O que faz um analista de produto e como se tornar um?

O Analista de Produto é cada vez mais importante dentro das empresas. Saiba o que ele faz, quais as habilidades necessárias e muito mais nesse artigo!(...)

Autor: Redação Impacta

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Você sabe o que faz um analista de produto e por que a ocupação é tão importante para o mercado? No momento em que uma empresa desenvolve seus serviços e planeja sua estratégia de vendas, ela geralmente recorre a esse profissional para prestar auxílio e garantir uma boa aceitação do lançamento entre os consumidores.

Quando em conjunto com outros especialistas, inclusive, os colaboradores podem trazer sucesso para a organização, ampliando as contribuições para o negócio como um todo. 

Continue acompanhando e entenda o que faz um analista de produto e veja, ainda, dicas sobre como se capacitar para se tornar um. Confira a seguir!

Onde o analista de produto pode trabalhar?

O analista de produto é responsável por elaborar e lançar estratégias eficientes de marketing para um determinado serviço ou produto, baseando-se principalmente nas necessidades da empresa. Ele também analisa os resultados de cada campanha, desenvolvendo, a partir disso, táticas de propaganda em mídias digitais.

Como um influenciador da marca, o analista deve desenvolver determinadas técnicas para ocupar uma vaga na área, buscando por especialização em SEO, mídias sociais, estratégias de inbound marketing, e-mail marketing, links patrocinados etc. Até porque é fundamental saber como utilizar as ferramentas adequadamente para que o processo de impulsionamento do negócio seja colocado em prática.

O setor é bastante promissor, pois a contratação do profissional permite que a empresa aumente a qualidade de suas campanhas, otimizando os gastos e elevando as possibilidades de impactar um público que poderá ser convertido em vendas. Com isso, é possível obter um vínculo mais positivo entre a marca e os consumidores, entendendo qual o comportamento desse público-alvo. 

Quais são as principais atribuições desse profissional?

A pessoa responsável por desenvolver as estratégias da companhia deve ter uma série de competências profissionais que são imprescindíveis para o bom exercício da profissão. Além de estar atualizado das tendências e do lançamento de marcas concorrentes, o analista também deve pesquisar e identificar constantemente quais são os produtos que estão movimentando o mercado consumidor. 

Para isso, veja a seguir quais são as principais atribuições que o profissional exerce em um posto de trabalho na área.

Analisa concorrência

A fim de identificar e elaborar novas oportunidades de negócio, o analista deve manter uma análise cuidadosa sobre a concorrência. Com isso, é possível também examinar indicadores do mercado, determinando quando e onde comercializar determinado produto. 

Verifica o tempo de vida de um produto

Verificando o tempo de vida dos produtos e serviços ofertados pela empresa, o profissional pode contribuir com percepções e participar da criação de conteúdo online ou impresso sobre o lançamento. O ideal é trabalhar diretamente com os gerentes de marketing, fornecendo análises mais aprofundadas e estratégicas sobre o posicionamento do produto.

Cria estratégias de lançamento

O marketing é fundamental quando um novo item é lançado no mercado, principalmente quando os consumidores ainda não o conhecem. O analista, desse modo, pode testar a recepção de um pequeno grupo ao produto antes de liberá-lo para o público em geral, criando estratégias eficazes para a marca.

Acompanha canais de venda

Outra capacidade imprescindível é saber como alinhar da melhor forma as equipes de vendas e de marketing, realizando o acompanhamento dos canais de consumo. Ambos os setores detêm todos os conhecimentos e materiais necessários para atrair novos clientes, fazendo com que o produto tenha mais chances de permanecer relevante no mercado.

Faz negociação com parceiros

O analista tem acesso direto a materiais de ativação de vendas que auxiliam os representantes da empresa a fecharem melhores negócios com parceiros. Ele também pode contribuir dando informações importantes que façam com que os gestores tenham uma melhor compreensão do cenário financeiro, descrevendo em detalhes como o produto será promovido e vendido.

Analista de Produto: o que faz?

Quais são as competências necessárias?

As habilidades profissionais necessárias para obter resultados tangíveis do trabalho do analista incluem desenvolver pensamento estratégico, bom relacionamento interpessoal, agilidade em priorizar tarefas, além de ter conhecimento em marketing para conseguir focar as soluções para os mais diferentes problemas. 

Também é fundamental entender todas as etapas e ciclos do produto, definindo um plano para introduzir o item no mercado e acompanhar o seu crescimento e maturidade no mercado consumidor. Portanto, é preciso ser flexível e estar preparado para fazer ajustes conforme o retorno obtido com as campanhas, pois isso pode garantir o sucesso do produto em longo prazo.

Quais cursos é preciso fazer para se tornar um analista de produto?

O caminho mais indicado para quem deseja se tornar um analista de produto é realizar uma graduação em uma área relacionada, como Gestão de Projetos e Administração de Empresas. Os cursos rápidos também são excelentes opções para se capacitar e acelerar o crescimento da carreira.

Geralmente, as empresas buscam por profissionais com conhecimentos em marketing, práticas e técnicas comerciais. O curso de Fotografia para E-Commerce, por exemplo, é voltado para quem atua na área de Publicidade e deseja investir ainda mais em conhecimento especializado em lojas virtuais

Do mesmo modo, o curso Oficina de Vídeo é extremamente valioso para os analistas que desejam inovar no lançamento de um novo produto no mercado. Isso porque ele oferece técnicas relacionadas a diferentes aspectos da criação audiovisual do item, como pré-produção, produção e pós-produção.

Assim, contar com uma boa formação e certificações no currículo contam pontos positivos e diferenciam a pessoa no momento de buscar por uma vaga de emprego. Inclusive, muitas organizações corporativas tendem a valorizar os profissionais e oferecer bons salários desde o início da carreira, sobretudo pela importância da profissão nas campanhas publicitárias e no atendimento aos consumidores.

A presença de um analista de produto é, de fato, bastante relevante nas empresas, não é mesmo? Lembre-se de que, para conquistar espaço e sair na frente da concorrência, é preciso se dedicar e buscar por capacitações na área que o tornem diferenciado. Mesmo assim, são inúmeras as oportunidades de trabalho em negócios e serviços, o que amplia as chances de obter um bom cargo no setor.

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