faceboook

Usabilidade e Acessibilidade na WEB

Os termos de Usabilidade e Acessibilidade na WEB podem ser confundidos e parecem a mesma coisa, mas não são. Entenda cada uma no post!

Autor: Jéssica Lima

Os termos de Usabilidade e Acessibilidade na WEB podem ser confundidos, muitas vezes as pessoas tendem a achar que são a mesma coisa e foram criados com o mesmo objetivo.

Mas na prática, são conceitos distintos e com objetivos diferentes. Vamos entender melhor a seguir!

O que é a Usabilidade na web?

A usabilidade da WEB está relacionada a tornar a experiência de acesso de um usuário em um site ou aplicação a mais clara e fácil possível para qualquer pessoa.

O usuário deve conseguir entrar no site e encontrar com facilidade o que ele procura, no menor tempo possível e com satisfação.

E o que é a Acessibilidade na web?

Já o conceito de acessibilidade está relacionado a tornar um website acessível a pessoas com algum tipo de necessidade especial ou não, de forma que todos os usuários possam ter a mesma experiência de acesso, independentemente de sua condição.

Usabilidade x Acessibilidade

Quando se fala em usabilidade, pode-se associar somente à forma de tornar fácil a experiência de navegação de um site. No entanto, como podemos observar no breve conceito apresentado, um site precisa ser desenvolvido de acordo com as normas de usabilidade, e também deve  ter como relevância sua acessibilidade.

Considerando que o site ou aplicação podem ser acessados por pessoas com menor mobilidade motora, impossibilitando, por exemplo, o manuseio do mouse ou teclado, pessoas com algum tipo de necessidade visual, afetando a experiência como um todo durante a navegação, ou pessoas com nenhum tipo de necessidade especial.

No desenvolvimento do site A, por exemplo,  são consideradas as características de acessibilidade para usuários com dificuldades de mobilidade motora, que apresentam limitações para a utilização do mouse.

Neste caso, o acesso às páginas do site será feito somente via teclado, e isto basta, certo?

Errado, caso este mesmo site não esteja também preparado e desenvolvido de forma adequada, considerando em sua estrutura uma usabilidade satisfatória.

Assim, o site poderá apresentar erros durante a navegação e a estrutura pode ser que não se apresente de forma a facilitar a interação do usuário, fazendo com  que  ele disponha de um tempo longo para concluir a tarefa desejada.

Ou seja, o site é acessível, porém, o internauta encontrará dificuldade em atingir os objetivos desejados para este acesso, por falha na usabilidade.

Da mesma forma, podemos dar outro exemplo. O site B foi desenvolvido considerando os critérios de acessibilidade e usabilidade, mas falha quando acessado em um dispositivo móvel.

Qualquer pessoa que tente acessá-lo encontrará dificuldade, então podemos dizer que ele não está acessível, e isto independe da condição do usuário, pois o conceito de acessibilidade hoje em dia é mais amplo.

Marco Antônio de Queiroz, um dos maiores nomes da acessibilidade na WEB do Brasil, faz uma clara definição na relação Usabilidade x Acessibilidade, esclarecendo que o conceito de acessibilidade na web está relacionado a adaptar os sites para além das possibilidades já existentes nos navegadores comuns, como também superar barreiras de acesso.

Ele afirma ainda que, algumas vezes, mesmo com as informações acessíveis ou as funcionalidades programadas pelo desenvolvedor, estas não possuem um acesso fácil, gastando-se tempo para entender sua utilização ou até mesmo chegar a elas.

Fica claro assim a importância de site acessível, promovendo a inclusão e ampliando as possibilidades de acesso por qualquer pessoa com uma experiência de navegação positiva.

Texto por: Márcia Christina Tacla Silveira, ex-aluna do MBA de Marketing Digital da Faculdade Impacta.

Leia os posts feitos pela Márcia: Teste de UsabilidadeArquitetura da Informação: Experiência positiva na navegação.

Referências
Portal Bengala Legal – Acessibilidade na WEB, tudo tem sua primeira vez. Disponível em:
<https://www.bengalalegal.com/capitulomaq>. Acesso em 15 de junho de 2017
Portal da Acessibilidade – Diferença entre usabilidade e acessibilidade. Disponível em:
https://portaldaacessibilidade.wordpress.com/2011/11/18/diferenca-entre-usabilidade-e-acessibilidade/. Acesso em 15 de junho de 2017

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!