faceboook

7 podcasts de Design para você seguir e acompanhar

Com o crescimento do mobile, um novo tipo de consumir conteúdo e informações está crescendo, os PODCASTS! Veja nossa lista com 7 podcasts de Design!(...)

Autor: Redação Impacta

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo

O que você costuma ouvir quando está a caminho para algum curso, no ônibus ou em casa? Cada pessoa tem um repertório diferente, desde notícias na rádio até suas músicas preferidas. Mas existe um estilo que está crescendo no Brasil e conquistando muitos profissionais de artes e comunicação: o podcast de Design.
Esse formato de conteúdo é uma das grandes tendências do marketing e cada vez mais ganha espaço no mercado. Isso porque é fácil de ser consumido e pode tratar de qualquer assunto, transitando entre variados temas.
Ficou curioso sobre essa tendência? Então, continue a leitura e conheça os principais podcasts de Design que vão trazer mais conhecimento para a sua vida, além de dicas profissionais. Continue com a gente!

O que são podcasts?

Os podcasts são muito similares aos programas de rádio. Porém, a principal diferença é que o seu conteúdo é produzido para ser consumido sob demanda. Isso significa que você pode ouvir na hora que quiser, onde bem entender.
Vamos fazer uma analogia com as produções televisivas. Nela, os programas costumam variar de acordo com a programação, enquanto no Netflix você escolhe quais filmes e séries quer ver naquele momento. Os podcasts funcionam da mesma maneira: basta acessar o conteúdo na hora que quiser ouvi-lo.
Uma das vantagens do podcast é que ele é forma de utilizar melhor o seu tempo. Essa ferramenta permite aumentar a sua produtividade em períodos ociosos, promovendo conhecimento em momentos comuns da rotina diária, como quando você está parado no trânsito ou fazendo uma corrida.
Na prática, os podcasts possibilitam que você aprenda, distraia-se ou divirta-se enquanto faz outra coisa. Isso desperta a sua criatividade e imaginação, o que é bom para exercitar o seu processo de criação — ou seja, ideal para Designers e comunicadores.

Por que os podcasts estão crescendo tanto no Brasil?

Você já deve ter percebido alguns dos benefícios que o podcast proporcionada para o ouvinte, certo? Esse formato está se popularizando rapidamente, sobretudo entre o público jovem, muito ligado à tecnologia.
Um dos principais atrativos dessa mídia é a facilidade de acesso e consumo. Geralmente, os podcasts são distribuídos de forma gratuita na internet. Isso faz com que seu conteúdo alcance um público cada vez maior e heterogêneo.
Esse formato abrange qualquer assunto. Os podcasts de Design, por exemplo, podem ter uma finalidade informativa, de estudo, de entretenimento e até mesmo de desenvolvimento de carreira. Ou seja, as possibilidades são inúmeras e você quem escolhe o que quer ouvir em cada momento.
Além disso, com uma rotina corrida, conseguir fazer duas coisas ao mesmo tempo é uma vantagem competitiva. O conteúdo em áudio oferece essa possibilidade: você consegue dividir a sua atenção e não deixa passar detalhes despercebidos.
É justamente por esses motivos que o mercado de podcasts está crescendo cada vez mais. Conforme apontam as pesquisas, 75,3% dos entrevistados acompanham esse formato pela qualidade e diversidade dos conteúdos, enquanto 74,6% gostam pela liberdade de poder ouvir em qualquer hora e lugar.

Baseados na tendência de outros países, os números divulgados indicam que existe um grande potencial de crescimento para os podcasts no Brasil — de acordo com os dados do Ibope, divulgados na Maratona Piauí CBN de Podcast. Esse formato já conta com um público fiel de 16 milhões de internautas, que consomem essa mídia três ou mais vezes por semana.

7-podcasts-de-design-para-voce-seguir-e-acompanhar

Quais são os principais podcasts de Design?

A seguir, selecionamos 7 podcasts de Design e comunicação para você que quer saber mais sobre essas áreas e se atualizar. Eles podem ser consumidos por meio de plataformas de distribuição como YouTube, Spotify ou você pode baixar esse conteúdo e ouvir direto no seu dispositivo. Veja só!

1. Movimento UX

Movimento UX é um podcast de entrevista sobre Design e experiência dos usuários com os principais líderes do mercado no Brasil e no mundo. O programa é produzido e apresentado pela Izabela de Fátima e, em média, tem duração de 1 hora a 1 hora e 30 minutos.

2. Braincast

Esse podcast é focado em assuntos referentes a Design, redes sociais, internet e publicidade. Assim, o Braincast debate a relação entre a criatividade, tecnologia, inovação e cultura digital. Cada episódio dura de 1 hora e 30 minutos a 2 horas.

3. Aparelho Elétrico

Um podcast voltado para profissionais criativos, esse é o Aparelho Elétrico. Ele aborda assuntos mais relacionados à produtividade, ao relacionamento com o cliente, ao empreendedorismo e ao home-office. Seus episódios têm duração de 1 hora a 1 hora e 30 minutos.

4. Diagrama

programa é uma espécie de roda de conversa sobre contexto e bastidores das pessoas mais relevantes que trabalham com Design no país. Com episódios a cada duas semanas, a duração do Diagrama fica entre 1 hora a 1 hora e 30 minutos.

5. Yellowcast

Este podcast trata de assuntos sobre Design, comunicação e mundo pop/geek. Com uma linguagem mais divertida, o programa aborda assuntos relevantes no mercado de comunicação e artes. Toda semana sai um episódio novo, com duração média de 40 minutos a 1 hora.

6. Design Matters

Design Matter foi o primeiro podcast sobre Design, criado por Debbie Millman em 2005. O programa apresenta conversas informais entre designers gráficos, educadores, autores e diversos empreendedores. Com uma pegada mais objetiva, cada episódio dura em torno de 25 a 60 minutos — e sempre termina com a assinatura “e lembre-se: podemos falar sobre fazer a diferença, podemos fazer a diferença ou podemos fazer as duas coisas”. Bons ensinamentos, não é mesmo?

7. Visual+mente

Spin-off do AntiCast, o Visual+mente aborda temas do universo do Design e artes visuais, tanto no âmbito acadêmico quanto mercadológico. Ele faz parte uma rede de podcasts sobre vários temas relacionados a essa área. Os seus episódios variam entre 40 minutos a 1 hora e 30 minutos.
Deu para perceber como os podcasts são materiais ricos para você se informar, manter-se atualizado e até mesmo descobrir coisas novas, certo? Esse formato de conteúdo está crescendo em um bom ritmo devido a sua facilidade de consumo, alcance e temas abordados.
Além disso, ele colabora para o processo criativo. Por isso, podcasts de Design são excelentes para aqueles momentos de falta de imaginação, pois estimulam o pensamento e ainda apresentam as principais tendências do mercado.
Gostou deste post sobre podcasts de Design? Quer saber mais sobre esse assunto? Então siga a nossa página no Facebook. Assim, você pode acompanhar todas as nossas atualizações.

1 Comentário

    Deixe o seu comentário!

    Não perca nenhum post!