faceboook

Produção Multimídia x Produção Audiovisual: qual a diferença?

Você Sabe qual a Diferença entre Produção Multimídia e Produção Audiovisual? Entenda o que faz, o que estuda e quem são os profissionais de cada (...)

Autor: Redação Impacta

A produção audiovisual e a produção multimídia são áreas voltadas (como o nome sugere) à produção de conteúdo para as mais diversas fontes geradoras de comunicação. Ambas são complementares entre si, de modo que muitas vezes é possível se confundir entre uma e outra ao escolher uma graduação na área. 

Por conta disso, é comum que muitas dúvidas apareçam. Para te ajudar a respondê-las, neste post vamos te mostrar as principais diferenças entre cada uma destas áreas tão importantes para o mercado atual. Fique ligado!

O que é produção audiovisual e produção multimídia?

Antes de tudo, precisamos identificar o que é e como é a atuação dos profissionais nas áreas de produção audiovisual e produção multimídia. Acompanhe e veja de um modo geral como funciona cada carreira.

Produção audiovisual

Produção audiovisual é uma área que está em constante expansão. Isso acontece porque o foco do audiovisual é o universo das mídias, ou seja, a área está sempre se atualizando de acordo com a criação de novas formas de passar informação para as pessoas. 

As mídias vão migrando e se relacionando com os meios de comunicação, de modo que cabe ao profissional de produção audiovisual estar antenado e atualizado de acordo com essas migrações.

Dessa forma, o profissional focado na área de produção audiovisual cuida da parte de produção artística e cultural, que circula por meio dos mais diversos tipos de mídias e em meios de comunicação distintos. 

Conteúdos publicados em jornais, revistas digitais, roteiros, sonorização, iluminação, entre outros, são feitos pelo profissional em duas frentes: a de elaboração e a de produção.

Essa grande multidisciplinaridade do profissional de audiovisual faz com que ele seja capaz de exercer uma atuação de destaque em filmes e séries, bem como possa atuar em locais estratégicos, como cinematecas e emissoras de televisão.

Produção multimídia

Já a produção multimídia é voltada para pessoas com perfil criativo e inovador. É preciso estar sempre atento às demandas do mercado em relação aos tipos de mídias mais acessadas e a espécie de conteúdo que as pessoas gostam de consumir.

Essa área é mais voltada para as mídias em si, sendo que, ao estudar os diferentes tipos de mídias existentes e disponíveis do mercado, é possível ter uma visão macro do que acontece dentro dessa área.

O ideal para o profissional de produção multimídia é focar em uma área específica para produzir os conteúdos contratados. Assim ele se especializa mais rápido e pode se destacar em locais como a sua própria empresa de multimídia, produtoras, agências, entre outras.

Existe um mito de que a produção multimídia é o faz tudo da área, porém isso não é verdade. O profissional é focado nas mídias existentes e se atualiza conforme elas vão se modificando.

Assim, quando se fala em produção multimídia, estamos falando muito mais de conteúdo midiático do que de uso e manutenção de equipamentos técnicos, por exemplo.

Produção audiovisual e produção multimídia no mercado digital

Uma área que está cada vez mais em destaque é a do mercado digital. Atualmente as pessoas estão procurando comprar pela internet, ou pelo menos fazer pesquisas na internet antes de decidir por comprar produtos.

Em um levantamento realizado pelo NZN Intelligence, foi possível identificar que 74% das pessoas que possuem poder de compra optam por comprar produtos e serviços online ao invés de se deslocar até lojas físicas do varejo.

A partir desse dado é possível identificar um novo padrão de compras no mercado digital. As empresas que atuam nesse mercado, assim como quaisquer outras, precisam de marketing para se destacar, de modo que nada melhor do que o marketing digital para esse tipo de mercado.

A partir de tudo isso é possível identificar a importância do profissional de audiovisual e produção multimídia dentro do mercado de trabalho. O marketing digital depende muito dessas duas áreas para alinhar o conhecimento de mídia com as estratégias que mais funcionam.

