Por que fazer um curso de marketing digital?

Muitas vezes está tudo indo bem na sua carreira profissional, mas ainda falta um pontapé final para alavancá-la de vez. Para isso, é preciso se especializar (...)

Autor: Rogério Ramalho

Muitas vezes, está tudo indo bem na sua carreira profissional, mas ainda falta um pontapé final para alavancá-la de vez. Para isso, é preciso se especializar em alguns temas e se dedicar a algumas áreas até então impensadas para se conseguir um cargo reconhecido e obter salários melhores. Uma opção interessante é fazer um curso de Marketing Digital.
Antes de qualquer coisa, é importante entender o que é o Marketing Digital. Ele é um conjunto de atividades executadas de forma online para atrair negócios e desenvolver empresas.
Usando canais como blogs, sites, redes sociais, entre outros, as empresas buscam resolver problemas e chegar até o desejo dos consumidores. A partir de estratégias diversas, como a definição de público-alvo, o uso de uma linguagem certeira e de uma estratégia apropriada, alcança-se a persona procurada. Assim, é possível reverter o trabalho em resultados, com a venda de algum produto ou a difusão de uma ideia, por exemplo.
Neste post, mostraremos como o mercado de trabalho tem exigido profissionais com conhecimento e formação em Marketing Digital e as oportunidades existentes para quem quer se especializar nessa área. Vamos nessa?

   Fatos sobre o mercado do Marketing Digital

O Marketing cresceu e cresce ano a ano. O motivo disso é claro: o acesso à internet já faz parte da vida de mais da metade da população mundial. Por esse motivo, o marketing tradicional precisou se atualizar e chegar às redes, atraindo os consumidores a partir de novas estratégias.
A internet e a tecnologia vieram para ficar e revolucionar a maneira de se comprar e vender. Segundo o IBGE, mais de 80% das casas brasileiras contam com, ao menos, um aparelho celular com internet. Conheça, a seguir, algumas inovações do Marketing Digital:

  • Expansão da publicidade mobile

Mais do que nunca, é preciso pensar no marketing voltado aos usuários de smartphones, que buscam em poucos cliques realizar desejos e atender necessidades. Pensando nisso, é fundamental construir páginas, blogs e sites com formatos adequados para celulares e que permitam uma fácil navegação.
O investimento no marketing mobile é uma necessidade das empresas, que estão se adaptando a essa nova realidade e, consequentemente, buscando profissionais capacitados para revolucionar os negócios que ainda não estão incluídos nesse formato. Só dessa forma é possível sobreviver à concorrência do mercado.

  • Funções do e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das melhores maneiras de chegar ao público pretendido de forma certeira, com a mensagem correta e no momento esperado. Assim como o uso dos smartphones é uma realidade mundial, as contas de e-mail também são frequentemente utilizadas.
Por meio dessa estratégia, empresas e consumidores se comunicam com facilidade e de forma pessoal e direta. É uma ferramenta que permite grande alcance e que opera previsivelmente, uma vez que, ao selecionar endereços de e-mail, a pessoa certamente o receberá— o que nem sempre ocorre em anúncios nas redes sociais, por exemplo.
Essa também não é uma ação que demanda grande investimento financeiro e, mesmo assim, pode garantir um bom retorno.

  • Vantagens dos mecanismos de buscas

Colocar sua empresa entre as primeiras encontradas durante a busca por um produto ou serviço na internet é sinal de que o trabalho de Marketing Digital está sendo desenvolvido corretamente. Sabe por quê? A maioria dos usuários de internet acessam os primeiros resultados mostrados dos buscadores de informações, tal qual o Google.
Ou seja, aparecendo entre os primeiros resultados da busca, as chances de um possível cliente entrar na sua página e, consequentemente, adquirir um produto são muito maiores.
Assim, saber trabalhar corretamente o Marketing Digital com os mecanismos de buscas significa estar dentro dos padrões determinados para alavancar a sua empresa. Para isso, é importante estar bem informado e ter a melhor formação, com conhecimentos abrangentes sobre o que faz uma página ser ou não ranqueada pelo Google, por exemplo.

  • Relevância das redes sociais

Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter: todo mundo já ouviu falar dessas redes sociais, mas talvez ainda não tenha consciência do tamanho da importância das mesmas para o Marketing Digital.
Todas elas são espaços de comunicação entre as pessoas, apesar de funcionarem de formas distintas e de cada uma ter um objetivo específico. Criar linguagens apropriadas, perfis de empresas bem alimentados e definir públicos-alvo podem ser ações essenciais para alavancar sua empresa na internet.
Uma única curtida ou compartilhamento permite uma expansão significativa no número de pessoas atingidas por determinada mensagem. No entanto, trabalhar com essas redes requer preparo e conhecimentos próprios para que tudo saia como planejado.

