faceboook

Nomes de classes e uso de Domínio Inverso

Para facilitar as organizações das classes, elas foram organizadas em "pacotes", já que elas poderão ser utilizadas sem dependência ou quantas vezes (...)

Autor: Redação Impacta

Por Rita Cury,
Com o objetivo de facilitar a reutilização de classes devemos organizá-las em pacotes (packages). Assim, estas classes poderão ser usadas sem qualquer dependência e quantas vezes forem necessárias. 
Para garantirmos que não haverá conflitos entre classes e pacotes, a Sun especificou uma convenção de nomenclatura de pacotes, conhecida como domínio inverso
Vamos considerar que em uma empresa chamada Xpto S.A., foi criada uma classe Funcionário e a mesma foi salva no pacote recursos humanos. O nome da classe acima é Funcionário e seu nome totalmente qualificado é recursoshumanos.Funcionario.
Chamamos de nome totalmente qualificado de uma classe, o seu nome, antecedido do(s) pacote(s) onde está contida. Suponhamos ainda que a empresa Xpto S.A. vai utilizar certo framework que auxilia em regras de negócios para recursos humanos. Este framework foi fabricado pela empresa ABC S.A. 
Quais as chances deste framework, também possuir uma classe com o nome totalmente qualificado de recursoshumanos.Funcionario? Sim, isto provavelmente acontecerá e vai gerar conflito entre as classes Funcionarioda Xpto e da ABC. 
Se o domínio da Xpto S.A. for xpto.com.br então o nome totalmente qualificado da classe Funcionario será br.com.xpto.recursoshumanos.Funcionario:
E o nome totalmente qualificado da classe Funcionario da ABC seria:
E se o domínio da ABC S.A. forabc.com.br, o nome totalmente qualificado da classe Funcionario neste caso será br.com.abc.recursoshumanos.Funcionario:
É neste ponto que entra o benefício do uso de domínio inverso para nomear os pacotes, pois desta forma será garantido que as classes jamais terão conflitos com relação à seus nomes.
Curtiu o post? Deixe seu comentário nos contando se o conteúdo foi relevante para você ou caso tenha ficado alguma dúvida!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!