faceboook

O que são Squads? Entenda o Modelo de Organização

SQUADS são Equipes Multidisciplinares em um Modelo de Organização que vem se Popularizando nas Empresas Inovadoras. Entenda o que é e Como Funciona (...)

Autor: Redação Impacta

O modelo organizacional Squad tem se tornado uma tendência no mundo das organizações, mas muita gente que está se preparando para o mercado de trabalho ainda não sabe do que se trata.

Pensando nisso, elaboramos este post para falar sobre o que são squads e demais assuntos pertinentes ao tema. Boa leitura! 

O que é SQUAD?

Squad é um termo proveniente do inglês, que significa “esquadrão” ou “pelotão”, e quando aplicado à gestão organizacional se refere a um método específico de atuação. Neste modelo, os profissionais atuam a partir de equipes multidisciplinares autogeridas com até dez participantes, as quais atuam em prol de um único objetivo ou projeto em comum. 

Sendo assim, o termo “squads” se refere às equipes multidisciplinares, enquanto Squad se refere ao nome do modelo. 

O Spotify é considerado o responsável pelo desenvolvimento e disseminação do Squad, visto que a partir do momento que a empresa adotou este modelo organizacional e o aperfeiçoou, o seu valor de mercado subiu significativamente, o que despertou o interesse de diversas outras empresas pelo método. 

Por atuar através de uma equipe multidisciplinar autogerida, o Squad proporciona um maior dinamismo entre os participantes e, consequentemente, uma maior agilidade, qualidade e lucratividade para a empresa como um todo. 

Como funciona o modelo?

Agora que você já sabe o que são squads, é hora de conhecer mais sobre o seu funcionamento. 

Os modelos organizacionais tradicionais dividem as atividades da empresa em departamentos ou setores hierarquizados, acarretando em uma maior burocracia, morosidade e fragmentação. 

Já o modelo organizacional Squad surgiu como uma forma de superar os limites encontrados nos modelos convencionais. 

Nesse sentido, a estruturação do Squad funciona da seguinte maneira: cada squad ou equipe é constituída por profissionais das mais diversas áreas, os quais conjuntamente elaboram um projeto que atenda a algum objetivo estratégico do negócio. 

É importante destacar que cada grupo possui plena autonomia para planejar o projeto, contudo também deve estabelecer os indicadores necessários para monitorar o andamento das atividades e avaliar os resultados finais. Assim é possível dosar a autonomia ofertada aos squads. 

Apesar de a equipe ser autogerida, isso não significa que não haja uma liderança responsável por mediar as ideias, bem como eventuais conflitos que possam surgir, e garantir que todos os participantes estejam colaborando de forma equivalente. 

Outro ponto sobre as equipes no modelo de SQUADS é que elas não ficam isoladas entre si, ou seja, mantêm contato através de chapters. 

O que são “Chapters”?

Chapter é uma segunda divisão dentro dos squads, a qual conecta profissionais de uma mesma área. Por exemplo, colaboradores da área financeira se comunicam entre si por meio de fóruns, mesmo que não pertençam a um mesmo squad. 

Dessa forma, é possível ter uma visão geral do que está ocorrendo dentro da empresa. 

Além do squad e do chapter, também há a tribe e o guild.

Enquanto o primeiro é um grupo de pessoas que se unem para adquirir conhecimento sobre um determinado assunto, o segundo se refere à combinação de squads que possuem um mesmo objetivo, a fim de que não haja desperdício de tempo na realização de uma mesma tarefa. 

Como implementar SQUAD na empresa?

Saber o que são squads parece fácil até o momento que você precisa implementar no cotidiano da empresa. 

Sendo assim, o primeiro passo para implementar um novo modelo organizacional é levantar dados tanto sobre o Squad e a experiência das empresas que já aplicam este método, quanto a respeito das especificidades do negócio, como clima e cultura organizacional, por exemplo. 

Após o levantamento realizado, será possível averiguar a possibilidade ou não de implementar o modelo e qual a estratégia de transição. Vale destacar que, como cada squad é autogerido, é necessário profissionais altamente qualificados em sua especialidade, mas que também saibam trabalhar em grupo, sejam pró-ativos e comunicativos. 

Caso a empresa ainda não tenha as condições necessárias para implementar um novo modelo organizacional, por meio dos dados levantados será possível averiguar os impedimentos e elaborar estratégias para superá-los, de modo que futuramente venha a tornar-se possível a transição. 

Para que a transição seja bem-sucedida, é importante que todos os colaboradores participem do processo de deliberação desde o início. Assim, eles aceitarão com muito mais facilidade a grande transformação que ocorrerá na empresa e poderão assimilar com calma os detalhes durante o processo.

Outro ponto importante é que, antes de começar a implementar o Squad, os colaboradores devem receber uma capacitação para compreenderem a fundo como funciona o modelo organizacional proposto. Desse modo, eles estarão mais bem preparados para construírem grupos autogeridos. 

Sendo assim, é fundamental que a empresa proporcione toda informação, conhecimento e suporte necessário para que os colaboradores possam naturalmente implementar o novo modelo organizacional, mas sem interferir na liberdade dos próprios colaboradores formarem grupos multidisciplinares com até 10 pessoas, determinarem o seu próprio líder e realizarem a execução e  gestão do projeto

Quais as vantagens?

Agora que você já sabe o que são squads, seu funcionamento e a forma de implementar, veja a seguir as principais vantagens que este modelo organizacional proporciona para a empresa. 

 

  • Agilidade

 

Como o Squad proporciona uma maior autonomia, dinamismo e troca de informações entre os participantes, é possível obter uma maior agilidade dentro de todo o processo. 

 

  • Engajamento

 

Por vezes, ao focar na execução de uma única função, o trabalho em si pode tornar-se desmotivador. 

Entretanto quando o profissional tem a oportunidade de participar de todas as etapas de criação de um mesmo projeto e trocar experiências com outros profissionais, a experiência se torna muito mais atrativa, provocando um maior engajamento dos colaboradores. 

 

  • Produtividade

 

Com maior agilidade nas atividades e engajamento entre os participantes, consequentemente, a produtividade também aumenta, o que acarretará em um maior faturamento para a empresa. 

Concluindo…

Como você pôde perceber, o modelo organizacional Squad é uma tendência que já está apresentando bons resultados para as empresas e certamente qualquer estudante que almeja integrar uma organização renomada deve manter-se por dentro do assunto. 

Sendo assim, agora que você já sabe basicamente o que são squads, que tal estudar mais sobre a área de gestão e negócios com o Guia de Empreendedorismo e Inovação

Até a próxima e bons estudos!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!