Veja 7 dicas que vão te ajudar a promover o perfil no LinkedIn

Promover o seu perfil no LinkedIn é fundamental para se dar bem nas entrevistas. Confira algumas dicas para turbinar a sua conta!

Autor: Redação Impacta

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O LinkedIn é uma rede social importantíssima para quem está à procura de trabalho ou de uma melhor colocação no mercado. Acontece, porém, que os erros durante a elaboração dos perfis têm sido muito comuns.
Dados incompletos ou demasiadamente genéricos podem dificultar que os recrutadores encontrem um potencial novo colaborador. Quer saber mais? Então acompanhe, neste post, 7 dicas incríveis para você promover o perfil no LinkedIn e planejar melhor a sua carreira. Venha com a gente!

1. Tenha o perfil em mais de um idioma

O LinkedIn dispõe de uma ferramenta para abrigar mais de uma língua na mesma URL (Uniform Resource Locator ou Localizador Padrão de Recursos).
Pode ser a oportunidade que faltava para aquele sonho de fazer um intercâmbio. Além disso, o procedimento é bem simples: clique na seta ao lado do botão “Visualizar perfil” e, em seguida, vá para a opção “Adicionar perfil em outro idioma”.
perfil_idioma
O site fará a tradução das suas informações atuais. Basta conferir se não ocorrerá distorções na conversão automática de um idioma para o outro. Corrija o que for eventualmente necessário.
O estilista norte-americano Ralph Lauren, um dos empresários mais consagrados do mundo, deixou um importante conselho sobre o crescimento profissional.
Esse renomado artista é autor desta frase: “As pessoas perguntam ‘como um garoto judeu do Bronx pôde fazer roupas tão elegantes? Tem a ver com classe e dinheiro?’. Não! Tem a ver com sonhos!”.
Desse modo, fique atento, pois é possível mudar de vida em um clique, desde que você esteja bem preparado para isso.

2. Escolha as palavras certas para otimizar as buscas

Assim como você realiza pesquisas por palavras-chave, os selecionadores também utilizam esse recurso. Por essa razão, faça uma triagem criteriosa das expressões e reflita sobre os termos que possam chamar mais a atenção dos entrevistadores da sua área.
Se você é estudante, não deixe de adotar essa palavrinha no seu perfil. Se tem ambições de conquistar um cargo de liderança, utilize essa expressão ao longo de sua página.
Outra dica importante é empregar uma frase chamativa, como um slogan: “excelente perfil de liderança”. Exerça a sua criatividade nessa missão! Algumas ferramentas ajudam a identificar as palavras que fazem mais sucesso. São exemplos disso o Google AdWords e o SEMRush.

3. Personalize a URL e ganhe destaque no Google

Personalizar a sua URL é uma ótima forma de promover o perfil no LinkedIn. Para fazer isso, acesse o botão “Visualizar Perfil” no menu superior e avance para “Editar perfil público”. Logo depois, acione a opção “Editar”.
Com isso, é possível incluir seu nome profissional, o que vai favorecê-lo quando um recrutador estiver à procura de colaboradores com as suas características. Veja como ficará a URL:

  • www.linkedin.com/in/seunome.

Mais uma dica: o LinkedIn tem um logo que pode ser atrelado a outras URLs, como de redes sociais, sites, e-mails etc. Assim, são criados backlinks para todos os perfis que uma pessoa tiver na web. Desse modo, a visualização dos dados melhora e a página sobe no ranking de busca.

7 dicas que vão te ajudar a promover o perfil no Linkedin

4. Divulgue as suas conquistas

Tente fazer da sua página uma espécie de blog. Escreva artigos sobre os desafios que você ajudou a superar. Isso vai torná-lo mais conhecido entre os membros de sua rede. Se bem feitos, esses textos podem se propagar por outras conexões e render boas oportunidades.
Há casos em que o autor se torna um “influencer”, uma espécie de referência. Não se esqueça de jamais perder o tom profissional, porque o LinkedIn é um serviço voltado a temas de trabalho. Para não ser óbvio demais, acompanhe sempre as lições dos líderes de sua área. 

5. Invista na sua foto

Páginas com fotografias no LinkedIn têm 14% a mais de visualizações, em média, do que as que não contam com esse instrumento de divulgação. Nem sempre essa imagem precisa ser séria. Isso vai depender do meio profissional de cada um.
Publicitários, por exemplo, podem ter um estilo mais despojado. Para advogados, porém, o mais recomendável é a discrição.
Leve em conta não apenas seu ramo, mas também a sua personalidade. Essa regra não é inquebrável e você precisa ter bom senso. Se todos sabem o quanto você é extrovertido, uma foto muito formal pode até soar como falsa. 

6. Seja ativo na página

A principal função do LinkedIn, assim como qualquer outra rede social, é promover a interação entre as pessoas. Por isso, não basta criar uma página e ficar estático. A comunicação é crucial em qualquer segmento. Assim, mantenha seu perfil ativo, com bastante movimentação.
Quando alguém consegue um novo emprego, por exemplo, não deixe de cumprimentar essa pessoa. É uma maneira educada e gentil de estabelecer relacionamentos e fazer com que você seja lembrado.
Mais uma medida importante é a qualidade da sua rede. É perda de tempo anexar um volume muito alto de profissionais que não têm relevância para o progresso da sua carreira. Afinal de contas, o LinkedIn deve ser uma fonte de atualização. Desse modo, seja bastante seletivo na hora de aceitar os convites.
Para se relacionar melhor, outra dica é participar de grupos. Assim como com seus contatos individuais, procure se associar com critério, dando prioridade para círculos sociais com potencial de utilidade.
O próprio LinkedIn indica alguns deles. Clique em “Grupos” e em “Diretórios de Grupos” para pesquisar os que mais têm a ver com você. Publique seus artigos nesses espaços coletivos virtuais e participe das principais discussões em andamento. 

7. Utilize as recomendações

As “recomendações” são uma ferramenta de relevância extrema para promover o perfil no LinkedIn. Use e abuse delas. Para começar, faça você a recomendação de colegas primeiro. Antes disso, pense bem sobre as qualidades de suas indicações.
Endosse apenas aqueles com os quais você realmente tenha trabalhado, e que valham a pena. Quando você faz indicações, a rede estimula outras pessoas a sugerir o seu currículo também.
É muito comum, em situações de empate entre um ou mais concorrentes, os recrutadores usarem esse quesito para tomar a decisão final. Por esse motivo, as recomendações podem turbinar bastante a sua visibilidade nessa rede social tão importante. 
Promover o perfil no LinkedIn, portanto, é uma forma muito proveitosa para se manter atualizado sobre os assuntos de sua área. Assim, fica mais simples a sua busca pelo desenvolvimento profissional. Com algumas medidas fáceis de se pôr em prática, é possível aproveitar a página de uma forma mais eficaz. Desse modo, suas chances de crescer na carreira aumentam de maneira expressiva.
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