reduzido na metade.

Qual é a grande inovação dessa nova ferramenta para a arquitetura?

Todo arquiteto deve se lembrar dos seus tempos de faculdade, quando ficava horas a fio desenvolvendo maquetes detalhadas para apresentar aos professores. Era uma tarefa árdua: primeiro, era necessário desenhar o projeto; depois, escolher os materiais da maquete e, somente então, erguê-la.
Frequentemente, essa é a rotina que muitos arquitetos profissionais ainda têm de suportar. Afinal, o protótipo é um dos principais produtos para mostrarmos ao cliente ainda na fase inicial. Se ele não visualizar bem como o empreendimento ficará ao final, muita insatisfação poderá surgir.

Quais as grandes vantagens da impressão 3D?

1. Versatilidade

Com as impressoras 3D, seus sketches e desenhos digitais são facilmente convertidos em modelos físicos extremamente realistas e tangíveis.
Para isso, você deverá programar a impressora com o seu projeto por meio de um software específico. Mas tenha atenção, pois, ao contrário do que muitos pensam, a impressão não fica pronta rapidamente: dependendo da complexidade, pode levar de algumas horas a até uma semana.

2. Agilidade aliada à produtividade

Parece paradoxal: no item anterior, falamos que alguns projetos complexos levam muito tempo para serem impressos, mas, agora, estamos dizendo que você vai economizar tempo de modelagem.
Bem, com a mão de obra humana para a modelagem, você pode gastar muito mais do que isso. Afinal, por mais experiente que seja sua equipe, sempre há o risco do erro humano, que força os protótipos à estaca zero.
Assim, estruturas mais complexas e detalhadas podem ser produzidas mais aceleradamente — o que é praticamente impossível na modelagem tradicional.
Desse modo, o arquiteto pode se centrar em pensar e realizar as partes mais importantes do projeto — que realmente exigem a participação da criatividade e versatilidade dele. Enquanto a impressora imprime o modelo, todo o seu escritório pode se dedicar a todas as outras atividades.

3. Menos erros humanos

A grande novidade vem do fato de esses modelos ajudarem a prever problemas de engenharia e design, como desequilíbrios estruturais e falta de harmonia entre os elementos.
Se não identificados, esses erros podem causar um prejuízo muito grande com refações e devoluções do empreendimento. Para garantir um lançamento sem imperfeições, faça sempre um modelo 3D bem detalhado.

4. Confiabilidade

Todos os arquitetos e escritórios que utilizam técnicas de impressão 3D concordam em um ponto: a apresentação de projetos elaborados em impressoras 3D otimizou a comunicação com os clientes e, ainda, trouxe mais negócios para a firma.
Afinal, a rapidez, a fidedignidade e o detalhamento dos modelos 3D trazem mais confiança de que o produto final esteja em conformidade com a imagem mental que todo o cliente faz ao sair do seu escritório no primeiro encontro.

5. Maior liberdade criativa

Como antes era necessário fazer os desenhos para, então, começar o longo processo de modelagem, muitos arquitetos abandonavam seus projetos mais inovadores e ambiciosos.
Com as impressoras 3D, a modelagem é feita com apenas um clique, e o arquiteto pode voltar rapidamente para as suas atividades usuais. Desse modo, fica bem mais fácil tirar suas ideias mirabolantes do papel.
Se você souber aproveitar essa oportunidade, pode expor os modelos em um blog, no Pinterest, no Facebook. Com o tempo, sua firma pode se tornar reconhecida como um centro de inovação na arquitetura.

6. Melhor custo/benefício

Provavelmente você já deve ter visualizado os grandes benefícios da impressão 3D, mas acredita que os preços são muito elevados para instalar uma impressora em seu negócio. Porém, essa não é mais a realidade.
Há cinco anos, uma impressora 3D custava R$ 30.000,00, mas custa apenas R$ 6.000 atualmente. É um excelente preço para um investimento a longo prazo.

O alto retorno também se justifica devido ao aumento de produtividade que ela traz. Afinal, seu pessoal poderá se dedicar exclusivamente a tarefas extremamente complexas e importantes, em vez de gastar horas na modelagem.

Por que investir em impressoras 3D em meu escritório?

Você já leu as enormes vantagens que essas impressoras trazem. Mas o grande motivo para empregar essa tecnologia é: seus concorrentes já estão usando e passando na sua frente. Afinal, as impressoras 3D são uma vantagem competitiva para a atração de clientes.
Tente pensar como um deles! Você preferiria fazer negócio com uma empresa que demora semanas para construir uma maquete ou com uma que, em dois dias, já tem seu projeto desenhado e impresso em 3D? Certamente, sua escolha seria a segunda opção.
Além do vislumbre para os olhos, a impressão 3D passa algumas mensagens subliminares:

  • Mostra o investimento da sua empresa em tecnologia de ponta.
  • Passa a sensação de um grande compromisso com o cliente.
  • Dá a sensação de que o empreendimento entregue obedecerá ao projeto inicial.
  • Mostra que sua empresa sabe o que está fazendo, o que aumenta a confiabilidade.

Portanto, as impressoras 3D trazem vantagens além da construção de maquetes e modelos impressionantemente fiéis ao que foi pensado. Ela é capaz de transmitir diversas mensagens ao seu consumidor final, além de otimizar os processos produtivos dentro do seu escritório de arquitetura.
Este é um dos casos em que a tecnologia traz uma ferramenta para arquitetura, que surge para solucionar problemas reais, em vez de criar necessidades ilusórias.
Achou interessante o impacto que as impressoras 3D têm causado na área da arquitetura? Então, compartilhe nosso post nas suas redes sociais!

1 Comentário

  1. Boa noite, gostaria de informaçoes sobre o curso de impressao 3D.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!