Esse certamente é um setor que vai contar com um crescimento cada vez maior ao longo dos anos. Por isso, o momento de se aperfeiçoar e buscar por um curso de audiovisual ou de produção multimídia é agora.

Principais diferenças entre as duas áreas

Agora que você já sabe de um modo geral como funciona a área de produção multimídia e produção audiovisual, vamos ao que realmente interessa.

Vejamos o que cada área tem de diferente para que você possa entender melhor e fazer a melhor escolha para o seu futuro profissional.

O que faz e onde atua o profissional de produção audiovisual

No audiovisual o profissional é forjado para trabalhar exercendo diversas funções, sendo que as principais são:

  • Edição de filmes;
  • Produção de roteiros;
  • Direção de filmes e séries;
  • Sonorização e fotografia; entre outras.

Essas áreas são feitas exatamente para esse tipo de profissional, que ainda pode aperfeiçoar seus conhecimentos fazendo outros cursos mais específicos ou graduação em cinema, por exemplo.

O que faz e onde atua o profissional de produção multimídia

Por conhecer menos a parte técnica mas mais a parte de conteúdo de mídias, o profissional da produção multimídia pode atuar como:

  • Empreendedor em uma agência própria;
  • Consultor;
  • Professor;
  • Criador de estratégias multimídias;
  • entre outros.

A atuação não se resume a apenas essas áreas, de modo que o profissional pode prestar serviços para diversas empresas que desejam divulgar seus produtos nas mídias sociais por exemplo.

O que se estuda em de produção audiovisual

No curso de produção audiovisual é possível estudar diversas disciplinas muito interessantes, sendo que as mais comuns são:

  • Sistemas técnicos;
  • Edição de som e imagem;
  • Pós-produção;
  • Computação gráfica;
  • Roteiro; entre outras.

Todas essas disciplinas e as outras diversas que estão na grade curricular das melhores instituições servem para formar um profissional completo e pronto para o ingresso no mercado de trabalho.

O que se estuda em produção multimídia

Dentro do curso de produção multimídia as disciplinas são mais voltadas para a área de mídias em si, mas podem ser mais abrangentes, fazendo com o que o profissional seja ainda mais completo. Veja quais são as principais cadeiras do curso:

Normalmente, a Graduação é realizada na modalidade de tecnólogo. Assim o profissional se forma como tecnólogo em produção multimídia. Isso permite que a duração do curso seja mais curta, tendo em média 2 anos de duração, divididos em 4 semestres. 

Para tirar o melhor proveito desse tipo de curso, o ideal é que o profissional seja dinâmico, antenado e criativo, pois esses são os pontos  mais procurados em um profissional da área.

Considerações finais

Diante de tudo o que foi abordado, é possível perceber que tanto a área de produção audiovisual, que é mais técnica, e a área de produção multimídia, que é mais teórica, são excelentes opções de cursos para quem está pensando em ter uma carreira nessa área. 

Isso acontece muito porque o mercado digital está em constante expansão, de modo que as empresas estão buscando cada vez mais profissionais que entendem desse tipo de mídia. 

O marketing digital veio para ficar e se consolidar como uma das melhores formas de marketing do mundo e os profissionais de audiovisual e multimídia podem ser os felizes receptores de grande parte do investimento realizado nessa área.

Ambas as profissões, na área de produção audiovisual e produção multimídia, estão sempre em constante atualização, de modo que o profissional que souber investir em bons cursos e se manter sempre atualizado pode se destacar muito no mercado de trabalho.

Gostou dessas áreas e deseja se qualificar?
Clique aqui e conheça mais sobre a Graduação de Produção Multimídia da Impacta!

2 Comentários

  1. Adriano Monteiro disse:

    Excelente explicação sobre as duas áreas!

    Apenas uma observação, quando fala: “Normalmente, a Graduação é realizada na modalidade de tecnólogo. Assim o profissional se forma como ‘técnico’ em produção multimídia.

    Existe um erro, pois o profissional recebe a graduação de Tecnólogo, terceiro grau (superior) e não de Técnico que é segundo grau, (médio).

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!