Confira nossas 8 dicas básicas de design para loja virtual

Como o comércio eletrônico pode oferecer uma boa oportunidade de compra para seu cliente? A resposta para essa questão está no design para loja virtual!(...)

Autor: Redação Impacta

Lojas físicas apresentam elementos como vendedores, arquitetura e toda a experiência sensorial envolvida nas vendas. De que forma o comércio eletrônico pode oferecer uma boa oportunidade de compra para seu cliente? A resposta para essa questão está no design para loja virtual.
Dar um maior destaque ao e-commerce ajuda a encantar os visitantes e atrair a atenção de clientes em potencial, demonstrar credibilidade e segurança, posicionar a marca como referência, diminuir os níveis de abandono de carrinho, estreitar o relacionamento com os consumidores e oferecer uma experiência de venda incrível.
Existem muitas formas de aprimorar a experiência do usuário e aumentar suas conversões. Continue a leitura e confira algumas dicas simples para ter um bom design para loja virtual!

shutterstock_1072630505

1. Apresente um mecanismo de buscas funcional

É muito frustrante para o usuário entrar em um site, digitar na barra de buscas e não encontrar os resultados que estava procurando. Além de desanimador, isso pode acabar com as chances de concretizar a venda.
No comércio eletrônico, quem ajuda o cliente é a plataforma de vendas. Por isso, o seu mecanismo de busca deve ser o vendedor que a loja virtual não tem. É importante que ele seja funcional, pois nem sempre os usuários estão com vontade ou tempo de navegar pelas categorias.
O Instant Preview, por exemplo, é um recurso muito interessante para acelerar o processo e impedir eventuais perdas de tempo. Ele exibe os resultados disponíveis de acordo com a palavra-chave que é digitada pelo usuário.

2. Proporcione uma plataforma intuitiva

É importante reforçar que o design para loja virtual deve ser pensado de forma que os usuários não percam tempo na internet. Por isso, o site deve ser intuitivo e funcional, para que os clientes possam encontrar facilmente aquilo que procuram.
A plataforma deve ser simples, mas sempre bem estruturada e com boa diagramação, além de representar a identidade da marca. Simplifique a vida dos clientes com uma comunicação visual bem aplicada e garanta que ele realmente dê preferência para o seu negócio.

3. Cuide da hierarquia dos produtos

A hierarquia dos produtos é um ponto de grande importância no design para loja virtual. No entanto, empreendedores pouco experientes no setor tendem a ignorar esse tópico. Mas você sabia que muitos usuários não descem a tela para conferir os itens que estão mais abaixo?
Por esse motivo, é fundamental pensar com inteligência e trabalhar para que os primeiros produtos sejam exatamente aqueles que apresentam maiores chances de vendas ou dão mais lucro para o negócio.
Outra dica é também deixar em destaque os lançamentos que chamem a atenção dos clientes e que, consequentemente, farão com que eles acessem outras páginas do e-commerce. Isso funciona como uma isca para prender o cliente e, mesmo que ele não se decida logo na primeira página, ao menos vai procurar por outras possibilidades na sua loja.

4. Tenha cuidado com a publicidade excessiva

Oferecer produtos que possam ser do interesse do usuário é uma prática interessante, mas que, quando utilizada em excesso, pode se tornar desagradável. As janelas pop-up e os banners são práticas comuns dentro das lojas virtuais, mas é fundamental saber usá-los de maneira estratégica.
A dica é destinar uma parte própria da interface para apresentar itens do interesse dos clientes, sem a necessidade de exibir uma janela cada vez que ele recarrega a página. Também é importante lembrar-se de mapear os passos dos usuários para oferecer apenas artigos relacionados aos interesses deles.

5. Simplifique o acesso a informações importantes

Muitos dados devem ser modificados de acordo com a navegação, como preços e informações dos itens. Contudo, alguns elementos devem ser altamente acessíveis e estar destacados no site, além de presentes em todas as telas.
Exemplos são o menu de contato, as informações institucionais, o painel de categorias e a barra de buscas. Além disso, botões que estimulam os usuários a executarem alguma ação, como o de finalizar a compra e de acesso ao carrinho, devem ser realçados para incentivar o clique.

6. Aproveite as datas comemorativas

Datas comemorativas são o melhor momento para aumentar o número de vendas e elevar o lucro. E não importa se são comemorações comuns da internet, como a aguardada Black Friday, ou mais clássicas, como Dia das Mães, Natal, Dia dos Pais e Dia dos Namorados.
Aproveite todas as épocas para personalizar o design da sua loja virtual e incorpore itens relacionados a essas celebrações. Realizar essas alterações pode até ser trabalhoso, mas é importante para que os clientes se sintam mais amparados pelo ambiente virtual, trazendo um bom retorno.

7. Entenda o layout como a continuação da marca

É muito comum encontrar lojas virtuais nas quais os temas, as cores e os demais elementos usados no site não correspondem aos utilizados na construção da marca. Isso é um erro para qualquer designer e pode confundir o cliente.
Manter essa correlação é essencial, porque ajuda a mostrar a identidade da marca e a fixá-la na mente do usuário, permitindo que ele consiga identificar o seu produto ou serviço por meio desses elementos.

8. Utilize um design para loja virtual responsivo

As altas taxas de vendas de tablets e smartphones e a popularização do Wi-Fi e da tecnologia 4G fizeram com que esses dispositivos se tornassem essenciais para o processo de compras eletrônicas. Afinal, se o consumidor pode solucionar uma pendência no horário de almoço, no intervalo entre as aulas ou enquanto está no trânsito, por que não aproveitar a oportunidade?
As negociações finalizadas em aparelhos móveis não podem ser deixadas de lado. Por esse motivo, contar com um design responsivo, que se adapte perfeitamente a qualquer tamanho de tela, é fundamental para uma loja virtual ter sucesso hoje em dia. Dessa forma, você evita que o cliente dê preferência para concorrentes com uma comunicação visual adaptável.
Otimizar a plataforma de venda de forma contínua é um fator primordial para melhorar o seu negócio. Afinal, a forma como o ambiente se apresenta tem papel fundamental para o sucesso ou o fracasso do comércio eletrônico. Por isso, é importante seguir todas as dicas que apresentamos para ter o melhor design para loja virtual.
Gostou das dicas e quer ficar por dentro de todos os conteúdos que publicamos? Então, curta a nossa página do Facebook e não perca nenhuma novidade!

Não perca nenhum post!