O que é a linguagem R? Entenda sua importância!

A Linguagem R é uma ferramenta com o objetivo de facilitar análises estatísticas, cálculos e manipulações gráficas em muitos campos do conhecimento.(...)

Autor: Redação Impacta

O sucesso da linguagem R representa uma demanda cada vez maior por análises de dados. Em vista disso, a tecnologia se torna mais poderosa a cada dia e deve continuar a crescer, justamente pelas oportunidades e facilidades que proporciona aos profissionais da área.
Atualmente, conseguir estudar dados e gerar rápidas visualizações é indispensável para as decisões de negócio. Nesse sentido, o R também é imprescindível. 
Dominar essa linguagem e saber bem o motivo de sua importância é praticamente obrigatório para quem deseja crescer no mercado e aprofundar seu conhecimento sobre as novas soluções disponíveis. 
Quer saber mais? Acompanhe os tópicos deste post e descubra!

   O que é a linguagem R?

O R é uma tecnologia estatística criada por Ross Ihaka e Robert Gentleman para suprir uma deficiência de ferramentas gratuitas e simples para análises da área. Os criadores eram professores que desejavam facilitar a vida de seus alunos — e, assim, criaram um dos padrões mais usados atualmente para diversos fins em diferentes segmentos. 
Justamente por possibilitar análises estatísticas, cálculos e manipulações gráficas, a linguagem R já é usada em diversos campos do conhecimento, seja para fins acadêmicos, seja para o mercado. O objetivo dos fundadores era desenvolver algo que fosse baseado em scripts, ou rápidos pedaços de códigos, e que não apresentasse grandes dificuldades para quem não é programador.
É muito similar à tecnologia S, desenvolvida no Bell Laboratories pela equipe de John Chambers. É uma extensão do S, mas ganhou uma proporção maior com o tempo, devido às suas novas finalidades. Há uma série de pacotes que ajudam a tornar o R mais específico, dependendo do objetivo, tornando a linguagem muito versátil e poderosa para uso técnico. 
Em termos estatísticos, ela permite análise de correlações, testes t-student, agrupamento, clustering, bem como criação de gráficos, tais como histogramas, de barras, árvores, grafos, de linha e curvas de densidade. Ou seja, é uma grande quantidade de possibilidades para visualizar informações e extrair insights inteligentes para ações. 
Inicialmente, os códigos eram criados em linhas de comando, contudo, com o tempo, softwares IDEs (sistemas com interfaces gráficas que facilitam a codificação) foram desenvolvidos. 

   Por que aprender a linguagem R? 

Nos próximos tópicos, vamos entender por que o R é tão importante e por que se destaca entre as linguagens de programação. Confira!

  • Dá suporte ao Big Data (visualização de dados)

Big Data é o termo para descrever a quantidade imensa de dados que são produzidos atualmente e disseminados com o apoio da internet. 
Eles são gerados em alta velocidade, em uma grande variedade de formatos e de forma estruturada ou não, ou seja, são dados mais complexos e requerem tecnologias específicas. O R se destaca como uma das principais soluções a fim de lidar com esse desafio.
Concorrendo diretamente com outra linguagem muito famosa, a Python, o R é uma ótima ferramenta para o Big Data, pois possibilita o estudo desses dados, em busca de valor, com a identificação de correlações, padrões e tendências.
Além disso, como já falamos, é possível rapidamente gerar inúmeras maneiras de visualizar as informações em formas de gráficos e relatórios estruturados, o que facilita a compreensão e o compartilhamento dessas informações. 

  • Oferece ferramentas para Inteligência Artificial

Da mesma forma, a linguagem oferece suporte à Inteligência Artificial e suas ramificações: o Machine Learning (aprendizado de máquina) e o Deep Learning (aprendizado profundo), cujos sistemas dependem de uma grande quantidade de informações para alimentação e treinamento.
O R é fundamental para analisar os dados e manipulá-los antes do processo de alimentação de um algoritmo desse tipo, de modo a otimizar os resultados.  
Se esses sistemas são capazes de predizer o futuro e identificar riscos ou oportunidades, existe uma série de bons recursos para R que ajudam a aumentar a precisão dessas predições, o que contribui com os resultados e com a qualidade das escolhas das companhias. 

  • É gratuito

Outra vantagem que deve ser considerada: o R é uma solução gratuita e de código aberto. Ou seja, qualquer programador pode ajudar a melhorar a ferramenta, o que a torna ainda mais robusta, madura e segura.
Além disso, não há custos para começar com a tecnologia nem para obter resultados rápidos para uma empresa. Assim, o retorno é extremamente benéfico, com um índice de lucro positivo.

  • Tem uma comunidade

Com cerca de 2 milhões de usuários, a comunidade do R é outro ponto a favor do poder desse padrão de programação. A comunidade de uma linguagem é muito importante para quem está começando a aprender, pois consiste em um grupo de pessoas que ajudam a solucionar os principais problemas, compartilhando dicas e eliminando possíveis dúvidas.
Da mesma forma, é muito útil para quem já é experiente também, com a solução de questões mais complexas e específicas. Quanto maior a comunidade, mais ajuda há disponível e, portanto, melhor é o aprendizado. 

  • Gera muitas oportunidades

Por conta do seu sucesso e do suporte a ferramentas de Data Science e análise de dados, a linguagem R apresenta uma grande demanda no mercado.
Dessa maneira, está sendo altamente requisitada ultimamente, gerando muitas vagas e oportunidades de emprego para quem deseja crescer no mercado e alcançar independência profissional. Dominando o R, as possibilidades são inúmeras para os profissionais.  

  • Promove uma integração com outras ferramentas

Além disso, a linguagem apresenta uma forte capacidade de integração com outras soluções comuns para programadores, como: 

  • o GitHub, uma plataforma para comunicação e desenvolvimento de software de maneira organizada entre equipes;
  • a própria Python e outras como Java e C, o que permite interação entre códigos dessas linguagens;
  • Excel, para exportar e importar dados sobre gráficos e tabelas, respectivamente;
  • ferramentas para criação de relatórios, como o LaTeX, que já permite adicionar os gráficos automaticamente a um documento de texto.

O R é uma tecnologia poderosa e extremamente versátil, já que a extensão dos pacotes permite diversas possibilidades. Seu uso para análise de dados é bem conhecido, por ser uma das principais soluções desse mercado.
Assim, dominar a linguagem R é crucial para obter sucesso na carreira de tecnologia e alcançar ofertas mais interessantes de emprego. Investir em importantes certificações e cursos de programação também ajuda na preparação para essas vagas. Para isso, é necessário procurar uma instituição que preze pela qualidade do ensino e seja referência no assunto.
Gostou de aprender sobre essa ferramenta? Então deixe seu comentário nos contando se o conteúdo foi relevante para você ou caso tenha ficado alguma dúvida!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!