faceboook

Saiba quais as opções de carreira em produção multimídia

Um curso bastante atraente para aqueles que são antenados às novas tecnologias, por exemplo, é o de Produção Multimídia. Ele atrai jovens criativos, (...)

Autor: Jéssica Lima

Quando chega a hora de decidir por um curso de graduação, muitos jovens pensam em como é possível alinhar seus gostos pessoais, habilidades e competências com carreiras promissoras e que tenham, cada vez mais, novas oportunidades no mercado de trabalho.
Um curso bastante atraente para aqueles que são antenados às novas tecnologias, por exemplo, é o de Produção Multimídia. Ele atrai jovens criativos, que são usuários assíduos de redes sociais e apaixonados pelas novas formas de se contar histórias por meio da internet.
Mas, mesmo sendo um mercado em alta, é importante escolher uma boa instituição de ensino para sair capacitado para as demandas do setor. Formar-se em uma faculdade reconhecida faz toda a diferença na hora de disputar por bons cargos e salários.
Por isso, é fundamental escolher uma opção que tenha, em sua grade curricular, a maior abrangência possível dentro da área. Está pensando em cursar Produção Multimídia, mas ainda tem dúvidas sobre as opções de carreira existentes? Então, leia este artigo até o final e veja como há um leque de possibilidades disponível!

Quais são as principais características da Produção Multimídia?

O jovem que se aventura nessa área é aquele que gosta de trabalhos criativos, principalmente em ambientes colaborativos. Ele curte tecnologia, inovação e empreendedorismo.
A pessoa também é fascinada por cultura digital e pelas possibilidades que as mídias digitais oferecem. Ela tem certa familiaridade com algumas ferramentas de computação e, geralmente, gosta de elaborar textos ou conteúdos audiovisuais.
Outra característica dessa área é a versatilidade. Trabalhar com Produção Multimídia significa poder atuar com vídeo, áudio, fotografia, programação, edição, marketing, etc.
Pode acontecer ainda de um só profissional ficar responsável por mais de uma dessas áreas. Afinal, a palavra multimídia engloba justamente a convergência de mais de um meio ou de formatos de comunicação diferentes.
Vale ressaltar que é importante gostar de trabalhar com computadores, mas também é preciso valorizar as relações interpessoais. O setor exige um bom trabalho em equipe e disposição para resolver problemas.

Quais oportunidades a área oferece?

O mundo do trabalho vem se abrindo muito para o profissional desse departamento, principalmente devido à evolução tecnológica da indústria multimídia digital. E uma das vantagens do curso é justamente toda a variedade de atuações disponíveis.
O profissional pode se tornar designer, webdesigner, produtor de vídeos ou de podcasts, programador, desenvolvedor, editor e mais uma infinidade de possibilidades que a área de multimídia oferece. Veja, abaixo, alguns dos lugares onde ele pode atuar.

Departamentos de comunicação e marketing

Atualmente, é possível dizer que a maioria das empresas, sejam elas públicas, privadas ou ONGs, buscam alguma forma de aumentar sua presença online para sobreviver. E é aí que o profissional com habilidades multimídia ganha espaço e se torna necessário nos departamentos de comunicação e marketing das organizações.
Nesses casos, a atuação do produtor multimídia pode ser direcionada para desde a realização de planejamentos até o desenvolvimento e a publicação dos conteúdos da empresa nos vários meios de comunicação digitais utilizados. Portais, redes sociais e aplicativos para celulares são alguns dos exemplos.

Agências de publicidade e propaganda

A definição dos melhores meios e formatos para a distribuição dos conteúdos digitais também pode ser considerada uma atividade do produtor multimídia. As agências de publicidade e propaganda são, normalmente, as responsáveis por sugerir para seus clientes onde e como transmitir determinada informação, considerando os recursos tecnológicos mais adequados.
A usabilidade e a interatividade são outros pontos levados em conta. Aqui, o profissional multimídia, além de executar a tarefa, é o especialista responsável por dizer qual é a melhor combinação de imagens, animações, sons, vídeos e textos para atender à necessidade específica de cada projeto e de cada cliente.

Veículos de comunicação diversos

O produtor multimídia pode atuar nos veículos de comunicação criando projetos multimídia e gerenciando equipes de desenvolvimento, por exemplo. Além disso, a comunicação visual é parte fundamental dos meios digitais.
A atualização de portais e websites passa, ainda, pela organização e preparação de arquivos digitais, como tratamento e edição de imagens estáticas ou animações, entre outras atividades que podem ser desenvolvidas pelo profissional multimídia. Ainda temos outros exemplos de empresas que contratam profissionais multimídia, como:

  • as produtoras de cinema e vídeo;
  • as desenvolvedoras de aplicativos para dispositivos mobile;
  • as emissoras de TV;
  • as produtoras de e-learning e conteúdo para ensino a distância;
  • os escritórios de arquitetura;
  • as companhias de fotografia — e por aí vai.

Viu só como existe um mundo de possibilidades?

Economia criativa

Além de todos esses setores do mercado, a internet abriu espaço para que os profissionais multimídia pudessem atuar como autônomos dentro de uma economia criativa. É preciso ter uma visão sistêmica, com atualização constante, e capacidade de planejamento e gestão de projetos.
O profissional pode viabilizar e oferecer consultorias para projetos no universo digital ou prestar assessorias para profissionais liberais e empresas de comunicação, agências de publicidade, produtoras de vídeo, editoras, estúdios de fotografia ou design e departamentos de comunicação, entre outros.
Sem contar que existe toda uma gama de possibilidades que as novas tecnologias oferecem. A criação de ilustrações e animações, o desenvolvimento de jogos digitais, aplicativos, CDs, DVDs, totens interativos e diversos outros meios de interação digital são algumas das opções.

Como você pode se capacitar?

Entrar no mercado de trabalho bem capacitado e atualizado é o desejo da maioria dos jovens que inicia sua carreira profissional. Se esse também é o seu, busque por um curso renomado e que vai possibilitá-lo um aprendizado de qualidade, com boa estrutura física e certificação.
Caso queira direcionar seu futuro profissional para uma área inovadora como essa da Produção Multimídia, comece escolhendo uma instituição que ofereça uma metodologia de ensino apropriada e capaz de motivá-lo.
Faculdade Impacta tem um know-how de mais de 15 anos. São oferecidos cursos de graduação com certificação de qualidade e que vão dar suporte à sua entrada no mercado de trabalho. Contamos com opções de qualidade no ensino e uma metodologia diferenciada, sendo auxiliados por uma tecnologia de ponta.
Além disso, temos um atraente custo-benefício e uma ótima localização. Agora que você já sabe quais as oportunidades existentes na carreira de Produção Multimídia, entre em contato conosco e veja como podemos fazer a diferença em sua vida profissional!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!