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Principais desafios do uso da tecnologia na educação em 2023

Veja os principais desafios do uso da tecnologia na educação brasileira e quais soluções devem ser tomadas para uma educação equitativa

Autor: Redação Impacta

Os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) destacam grandes desafios no uso da tecnologia na educação brasileira.

A evolução tecnológica, embora presente em algumas regiões, ainda enfrenta desafios consideráveis, revelando discrepâncias entre diferentes níveis educacionais e localidades.

A realidade nas escolas: desafios e lacunas tecnológicas

Ao analisar o cenário da educação infantil, a pesquisa do IBGE mostra que escolas particulares desfrutam de cerca de 85% de presença de internet banda larga, enquanto nas redes municipais esse número cai para 52,7%. No ensino fundamental, a infraestrutura tecnológica das escolas municipais apresenta déficits significativos, com apenas 9,9% das escolas possuindo lousa digital.

Para o ensino médio, os dados revelam um aumento na disponibilidade de recursos tecnológicos, com 80,4% das escolas estaduais oferecendo internet banda larga e 79,3% dispondo de computadores de mesa para os alunos. No entanto, as disparidades persistem, evidenciando a necessidade de ações para nivelar o acesso.

A importância de ações governamentais e capacitação docente

Em meio a essas desigualdades, a professora e Mestre em Ciências, Débora Lima, destaca a importância de ações governamentais. Ela enfatiza a necessidade de priorizar a ampliação da infraestrutura de conectividade, investir em equipamentos tecnológicos e capacitar professores para garantir o uso eficaz dessas ferramentas.

Débora ressalta que programas de acesso digital em comunidades remotas e parcerias entre setores público e privado podem desempenhar um papel crucial na redução das disparidades e na criação de um ambiente educacional mais inclusivo e tecnologicamente avançado.

Desafios em sala de aula e a BNCC

A educadora aborda também as dificuldades em sala de aula, destacando o encontro de gerações como um desafio fundamental. Sobre a implementação da tecnologia, Débora reconhece o avanço, mas alerta para a falta de universalidade no acesso, expondo fragilidades no sistema educacional brasileiro.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é apontada como um guia essencial. Débora destaca que a BNCC aborda competências gerais, incluindo o uso crítico e ético da tecnologia. Ela ressalta a necessidade de formação continuada dos docentes para superar desafios e desenvolver competências essenciais na construção do conhecimento.

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Caminhos para o futuro: superando desigualdades e preparando para a era digital

Débora conclui, destacando que superar as disparidades no acesso, aliado à capacitação docente e à criação de ambientes virtuais inclusivos, é essencial. A integração responsável da tecnologia não apenas amplia as possibilidades de aprendizado, mas também prepara os estudantes para um futuro digital. Em um cenário em constante evolução, a reflexão contínua e a adaptação são cruciais para uma educação verdadeiramente equitativa.

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Fonte: Terra

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