faceboook

O Twitter ainda é relevante para sua empresa?

O Brasil é o segundo no ranking de países com maior número de usuários no Twitter, que não estão na rede social apenas para conversas cotidianas(...)

Autor: Rodrigo Cipullo

Criada em 2006, a rede social completou em 2014 oito anos de existência e, mesmo apresentando uma queda na interação entre usuários nos últimos anos, o microblog ainda é uma ferramenta de extrema importância no Marketing Digital e uma das cinco redes sociais mais acessadas do país.

O Brasil é o segundo no ranking de países com maior número de usuários no Twitter, que não estão na rede social apenas para conversas cotidianas ou seguir sua celebridade favorita.  Muitos têm o microblog para pesquisar, interagir e criar relacionamento com uma marca ou empresa. Isso porque, diferente de outras redes sociais como o Facebook, onde apenas “parte” dos seus fãs tem acesso a suas postagens, no Twitter tudo o que sua empresa publica chega a seus seguidores em tempo real. Porém, é necessário ter atenção: o mesmo clique único que faz o usuário seguir sua empresa faz com que, também, ele deixe de seguir.

A limitação de 140 caracteres por postagem força uma mensagem direta e facilita a absorção do conteúdo de forma simples e objetiva, tornando a leitura e a interação mais rápida e clara. A rapidez no acesso à informação é uma ótima e importante alternativa para impactar e se relacionar no microblog, porém, é fundamental saber qual o seu público e com quem está falando, além de compreender suas necessidades e características específicas para determinar uma ação. Pra isso pense em perguntas como:

  1. Quem é meu cliente em potencial? O que ele faz?
  2. Qual o nível de instrução do o meu público? Quais seus desafios e carências?
  3. Que tipo de informações ele consome? Em quais veículos?
  4. Quem influencia suas decisões?
  5. Qual assunto ou ferramenta que meu público gostaria de aprender ou conhecer mais sobre o meu mercado?

Criar uma estratégia para sua empresa no Twitter não envolve somente a venda ou consumo. Aprofundar a conexão com seus seguidores e dividir ideias fazendo perguntas e dando feedback personalizado a cada seguidor são algumas das inúmeras maneiras de fidelizar e alcançar cada vez mais resultados positivos e seguidores através dessa rede social.

Além do seu próprio conteúdo, seguir e acompanhar as referências e pessoas de grande relevância para seu mercado é bastante interessante, já que, em geral, costumam publicar e compartilhar materiais úteis. Certamente você encontrará diversos materiais atrativos que seu potencial seguidor está buscando e tomar como base para produção de conteúdo.

Porém, não apenas falar com o público é importante. Saber o que é dito sobre sua empresa é parte fundamental desse processo! Existem ferramentas interessantes para ajudá-lo nessa tarefa. Mesmo que a mensagem não seja direcionada a você, é importante saber se há uma oportunidade para corrigir um mal entendido ou apenas interagir com seu cliente.

Uma pesquisa realizada pelo microblog e publicada pela Folha de São Paulo mostra que quatro em cada cinco usuários acessam o Twitter por dispositivos móveis, o que faz da ferramenta uma das principais formas de interação mobile e segunda tela do país.

Cada usuário brasileiro, de acordo com o Twitter, segue em média 27 marcas e, além de buscar o conteúdo postado, buscam uma interação direta com a empresa, o famoso atendimento ao consumidor, que no Twitter funciona em tempo real e, se usado corretamente, garante a relevância e credibilidade da sua empresa para seus seguidores.

Afinal com que frequência devo postar? Esse fator depende, fundamentalmente, da quantidade de conteúdo e capacidade em buscar e encontrar novos materiais que sua empresa possui. Em geral, para ser relevante e ter resultados positivos no Twitter é necessário estar presente todos os dias e com um volume de postagens considerável.

Mesmo não sendo ruim publicar bastante, é necessário ter uma dose de cautela e atenção. Mais de três tweets em sequência podem aborrecer mais do que distribuir quinze em uma quantidade maior de horas ao longo do dia. O ideal é dar ao menos um intervalo de vinte minutos entre um e outro tweet que, assim como no Facebook, dispõe de ferramentas que permitem o agendamento do post, evitando que fique preso durante todo o dia nas publicações.

Repetir o tweet também é uma boa estratégia, pois se no momento do post seu público não estiver online ele provavelmente não será impactado pela mensagem. Há casos de posts que só conseguem um grande alcance quando postado pela terceira vez, assim mais seguidores vão ler, republicar e recomendar, gerando um novo pico de acesso. Para essa estratégia é necessário ter cuidado e seguir algumas regras para não tornar-se repetitivo com quem já leu:

  1. Intercale o post repetido com alguns novos;
  2. De um intervalo maior entre as repetições, de preferência um dia ou um turno;
  3. Não repita todos os tweets, apenas os mais importantes e relevantes para seus seguidores e sua empresa;
  4. Procure usar textos distintos antes do link.

Para disseminar sua mensagem e sua empresa procure utilizar mensagens com no máximo 120 caracteres. Tente deixar sempre o mínimo de 20 caracteres de sobra, pois irá permitir que pessoas ao retweetar insiram comentários curtos ou citem sua empresa como fonte.

O Twitter continua sendo um excelente canal de relacionamento direto entre a empresa e o cliente. Essa característica faz com que o microblog tenha um volume muito grande de informações, conteúdo e interação.

Para as pessoas, é totalmente simples e fácil interagir e seguir, obtendo informações, tirando dúvidas e resolvendo problemas. Para as empresas:

  1. Mais um canal de relacionamento entre empresa e cliente. Permite uma comunicação clara e direta com o público o que gera confiança e credibilidade a sua empresa.
  2. Complemento do atendimento ao cliente, podendo ser usado para respostas, dúvidas frequentes, entre outros. A forma mais rápida e direta de responder a qualquer situação, sendo uma crítica ou um elogio e resolver o problema rapidamente.
  3. Seguidores geram vendas e recomendações. Os seguidores podem não somente se tornar clientes, mas também falar de você, gerando mais clientes, vendas e aumentando o tráfego de seu perfil.
  4. Informar! O Twitter passa a ser uma extensão do seu blog ou canal de conteúdo, ideal para compartilhar novidades, alertar os seus seguidores sobre informações erradas, responder na hora tirando proveito da possibilidade de falar em tempo real.
  5. Grande meio de divulgar ofertas, promoções especiais e benefícios exclusivos, que podem atrair seus seguidores a seus canais de vendas os torná-los clientes em potencial.

Analisando os itens acima citados, e sabendo que o Twitter continua umas das cinco redes sociais mais acessadas do Brasil, com grande parte desse acesso através de aparelhos mobile, você realmente acha que essa ferramenta perdeu a relevância para sua empresa? Esses fatos ligam o sinal vermelho e mostram que sua empresa não deve se prender ou depender de apenas uma rede social. Diversifique e intensifique suas ações para não ficar pelo caminho. O Twitter continua sendo uma ótima ferramenta para sua empresa!

1 Comentário

  1. André Luiz Ribeiro disse:

    Quando comecei a ler a matéria, queria entender melhor sobre a real utilização do Twitter no mercado, resultado após ler foi muito gratificante e orientador, parabéns Cipullo.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!