faceboook

O papel da inteligência artificial no futuro da educação

Leia o artigo e descubra como a IA está sendo utilizada na educação como uma tecnologia disruptiva que está inovando o ensino

Autor: Redação Impacta

À medida que a nova geração de crianças cresce com a tecnologia ao seu alcance, vivemos em um mundo onde a internet é sua principal fonte de informação, educação e entretenimento. 

Pesquisas recentes apontam que crianças com idade entre oito e 12 anos passam quase cinco horas por dia olhando para telas, enquanto os adolescentes passam quase sete horas por dia em frente à tela – e isso sem contar o tempo que passam fazendo trabalhos escolares.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir o conteúdo!

As horas gastas aprendendo com quadros-negros em salas de aula físicas também diminuíram significativamente desde o início da pandemia de COVID-19, com as restrições sociais e bloqueios que se seguiram.

Conforme a tecnologia e a sociedade continuam evoluindo, a forma como aprendemos também continuará mudando, tanto para crianças quanto para adultos. Continue a leitura a seguir e saiba mais sobre o assunto!

Qual o papel da inteligência artificial na educação?

O crescimento do setor educacional é uma boa notícia, pois a IA pode, em última análise, reduzir a carga sobre os professores em todo o mundo.

No entanto, alguns educadores temem que, no futuro, a tecnologia possa substituir completamente o papel do professor. Felizmente, não parece haver riscos de substituição por robôs tão cedo. Embora os programas de IA possam ensinar alfabetização ou matemática aos alunos, a transmissão mais complexa de habilidades sociais e emocionais permanecerá sob domínio humano. 

Como a inteligência artificial é usada atualmente na educação?

A forma como a tecnologia é usada nas salas de aula mudou significativamente em resposta ao COVID-19. Em vez de ensinar para muitos alunos, o isolamento forçou muitos educadores em todo o mundo a ensinar remotamente, de suas casas.

O uso da IA ​​na educação traz muitos benefícios para alunos e professores, como por exemplo: 

  • Os recursos de aprendizagem podem ser acessados ​​de qualquer lugar, a qualquer momento
  • Tarefas tediosas e demoradas, como manutenção de registros ou avaliação de testes de múltipla escolha, podem ser concluídas por meio da automação de IA
  • As perguntas mais frequentes podem ser respondidas por meio de chatbots
  • Tutores de IA e chatbots podem estar disponíveis para responder a perguntas a qualquer momento
  • O aprendizado pode ser personalizado e adaptado às metas e habilidades de cada aluno por meio de programas personalizados

Leia também: IA na Publicidade: como a tecnologia personaliza a publicidade e como isso afeta a privacidade dos usuários?

Como a IA mudará o mercado educacional?

O Fórum Econômico Mundial estima que, até 2025, uma grande proporção de empresas terá adotado a tecnologia. Há um incentivo para os governos e instituições educacionais se concentrarem em aumentar rapidamente a educação e as habilidades relacionadas, com foco em STEM e habilidades interpessoais não cognitivas para atender à necessidade iminente. 

Os avanços na tecnologia causarão grandes interrupções na força de trabalho, já que a automação pode substituir até 50% dos empregos existentes, por isso os alunos precisarão dominar as duas facetas a seguir desse novo mundo quando se formarem:

  • Saber utilizar a tecnologia em constante mudança, como a IA, a seu favor
  • Compreender como trabalhar com outras pessoas em uma equipe para resolver problemas de forma eficaz

A preparação dos alunos para trabalhar com IA no futuro pode começar cedo. Como muitas crianças já se sentem à vontade com a tecnologia digital antes de entrarem na escola, é essencial ensiná-las as habilidades necessárias para prosperar em um local de trabalho digital. A força de trabalho do futuro tem sua base no agora.

A Impacta está pronta para te ajudar. Ao fazer nossos cursos em tecnologia, você entenderá a IA e aprenderá como ela pode ser melhor implementada no mercado de trabalho. Expanda seu conhecimento neste setor disruptivo e transformador! Conheça os nossos cursos aqui.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!