faceboook

O que você vai aprender em um curso de edição de vídeos?

O vídeo é uma das mídias mais importantes e atrai cada vez mais profissionais na web. Veja porque um curso de edição de vídeos pode ser o que você (...)

Autor: Redação Impacta

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:

O mundo é digital! Comunicação pessoal e corporativa, notícias, comércio, transações bancárias e uma fonte imensurável de informações estão na web. Nesse cenário, uma mídia que ganha cada vez mais espaço é o vídeo.

O mercado audiovisual cresce a cada ano e, para o profissional capacitado na edição de vídeos, não faltam trabalhos. Se você tem interesse nessa área, é hora de procurar um curso de edição de vídeo.

Para acompanhar o fluxo intenso de informação na internet, as pessoas tornaram-se imediatistas, ou seja, querem o conteúdo no momento em que acessam qualquer dispositivo. Por isso, o vídeo é a mídia que mais agrada: em poucos minutos ou segundos, é possível transmitir uma mensagem de extrema qualidade.

É só pensar na popularidade alcançada pelo canal YouTube e a frequência com que os vídeos aparecem nas redes sociais.

Quantos vídeos você vê em um simples rolar de tela de sua timeline do Facebook? Desses, quantos despertam seu interesse? Quantos você compartilha?

Os números para o mercado de vídeos online impressionam: a previsão é de que, em 2019, os vídeos representem 80% de todo o tráfego mundial da internet, segundo relatório da Cisco Systems, companhia especializada em redes digitais.

Nos Estados Unidos, esse alcance sobe para 85%.

Hoje, o YouTube tem mais de 1 bilhão de usuários, o que equivale a um terço do total de pessoas na internet. Não há dúvidas do sucesso alcançado por essa mídia e do importante papel do editor de vídeos nesse processo.

O que você vai aprender em um curso de Edição de vídeos

Carreira de edição de vídeos

Quem se interessa por edição de vídeos pode apostar sem medo na carreira. Tanto para situações caseiras quanto voltado para as estratégias de marketing de empresas, marcas e produtos, o vídeo é a mídia que mais atrai quem vive conectado, seja pelo smartphone, tablet ou notebook.

No vídeo, é possível contar uma história, eternizar momentos, transmitir um curso online (campo educacional) e até promover uma marca ou produto (marketing).

Porém, unir som e imagem criando uma mensagem agradável ao público não é tarefa das mais simples. É preciso saber usar a tecnologia e ter talento para cativar e prender a atenção do espectador.

É necessário saber o tempo exato de inserir uma música, um efeito especial ou ainda cortar ou acrescentar uma cena. É como um trabalho artesanal: lapidar a gravação bruta para transformá-la em uma sequência de cenas bem elaborada.

Um editor de vídeo consegue tocar o sentimento do público, transformando uma simples cena em um momento único. Não é, portanto, somente utilizar as tecnologias disponíveis. É uma produção artística, em que o olhar do editor é indispensável para capturar o interesse do público.

O editor de vídeo é aquele que sabe valorizar cada detalhe para compor uma produção de qualidade.

Treinamento

Quem gosta desse ramo consegue se tornar um profissional com um portfólio invejável realizando um curso de edição de vídeo, que ensina como dominar os principais softwares dessa área.

É só escolher um curso de qualidade e, é claro, se dedicar bastante. O mercado audiovisual é uma porta de sucesso, por isso, não é exagero dizer que o editor de vídeo é uma profissão em ascensão.

Se você já se sente bem à vontade produzindo e editando vídeos no próprio celular, saiba que é possível se capacitar nessa área, realizando o treinamento adequado.

Você estará apto para trabalhar com:

  • Animações;
  • Títulos e legendas;
  • Efeitos especiais e movimentos;
  • Roteiros;
  • Trilhas sonoras; e
  • outras técnicas e ferramentas.

Em se tratando de tecnologia, a ideia é estar sempre atualizado. Você já imaginou que pode transformar o seu hobby em uma profissão?

Premiere Pro e After Effects são os principais softwares de edição de vídeo no mercado

Softwares de edição de vídeo

Na edição de vídeo, dois programas da família Adobe são as principais referências: o Premiere Pro e o After Effects. Com eles, o profissional tem à disposição diferentes técnicas para planejar, desenvolver e finalizar um trabalho de edição de vídeo.

Conheça abaixo as principais características de cada um dos programas:

O Premiere Pro, dentre suas várias funções, oferece ferramentas para decupar a gravação em cenas, permitindo ao profissional montar a história na sequência que preferir. Com o programa, é possível realizar tanto a edição das imagens quanto a edição do áudio.

Já o After Effects é mais utilizado na fase de pós-produção, momento em que o projeto já foi decupado, pois oferece uma série de ferramentas que fazem os ajustes finais no trabalho. Com ele, é possível inserir diferentes efeitos especiais e visuais, como a criação de espaços 3D, de forma bastante rápida.

Os dois programas agilizam muito todo o processo de edição de vídeo e podem ser utilizados de forma integrada.

Mercado bastante promissor

Mas será que dá para viver somente com o trabalho de edição de vídeos? Sim, o mercado audiovisual é bastante promissor. É a mídia mais utilizada pelo marketing das empresas — e não somente para fazer aquela propaganda explícita (“compre o produto x”), mas também como uma ferramenta atraente e sutil de divulgar uma marca. É uma mídia lucrativa e de grande alcance.

O editor de vídeo tem as habilidades profissionais para trabalhar em uma agência de publicidade, produtora e portais de notícias da web — e ainda pode atuar de forma independente, como freelancer.

É um profissional que consegue produzir vídeos institucionais para empresas, documentários, reportagens ou atender pessoas físicas, editando vídeos de momentos especiais, como casamentos, festas, eventos e viagens.

Destaque profissional

Há muitos editores de vídeo amadores no mercado, mas você só vai crescer e se destacar se escolher um curso de edição de vídeo de qualidade e tiver a disciplina de estar sempre atualizado nessa área.

Além de treinamento para aprender a utilizar os softwares de edição de vídeos, uma dica bacana para quem está interessado nesse ramo é sempre assistir a muitos vídeos, seja na web, televisão e até nos filmes no cinema.

Com um curso de edição de vídeos, você terá a chance de se inserir nesse mercado, conseguindo uma vaga de estágio na área e outras oportunidades profissionais. Saiba que você não precisa se limitar às produções voltadas para a web, pode também trabalhar com filmes e outros produtos multimídia, impulsionando de vez o seu talento!

Gostou das dicas do nosso post? Aproveite para assinar nossa newsletter e receber nosso conteúdo em primeira mão!

4 Comentários

  1. Lisa disse:

    Qual o nome certo do curso faz edição de vídeo

  2. Marcos Garcia disse:

    curso perfeito principalmente nas partes voltadas para as ferramentas de edição. Parabéns!

  3. Márcia Silva disse:

    Ótimo artigo, preciso muito dominar essa ferramenta.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!