faceboook

Vale a pena usar free template de HTML5? Veja!

Usar um free template de HTML5 pode ser uma ótima alternativa para quem precisa de um site funcional e rápido. Saiba o porquê!

Autor: Redação Impacta

Ter um site ativo hoje em dia é praticamente uma obrigação para quem tem um negócio. Mesmo que ele seja totalmente offline (atendimento por lojas físicas), se ele não estiver na internet será considerado inexistente. Afinal, a internet é o meio mais utilizado para a pesquisa de empresas, marcas, produtos, serviços e localizações pelos usuários. Mas, como um free template de HTML5 pode te ajudar nessa empreitada?

Quando você pensa em montar um site, a primeira coisa que vem à cabeça é como ele será, quais funcionalidades terá e como ele poderá gerar bons resultados para o negócio, certo? Nesse caso, um free template de HTML5 entrega flexibilidade e liberdade para você criar um site sozinho, ao seu modo, de forma que seja moderno e completo.

Porém, é preciso atenção aqui, pois nem todo mundo tem as habilidades de um desenvolvedor e, dependendo do tipo do negócio, pode não ser uma boa ideia, já que as necessidades de funcionalidades podem ser mais complexas, exigindo um formato pago e com o apoio de desenvolvedores especialistas.

Quer descobrir se realmente vale a pena usar free template de HTML5? Então, continue lendo e tire todas as suas dúvidas.

O que é free template de HTML5?

Trata-se de modelos de sites prontos (layouts pré-definidos), porém vazios (sem conteúdos). Existem uma infinidade deles disponíveis e, num primeiro momento, são ideias para escolher o formato da sua página.

Cada modelo é estruturado sob a base de HTML (linguagem de marcação utilizada para a construção de sites) e suas alterações são liberadas ao desenvolvedor. Ou seja: você pode inserir funcionalidade ou excluir, adicionando ou removendo códigos-fonte (linguagem de programação) ou partes deles.

Também pode mudar o posicionamento de objetos na página, cores, tipos de letra, inserir e remover botões, textos, imagens e vídeos. Como está na sua quinta e mais atualizada versão, recebe o nome de HTML5.

É altamente recomendado para quem deseja montar um site moderno e completo de maneira gratuita. Mas, como todo projeto, existem cuidados que devem ser avaliados.

As vantagens do template de HTML5 só poderão ser realmente aproveitadas se, por trás, tiver um programador com bons níveis de conhecimento, habilidades e experiências trabalhando. Caso contrário, o resultado pode não ser o que esperava.

Como avaliar se o template de HTML5 Vale a pena ou não?

Basicamente, todas as ferramentas de construção de sites gratuitas são limitadas. O lado bom disso é que facilita a configuração de layouts e permite uma boa manutenção dos conteúdos postados, mesmo que você não seja um expert em web design.

O problema é que, mesmo com certa liberdade de customização no template de HTML5, muitos sites ficam parecidos e isso pode não ser bom para o seu negócio. Ainda assim, ele pode valer a pena. Preparamos algumas perguntas que deve fazer a si mesmo e a resposta dirá se ele é ideal para você ou não.

O site servirá apenas como referência ou para fazer negócios?

Se a ideia do seu site é se limitar a estabelecer contato com os clientes, informar localização de lojas, horários de funcionamento e demonstrar o que faz, um free template de HTML5 será suficiente.

Mas, se pretende realizar vendas, atrair e converter leads e expandir o negócio online, precisará praticar SEO (Search Engine Optimization), exigindo templates com maior nível de personalização das páginas.

Qual é o nível de competitividade do seu negócio?

Se você tem uma empresa sólida no mercado e disputa arduamente com a concorrência, um free template de HTML5 pode não ser bom. Como a personalização é limitada, o seu site pode não cumprir o papel de criar identidade com a marca, não entregar conteúdos adequados e passar uma imagem negativa, afastando os usuários em vez de atraí-los.

Quem ficará responsável pela manutenção?

O desenvolvimento e manutenção de páginas é um trabalho contínuo. Se tiver alguém para assumir esse posto, ótimo! Caso contrário, precisará arrumar alguém para fazer ele valer a pena. Afinal, esse é um trabalho que consumirá muito do seu tempo e você não pode abandonar o negócio, certo?

Dizer que o free template de HTML5 vale a pena ou não é relativo, pois, como pode ver, envolve uma série de variáveis que você deve analisar isoladamente.

Vale a pena usar free template de html5?

Vantagens de usar o free template de HTML5

Agora que você já sabe se o free template de HTML5 vale a pena ou não para você, confira as principais vantagens que ele pode proporcionar:

Possibilita customizações fáceis

Modelos de sites prontos já são, de certa forma, personalizados. Desde que não tenha a intenção de fazer grandes mudanças no layout, são fáceis de serem montados e não exigem grandes conhecimentos ou experiências em trabalhos com a linguagem HTML. Ou seja: você não precisa ser um desenvolvedor qualificado para isso.

Gera sites responsivos

A linguagem de marcação utilizada no HTML5 também é compatível com todos os dispositivos. Se você está planejando um novo site, ou atualizando um já existente, pode utilizar layouts de páginas que são responsivas, melhorando o ranqueamento nas buscas do Google.

Dessa forma, as páginas se adaptam as telas pequenas e não têm as suas funcionalidades comprometidas se acessado por smartphones e tablets, por exemplo.

O custo é baixo

Enquanto um site customizado pode custar entre R$ 5 mil e R$ 10 mil, dependendo das configurações e funcionalidades, ao escolher um free template de HTML5, você pode obter um modelo atraente e profissional com custo zero. Basta escolher entre as diversas opções gratuitas disponíveis na internet.

É rápido

Como tempo é dinheiro, a criação de sites precisa ser rápida. Uma página estruturada na base de um template de HTML5 poderá ser construída e atualizada em uma fração do tempo necessário para desenvolver um modelo personalizado.

Enquanto um site customizado pode levar meses para ser desenvolvido, dependendo da sua complexidade, com poucos dias ou até horas você pode entregar versão pronta, apta a funcionar para o seu negócio.

Considerando as necessidades do negócio, se você tiver alguma experiência com HTML ou está se especializando como desenvolvedor de sites e aplicações na web, o free template de HTML5 pode valer muito a pena.

E aí, gostou das dicas? Então, siga a nossa página no Facebook agora mesmo e fique sempre antenado!

1 Comentário

  1. Valery disse:

    Atualizado, obrigado!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!