  • Marketing Digital e os aplicativos

Empresas do mundo todo utilizam aplicativos de celular para aumentar vendas e garantir a fidelização de seus clientes. Planejar o Marketing Digital inclui trabalhar para que seus aplicativos sejam baixados nos celulares e, consequentemente, sejam usados por seus clientes.
Também é fundamental utilizar estratégias para chamar a atenção do usuário para o aplicativo instalado, sem que ele fique ocioso e apenas tomando espaço da memória do smartphone. Fazer do app um canal permanente de interação entre empresa e cliente é sucesso garantido nos negócios.

   Possibilidades de atuação do profissional de Marketing

Independentemente do tamanho, é importante que toda empresa entenda o Marketing como um setor estratégico na conquista de novos mercados e clientes. Afinal, a área não é apenas sobre fazer propaganda ou vender um produto, mas sim com compreender o mercado, as tendências e os clientes em que a organização está inserida.
Isso exige muito conhecimento de métodos, estudo, pesquisa e atualização constante. Mais do que transformar a maneira de consumir, a internet ampliou e revolucionou as possibilidades de atuação de quem se forma em um curso de Marketing. Conheça algumas possíveis áreas de atuação:

  • Comércio eletrônico

As plataformas de comércio digital vêm crescendo a cada ano, e o profissional de Marketing pode atuar como gestor da área. Nesse cargo, será responsável por acompanhar e analisar dados de todo o processo de divulgação e venda dos produtos. Assim como faria em uma loja física, também é necessário estar atento às preferências e ao comportamento do público.
Com uma quantia suficiente de informações obtidas a partir de ferramentas da própria internet, o gestor de comércio digital é capaz de identificar possíveis defeitos na estratégia e ainda pensar em novas soluções. É importante ter um perfil analítico e estar sempre em busca dos melhores recursos e métodos para seu negócio, visando ao aumento das vendas online.

  • Criação de banners e mídias gráficas

Banners e mídias gráficas são peças publicitárias que podem ser usadas em sites e portais na internet. Eles podem ser animados, estáticos, interativos ou seguir o estilo de pop-up. O ideal é optar por aqueles que chamam mais atenção e, consequentemente, trazem mais resultados.
Esses materiais são essencialmente promocionais. São peças que devem ser muito atrativas e ter uma mensagem fácil de ser lida e compreendida em poucos segundos. Por isso, o melhor é trabalhar com pouca informação.
A criação de mídias gráficas pode ser feita por profissionais da área de Marketing Digital. Além de desenvolver trabalhos com bons conceitos, sabem orientar o cliente sobre o que deve ser feito e como deve ser divulgado.

  • Trabalhar com links patrocinados

Links patrocinados são muito utilizados em estratégias digitais. Por isso, não há ninguém melhor do que o profissional de Marketing para trabalhar nessa área. A capacitação permite mensurar melhor os resultados e segmentar o público que deve visualizar os anúncios.
Ao investir nesse setor, as empresas têm retorno rápido, aumentam as conversões, amplificam outras estratégias, reduzem custos e fortalecem a marca. No entanto, para ter resultados satisfatórios, não basta apenas desenvolver a ação sem um bom conhecimento da ferramenta.
Para isso, o profissional deve estar preparado para atuar na área. Ele é responsável por escolher os canais que vai usar, selecionar as palavras-chave, montar uma escala de divulgação em cada canal e mensurar os resultados para entender quais ações ainda devem ser tomadas.

  • Growth Hacker

Growth Hacking é considerado o futuro do Marketing Digital. Essa estratégia pode ser utilizada em sites, blogs e pequenos negócios para atingir um crescimento inovador, rápido e otimizado. Para isso, o profissional de Marketing é o mais indicado.
O Growth Hacker precisa conhecer a psicologia do consumidor, a fim de entender o cliente por meio de experiências baseadas em métodos científicos. Também é importante conhecer de tecnologia e processos, que permitem definir os passos de um experimento e fazer com que seja possível escalar e mensurar as atividades.
O trabalho desse profissional começa com a definição clara e criativa de metas e objetivos. Depois, inicia-se o ciclo de vida do Growth Hacking, que considera:

  • geração de ideias;
  • estabelecimento de prioridades;
  • condução de experimentos;
  • implementação de testes;
  • análise de dados.
  • Comportamento do consumidor

A transformação digital muda as tendências sociais, o que afeta diretamente as demandas e o comportamento dos consumidores. As novas perspectivas podem ser difíceis de entender ou mesmo reconhecer, mas as empresas devem perceber o que está acontecendo e adaptar o serviço ou produto ao cliente.
Nesse sentido, o profissional de Marketing tem o objetivo de repensar padrões tradicionais e buscar novas oportunidades para agradar ao consumidor atual. Além disso, ele deve superar desafios e conquistar os clientes que estão olhando para o valor geral da marca em oposição a apenas o preço do produto ou serviço.

