O que são Squads? Entenda o Modelo de Organização
SQUADS são Equipes Multidisciplinares em um Modelo de Organização que vem se Popularizando nas Empresas Inovadoras. Entenda o que é e Como Funciona (...)
Autor: Redação Impacta
O modelo organizacional Squad tem se tornado uma tendência no mundo das organizações, mas muita gente que está se preparando para o mercado de trabalho ainda não sabe do que se trata.
Pensando nisso, elaboramos este post para falar sobre o que são squads e demais assuntos pertinentes ao tema. Boa leitura!
O que é SQUAD?
Squad é um termo proveniente do inglês, que significa “esquadrão” ou “pelotão”, e quando aplicado à gestão organizacional se refere a um método específico de atuação. Neste modelo, os profissionais atuam a partir de equipes multidisciplinares autogeridas com até dez participantes, as quais atuam em prol de um único objetivo ou projeto em comum.
Sendo assim, o termo “squads” se refere às equipes multidisciplinares, enquanto Squad se refere ao nome do modelo.
O Spotify é considerado o responsável pelo desenvolvimento e disseminação do Squad, visto que a partir do momento que a empresa adotou este modelo organizacional e o aperfeiçoou, o seu valor de mercado subiu significativamente, o que despertou o interesse de diversas outras empresas pelo método.
Por atuar através de uma equipe multidisciplinar autogerida, o Squad proporciona um maior dinamismo entre os participantes e, consequentemente, uma maior agilidade, qualidade e lucratividade para a empresa como um todo.
Como funciona o modelo?
Agora que você já sabe o que são squads, é hora de conhecer mais sobre o seu funcionamento.
Os modelos organizacionais tradicionais dividem as atividades da empresa em departamentos ou setores hierarquizados, acarretando em uma maior burocracia, morosidade e fragmentação.
Já o modelo organizacional Squad surgiu como uma forma de superar os limites encontrados nos modelos convencionais.
Nesse sentido, a estruturação do Squad funciona da seguinte maneira: cada squad ou equipe é constituída por profissionais das mais diversas áreas, os quais conjuntamente elaboram um projeto que atenda a algum objetivo estratégico do negócio.
É importante destacar que cada grupo possui plena autonomia para planejar o projeto, contudo também deve estabelecer os indicadores necessários para monitorar o andamento das atividades e avaliar os resultados finais. Assim é possível dosar a autonomia ofertada aos squads.
Apesar de a equipe ser autogerida, isso não significa que não haja uma liderança responsável por mediar as ideias, bem como eventuais conflitos que possam surgir, e garantir que todos os participantes estejam colaborando de forma equivalente.
Outro ponto sobre as equipes no modelo de SQUADS é que elas não ficam isoladas entre si, ou seja, mantêm contato através de chapters.
O que são “Chapters”?
Chapter é uma segunda divisão dentro dos squads, a qual conecta profissionais de uma mesma área. Por exemplo, colaboradores da área financeira se comunicam entre si por meio de fóruns, mesmo que não pertençam a um mesmo squad.
Dessa forma, é possível ter uma visão geral do que está ocorrendo dentro da empresa.
Além do squad e do chapter, também há a tribe e o guild.
Enquanto o primeiro é um grupo de pessoas que se unem para adquirir conhecimento sobre um determinado assunto, o segundo se refere à combinação de squads que possuem um mesmo objetivo, a fim de que não haja desperdício de tempo na realização de uma mesma tarefa.
Como implementar SQUAD na empresa?
Saber o que são squads parece fácil até o momento que você precisa implementar no cotidiano da empresa.
Sendo assim, o primeiro passo para implementar um novo modelo organizacional é levantar dados tanto sobre o Squad e a experiência das empresas que já aplicam este método, quanto a respeito das especificidades do negócio, como clima e cultura organizacional, por exemplo.
Após o levantamento realizado, será possível averiguar a possibilidade ou não de implementar o modelo e qual a estratégia de transição. Vale destacar que, como cada squad é autogerido, é necessário profissionais altamente qualificados em sua especialidade, mas que também saibam trabalhar em grupo, sejam pró-ativos e comunicativos.
Caso a empresa ainda não tenha as condições necessárias para implementar um novo modelo organizacional, por meio dos dados levantados será possível averiguar os impedimentos e elaborar estratégias para superá-los, de modo que futuramente venha a tornar-se possível a transição.
Para que a transição seja bem-sucedida, é importante que todos os colaboradores participem do processo de deliberação desde o início. Assim, eles aceitarão com muito mais facilidade a grande transformação que ocorrerá na empresa e poderão assimilar com calma os detalhes durante o processo.
Outro ponto importante é que, antes de começar a implementar o Squad, os colaboradores devem receber uma capacitação para compreenderem a fundo como funciona o modelo organizacional proposto. Desse modo, eles estarão mais bem preparados para construírem grupos autogeridos.
Sendo assim, é fundamental que a empresa proporcione toda informação, conhecimento e suporte necessário para que os colaboradores possam naturalmente implementar o novo modelo organizacional, mas sem interferir na liberdade dos próprios colaboradores formarem grupos multidisciplinares com até 10 pessoas, determinarem o seu próprio líder e realizarem a execução e gestão do projeto.
Quais as vantagens?
Agora que você já sabe o que são squads, seu funcionamento e a forma de implementar, veja a seguir as principais vantagens que este modelo organizacional proporciona para a empresa.
Agilidade
Como o Squad proporciona uma maior autonomia, dinamismo e troca de informações entre os participantes, é possível obter uma maior agilidade dentro de todo o processo.
Engajamento
Por vezes, ao focar na execução de uma única função, o trabalho em si pode tornar-se desmotivador.
Entretanto quando o profissional tem a oportunidade de participar de todas as etapas de criação de um mesmo projeto e trocar experiências com outros profissionais, a experiência se torna muito mais atrativa, provocando um maior engajamento dos colaboradores.
Produtividade
Com maior agilidade nas atividades e engajamento entre os participantes, consequentemente, a produtividade também aumenta, o que acarretará em um maior faturamento para a empresa.
Concluindo…
Como você pôde perceber, o modelo organizacional Squad é uma tendência que já está apresentando bons resultados para as empresas e certamente qualquer estudante que almeja integrar uma organização renomada deve manter-se por dentro do assunto.
Sendo assim, agora que você já sabe basicamente o que são squads, que tal estudar mais sobre a área de gestão e negócios com o Guia de Empreendedorismo e Inovação?
Até a próxima e bons estudos!
Deixe o seu comentário!