faceboook

Semelhanças e diferenças entre o Google Apps e pacote Office

Está em dúvidas sobre quais os melhores softwares usar no escritório? Conheça semelhanças e diferenças entre o Google Apps e pacote Office.

Autor: Redação Impacta

O Google Apps e pacote Office 365 são as principais soluções de aplicações de escritório nas nuvens disponíveis. Apesar de essencialmente terem a mesma função, as duas soluções possuem suas semelhanças e diferenças. Abaixo será descrito algumas delas.

Soluções nas nuvens

No fator computação nas nuvens o Google Apps requer apenas um navegador para ser executado. Não é necessário a instalação de nenhum programa ou pacote. Por ser executado 100% pela web os usuários estarão sempre rodando a versão mais atualizada.

Já o Office 365 tem aplicativos na web, mas que foram feitos para o uso ocasional. Os usuários ainda necessitam instalar e gerenciar o Microsoft Office em seus computadores para funcionar, portanto suas atualizações ainda devem ser feitas manualmente em cada computador instalado.

O Google Apps foi desenvolvido em uma plataforma global, altamente escalável, enquanto o Office 365 foi desenvolvido com uma arquitetura cliente-servidor tradicional.

Conheça as principais semelhanças e diferenças entre o Google Apps e pacote Office

Trabalho em equipe

O Google Apps possibilita a colaboração em tempo real em seus produtos. Os documentos podem ser compartilhados entre a equipe e editados simultaneamente. Os participantes podem ver em tempo real o conteúdo e por quem está sendo editado, além disso é possível revisar todo histórico de edição por usuário, podendo, por exemplo, retornar o conteúdo que um usuário especifico havia escrito e apagado.

No Office 365 também existem funcionalidades de co-autoria mas não oferece uma experiência tão fluida como no Google Apps. Usuários que compartilham documentos em versões diferentes pode causar problemas de acesso por exemplo.

Capacidade de armazenamento

O armazenamento em nuvem varia entre as duas opções. O Google Apps oferece 30GB enquanto o Office 365 oferece 7GB – ambos podem ser expandidos através de pagamento. O Google Drive possui integração com o Google Apps assim como o Skydrive da Microsoft possui integração com o Office 365. Ambos os produtos podem ser visualizados diretamente do navegador, dispensando a necessidade de download.

Modo offline

O Office 365 possui alguns planos com aplicativos desktop, dessa forma os usuários podem trabalhar quando estiverem offline e depois sincronizarem com a nuvem. Como o Google Apps é baseado no navegador, ele não possui uma versão offline, mas existe a opção de instalá-lo como extensão no Google Chrome para utilizá-lo quando estiver offline.

Usabilidade

Para algumas pessoas é um problema ter que aprender a utilizar um programa novo. Nesse aspecto o Microsoft Office 365 tem a vantagem de ter sua aparência semelhante ao seu clássico Office, que não alterou tanto em usabilidade no decorrer dos anos.

O Google Apps, apesar de algumas funcionalidades e interface semelhantes, é diferente e, portanto, possui uma curva de aprendizado um pouco maior. Mas se uma empresa for nova, com funcionários jovens, isso não é um problema relevante, haja vista que as pessoas, principalmente os jovens, estão bem familiarizadas com aplicações web.

Conheça os melhores cursos de tecnologia do mercado:

A Impacta tem os melhores cursos de Office e gestão! Conheça e prepare-se para buscar o seu lugar no mercado de trabalho.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!