  • Marketing de conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma forma de engajar seu público-alvo e crescer sua rede de clientes por meio da criação de conteúdo valioso e relevante, envolvendo, atraindo e gerando valor para as pessoas com o objetivo de criar uma percepção favorável da sua marca.
Essa é uma das áreas que mais crescem atualmente. O profissional que atua com esse tipo de estratégia deve ter uma série de conhecimentos técnicos e investir em capacitação contínua. Afinal, as ferramentas estão sempre evoluindo, e o conhecimento deve se renovar cada vez mais rápido.

   Curso de Marketing Digital: saiba como entrar no mercado

Alavancar a carreira, ganhar mais dinheiro e obter sucesso são a intenção de muitas pessoas. No entanto, para que isso aconteça de forma rápida e objetiva, é preciso definir alguns passos.
O principal caminho é buscar uma formação adequada e específica que, diretamente, signifique um diferencial no mercado de trabalho. Elaborar um plano de carreira e saber como investir em você são pontos essenciais para o seu sucesso.
O curso de Marketing Digital prepara o profissional para elaborar estratégias de marketing e gerar negócios, prevendo tendências e preparando as marcas para um mercado cada vez mais competitivo. O programa oferece uma consolidação de conceitos e uma visão atualizada que se encaixa em nossa perspectiva social e mercadológica atual.
A grade curricular é dividida em Conceitos e Aplicações, Digital Business, Marketing Digital — Insights and Data, Digital Executive Leadership. Confira o que você vai estudar em cada módulo:

  Conceitos e Aplicações

  • Gestão e Planejamento Estratégico Digital.
  • Jornada do Consumidor Online.
  • Macro Tendências e Sustentabilidade Digital.
  • Inteligência e Pesquisa em Marketing Digital.
  • Marketing de Humanização e Branding Digital.
  • Liderança.
  • Gestão de Projetos com foco em metodologias ágeis.
  • Mobile Marketing.
  • Design Thinking e UX.
  • Estratégias de Relacionamento B2B.

  Digital Business

  • Estratégias de Relacionamento B2B.
  • Empreendedorismo e Finanças.
  • Princípios de Tecnologia e Desenvolvimento.
  • Direito Digital.
  • E-Commerce.
  • CRM.
  • E-Business.

  Marketing Digital — Insights and Data

  • Criação e suas aplicações.
  • SEO.
  • Digital Influencers.
  • Gestão de Crise e Monitoramento.
  • E-mail Marketing.
  • Marketing de Conteúdo.
  • Mídia On-line.
  • Estratégias nas Redes Sociais.
  • Facebook Marketing.
  • Game Marketing.
  • Mídia Programática.
  • Google Performance.
  • Data Science (GA, BIG DATA, KPIs, ROI e BI).
  • Go Live Project (Atendimento).

  Digital Executive Leadership

Exponential & Digital Organizations:

  • Transformação Digital;
  • Organizações exponenciais (EXOs);
  • Digital Mindset Changing;
  • Future Thinking.

  Startup LAB & Innovation:

  • Mindset criativo;
  • Inovação e (intra)empreendedorismo;
  • Prototipação & Design Thinking;
  • Modelo de negócio & Análise financeira;
  • Business Canvas;
  • Pitching;
  • Startup Lab: Criação de um Startup Real.

Leadership Skills:

  • Accountability;
  • Liderança por propósito;
  • Equipes de alta performance;
  • Cultura organizacional.

O mercado de Marketing Digital está entre as áreas mais promissoras atualmente. E cursos online em escolas reconhecidas podem ajudar a garantir o seu sucesso.
Investir e escolher um curso específico é uma alternativa para ampliar seus conhecimentos em determinadas áreas do Marketing Digital, podendo optar por aquelas que você queira conhecer mais a fundo e que acredite ter importância para a sua carreira.
Agora que você conheceu melhor os motivos de se fazer um curso de Marketing Digital, já pode deixar seu comentário se gostaria de conhecer a opção de MBA em Marketing Digital que oferecemos!

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